Cultura de Yangshao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ding, feito pela Cultura Yangshao.
Ânfora cordial Yangshao, fase Banpo, 4800 a.C., Shaanxi.

A cultura de Yangshao (em chinês 仰韶文化, em pinyin Yǎngsháo wénhuà) foi uma cultura do Neolítico que se estendia ao longo do trecho central do rio Amarelo na China, no período do quinto milênio a.C. ao 3000 a.C.

O nome da cultura procede do primeiro sítio arqueológico representativo, descoberto em 1921 em Yangshao, uma povoação da província de Henan. A cultura floresceu nomeadamente nas províncias de Henan, Shaanxi e Shanxi.

O povo de Yangshao cultivava milho de maneira extensa; alguns povoados cultivavam trigo ou arroz. Domesticaram animais como o cão e o porco, além de ovelhas, cabras e vacas, mas a maioria do consumo de carne provinha da caça e a pesca. Também praticavam um tipo primitivo de sericultura.

Os utensílios de pedra eram polidos e mostram uma grande especialização. A cultura é muito conhecida pela sua cerâmica pintada. Os artesãos criavam uma cerâmica pintada a branco, vermelho e preto, com desenhos de animais ou rostos humanos, ou desenhos geométricos. Ao contrário da posterior cultura de Longshan, a cultura de Yangshao não conhecia o torno de oleiro.

As escavações mostraram que as crianças eram enterradas em jarrões de cerâmica pintada.

O sitio arqueológico da localidade de Banpo, perto de Xian, é um das jazidas melhor conhecidos desta cultura.

Estrutura social[editar | editar código-fonte]

Escavações mostram que a líder da comunidade era do sexo feminino e, segundo acadêmicos, isso caracteriza um matriarcado [1] .

Fases[editar | editar código-fonte]

Entre as numerosas fases justapostas da cultura Yangshao, as mais importantes (categorizadas de acordo às diferenças na sua olaria) são:

  • fase Banpo, 4800 a 4200 a.C., planície central
  • fase Miaodigou, 4000 a 3000 a.C., sucessora da fase Banpo
  • fase Majiayao, 3300 a 2000 a.C., em Gansu (Qinghai)
  • fase Banshan, 2700 a 2300 a.C., sucessora da fase Majiayao
  • fase Machang, 2400 a 2000 a.C.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]