Culinária dos Bálcãs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mapa topográfico dos Bálcãs.

A culinária dos Bálcãs corresponde aos costumes comuns dos estados, regiões e povos localizados geograficamente na Península Balcânica. É caracterizada pelo emprego de uma grande variedade de diferentes ingredientes que tornaram os Bálcãs uma região com grande variedade de receitas culinárias. Parte da população, pelo fato de ser uma península rodeada pelo mar Mediterrâneo e o mar Negro, utiliza predominantemente peixes em sua culinária. Na culinária da população do interior, predominam as carnes e os vegetais procedentes da agricultura, desenvolvida em um clima temperado. A culinária dos Bálcãs possui uma mistura de influências oriundas dos países do leste europeu e de certas culinárias mediterrâneas.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Parte dos países e regiões que se encontram nos Bálcãs tem contato e sofrem a influência da culinária mediterrânea e, por isso, alguns dos ingredientes são oriundos dela. O costume de comer mezzes (similar a um aperitivo) é comum na maioria destes países. Também é comum o uso de produtos lácteos como ingredientes de alguns pratos como o popular kaymak.

Culinárias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]