Corinthians Steamrollers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras acepções de Corinthians, veja Corinthians (desambiguação).
Corinthians Steamrollers
Nome Corinthians Steamrollers
Fundação 2006
Estádio Estádio Alfredo Schürig
Capacidade 18.000
Localização São Paulo, São Paulo SP, Brasil Brasil
Presidente Ricardo Trigo
Treinador(a) Lee Golden Wells HC

Felipe Neves ( DF ) Lee Golden Wells ( OC )

Patrocinador(a) Kickball
Competição Campeonato Paulista de Futebol Americano
CBFA BFA
Website http://www.steamrollersfa.com.br [1]

O Corinthians Steamrollers é um time de futebol americano da cidade de São Paulo e faz parte das equipes amadoras do Sport Club Corinthians Paulista. Teve, entre seus jogadores, o ator Alexandre Frota.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

A Equipe surgiu em 2004 em Diadema, quando dois amigos inspirados num jogo de futebol americano para videogame, começam a adquirir interesse pelo esporte, acompanhando vários campeonatos e equipes, surgindo então a ideia de montarem um time. Com mais alguns amigos, eles montam uma equipe apenas para diversão, quando começam a aparecer mais interessados, e eles começam a disputar em 2005 jogos amistosos no ABC contra outras equipes.

Em 2006 finalmente acontece o primeiro jogo oficial, pelo Campeonato Paulista no Torneio Liga Flag.Em 2007 chega a equipe o "Coach" Neto, e a equipe se sagra campeã da Divisão Sul do campeonato paulista com 100% de aproveitamento.

No dia 15 de maio de 2008, devido ao sucesso obtido em tão pouco tempo, a Associação Esportiva Steamrollers firma uma parceria com o Sport Club Corinthians Paulista e o time passa a se chamar Corinthians Steamrollers ("Rolos Compressores"). Na temporada de 2008 os técnicos Basílio Neto e Fábio Marin Jr, através de Cauê Martins, Paulo Santos e outros, fizeram a equipe terminar invicta, com a melhor defesa e melhor saldo de pontos do campeonato, mas foi eliminada nas finais.

Na temporada de 2009 o ritmo do time não diminuiu, o elenco foi aprimorado por Fábio Marin Jr, promovido a técnico principal, tendo dessa vez o melhor ataque da competição e o melhor saldo de pontos. Foi a única equipe a chegar invicta as finais, perdendo após um jogo atípico. Ao final de 2009 a equipe recebeu os equipamentos vindos dos Estados Unidos e passou a jogar conforme as regras dos campeonatos americanos. A transição foi liderada pelos diretores Ricardo Trigo e Susy Nomura e o técnico Fábio Marin Jr. Entre 2006 e 2009 a equipe sofreu apenas 4 derrotas.

Em 2010 participou do Trófeu Cataratas, em Foz do Iguaçu, vencendo o time local Black Sharks de virada e levantando a taça. Em seu primeiro Campeonato Paulista termina na segunda posição, superando outros times com mais experiência na modalidade. No segundo semestre de 2010 contou com o reforço de KC Frost, Quarterback americano que havia se mudado para o Brasil para passar um tempo com a namorada. A equipe participou do Campeonato Brasileiro sendo campeã de sua divisão. Nas finais foi eliminado pelo time que viria a ser o campeão.

Com KC Frost liderando o ataque, Em 3 de julho de 2011, conquista seu primeiro Campeonato Paulista de Futebol Americano vencendo a final sobre o São Paulo Spartans pelo placar de 44 x 21. A equipe mais uma vez teve a melhor defesa da competição e o melhor saldo de pontos.

O ano de 2011 foi fechado com mais um título, desta vez nacional. Os Steamrollers venceram o Vila Velha Tritões pelo placar de 41 a 3, no Ibirapuera, em São Paulo, ficando com o título do Torneio Touchdown.

Em 2012 o time repete a campanha vitoriosa e, em 15 de dezembro de 2012, conquista invicto o bi-campeonato do Torneio Touchdown, vencendo a equipe do Vasco Patriotas pelo placar de 31 a 12.

Em 2014 foi o primeiro clube brasileiro de futebol americano a vencer um torneio internacional, o Corinthians venceu 1º Torneio Guerreros de Los Andes, organizado pela UIDFAL, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de dezembro 2014, na cidade de Callao no Peru. Além do Corinthians Steamrollers do Brasil, paticiparam as equipes Aguilas do Peru, um selecionado méxicano e as equipes Yaks e Titanes da Colômbia. O Corinthians Steamrollers foi campeão invicto do 1º Torneio “Guerrero de los Andes”.[3]

No primeiro dia de confronto, o time alvinegro entrou em campo para enfrentar os Titanes da Colombia, e saiu vencedor pelo placar de 24x0. Os pontuadores foram os jogadores Johnny Santos, Jefferson Almeida, Ival Maziero, Flavio Luz e João Mattos.

No segundo jogo, o time alvinegro venceu os donos da casa, os Aguilas, por 28x0. Johnny Santos, Rubens Monterrubio(2), e Jefferson Almeida marcaram um touchdown em cada quarto do jogo. Ramon Vedugo garantiu uma conversão de dois pontos e João Mattos converteu três extra points.

Na terceira partida, o time do Parque São Jorge venceu o 3º jogo por 26x0 em cima dos colombianos do Yaks.

No último confronto, O Corinthians Steamrollers saiu invicto do Torneio Guerrero de los Andes, ao vencer o selecionado mexicano por 7 a 0. O touchdown da final foi marcado por Jeff Almeida, em corrida de 18 jardas, com extra-point de João Mattos.

Em 2015 a equipe se restrutura dentro e fora do campo, passando por um processo de renovação.  Expande também suas categorias, com o flag masculino, flag feminino, sub 19 e futebol americano feminino.

Em 2015 a equipe sagrou-se Vice-campeã Paulista na modalidade FLAG Masculino, e foi quarta colocada no Campeonato Feminino Full Pads LIFEFA.

Em 2016 a equipe feminina novamente conseguiu a quarta posição no Campeonato Feminino Full Pads LIFEFA.

Em 2017 a equipe chegou a final da SPLF, e foi vice-campeão, em jogo contra a Lusa Lions.

Títulos[editar | editar código-fonte]

INTERNACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Torneio Guerrero de Los Andes 1 2014
NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Torneio Touchdown 2 2011 e 2012
ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paulista 4 2011, 2012, 2013 e 2014
Flag FEFASP 2 2014 e 2016

Campeão Invicto

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]



Referências

  1. Lancenet.com.br (26 de setembro de 2010). «Na estreia de Frota, Corinthians é derrotado no futebol americano». Consultado em 10 de março de 2013 
  2. globoesporte.com (9 de março de 2013). «Quase cinquentão, Alexandre Frota inicia despedida do futebol americano». Consultado em 10 de março de 2013 
  3. Alberto lotito (9 de dezembro de 2014). «Corinthians Steamrollers vence torneio internacional». Sports Now TV. Consultado em 8 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 28 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.