Coraline (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coraline
Coraline (filme)
"Tem cuidado com o que desejas",
diz o cartaz do filme
No Brasil Coraline e o Mundo Secreto
Em Portugal Coraline e a Porta Secreta
 Estados Unidos
2009 •  cor •  100 min 
Género aventura
fantasia
Direção Henry Selick
Produção Laika
Roteiro Henry Selick
Baseado em Coraline, de Neil Gaiman
Elenco Dakota Fanning
Teri Hatcher
Jennifer Saunders
Dawn French
Keith David
John Hodgman
Robert Bailey Jr.
Ian McShane
Distribuição Focus Features
Idioma inglês
Orçamento US$ 60 milhões[1]
Receita US$ 124,6 milhões[1]

Coraline (bra: Coraline e o Mundo Secreto[2]; prt: Coraline e a Porta Secreta[3]) é um filme de animação stop-motion estadunidense de 2009, do gênero fantasia, escrito por Henry Selick e baseado no livro de mesmo nome do Neil Gaiman.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Coraline Jones tem que se adaptar à vida nos apartamentos do Palácio Rosa, uma antiga casa em Ashland, Oregon, depois de se mudar de Pontiac, Michigan. Seus pais que ficam em casa, Charlie e Mel, têm que trabalhar e ignorá-la. Ela cruza com um gato preto e Wyborne (ou "Wybie"), neto da senhoria, que lhe deixa um sósia de boneca de pano. Ele leva Coraline a uma pequena porta com uma parede de tijolos atrás dela. Naquela noite, um rato saltitante leva Coraline de volta à porta, agora um portal que leva ao Outro Mundo, um universo alternativo onde os sósias de olhos de botão de seus pais a esbanjam de comida e atenção.

Ao acordar, Coraline voltou ao mundo real. Wybie conta como sua tia-avó desapareceu. Coraline conhece os outros moradores do Palácio Rosa: no andar de cima, o Incrível Bobinsky, um excêntrico síndico russo que virou ginasta e dono de um circo de ratos; e no andar de baixo, as artistas burlescas aposentadas April Spink e Miriam Forcible. Forcible e Spink (que lê folhas de chá para Coraline) a alertam sobre o Outro Mundo.


Coraline volta no entanto propositalmente atraindo os ratos saltadores com queijo e vê que seu Outro Pai tem um jardim maravilhoso. O Outro Wybie, que é mudo, a acompanha para ver os ratos de circo dançantes do Outro Bobinsky. Quando Coraline retorna novamente ao Outro Mundo, desta vez durante o dia, o gato diz a ela que pode atravessar os dois mundos. Ela assiste a apresentação de Spink e Forcible. Depois, a Outra Mãe se oferece para deixá-la ficar permanentemente se ela tiver botões costurados sobre seus olhos, o que horroriza Coraline. Ela tenta desesperadamente adormecer e mesmo depois de acordar permanece no Outro Mundo. Quando ela tenta escapar de volta pela porta de seu mundo, a Outra Mãe se transforma em uma forma aracnídea e a aprisiona, jogando-a em um espelho que leva a um quarto escuro.


Lá, três crianças fantasmas, incluindo a tia-avó de Wybie, contam a Coraline como a Beldam (a Outra Mãe) usou os bonecos de pano para espioná-los. Depois de costurar botões sobre os olhos, Beldam devorou suas almas. Coraline pode libertá-los recuperando as essências de suas almas, presas nos "olhos" das crianças fantasmas. Depois de prometer ajudá-los, o Outro Wybie a ajuda a voltar para casa.


A Beldam sequestrou seus pais, forçando Coraline a retornar ao Outro Mundo com uma ponteira ouija da Sra. Spink. O gato sugere que Coraline proponha um jogo: se ela conseguir encontrar seus pais e os três "olhos", a Beldam os deixará todos livres; caso contrário, Coraline finalmente aceitará a oferta de Beldam. À medida que Coraline encontra cada "olho", partes do Outro Mundo ficam sem vida à medida que toda a dimensão se desintegra gradualmente. Durante a busca, Coraline encontra as roupas que o Outro Wybie estava usando em um mastro de bandeira, dando a entender que a Beldam o matou por ajudá-la a escapar antes


Beldam assumiu sua forma final. O fantasma da tia-avó de Wybie avisa que Beldam não vai honrar sua barganha. Coraline a engana para abrir a porta para o mundo real, alegando que os pais de Coraline estão por trás disso. Coraline joga o gato nela e pega o globo de neve com seus pais presos, e o gato arranca os olhos de Beldam. Como último recurso, Beldam cria uma teia de aranha gigante no chão. Coraline escapa por pouco pela porta, decepando a mão de Beldam.

O globo de neve em casa é quebrado e Coraline reencontra seus pais. Eles não se lembram da provação, mas tendo terminado sua escrita, eles são agradáveis para Coraline. Sua mãe compra as luvas que ela sempre quis e eles planejam uma festa no jardim. Naquela noite, os fantasmas libertos avisam Coraline que o Beldam está tentando pegar a chave da pequena porta. Quando Coraline vai até o poço para se livrar dele, a mão decepada de Beldam a ataca, tentando puxá-la de volta para a pequena porta da casa. Wybie vem em socorro e destrói a mão com uma grande pedra, para que eles possam finalmente se livrar da chave. No dia seguinte, todos os moradores dos apartamentos do Palácio Rosa vêm para a festa. Wybie traz sua avó, para que Coraline possa revelar o destino de sua irmã desaparecida.

Elenco (vozes)[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Coraline chegou a faturar mais de 16 milhões de dólares no fim de semana de estreia[4] e foi indicado ao Oscar de melhor filme de animação.

O filme foi por parte da crítica especializada. Com o Tomatometer de 90% em base de 269 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Com a sua vívida animação stop motion combinada com história imaginativa de Neil Gaiman, Coraline é um filme visualmente deslumbrante e maravilhosamente divertido". Por parte da audiência do site, teve 73% de aprovação.[5]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Categoria Resultado
Oscar 2010 Melhor filme de animação Indicado[6]
Golden Globe 2010 Melhor filme de animação Indicado[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Coraline». Box Office Mojo. Consultado em 11 de agosto de 2009 
  2. a b «Coraline e o Mundo Secreto». Brasil: CinePlayers. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  3. «Coraline e a Porta Secreta». Portugal: CineCartaz. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  4. «Moviegoers into 'Into You'». The Hollywood Reporter. 8 de fevereiro de 2009. Consultado em 8 de junho de 2009. Arquivado do original em 11 de fevereiro de 2009 
  5. «Coraline» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 23 de junho de 2021 
  6. «82.º Oscar - 2010». CinePlayers. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
  7. «67.º Globo de Ouro - 2010». CinePlayers. Consultado em 13 de janeiro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]