Dalto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dalto
Informação geral
Nome completo Dalto Roberto Medeiros
Nascimento 22 de junho de 1949 (74 anos)
Origem Niterói, RJ
País  Brasil
Gênero(s) MPB
Ocupação(ões) compositor, cantor, músico
Instrumento(s) Violão
Período em atividade 1974 - atualmente
Gravadora(s) Top Tape, Odeon, EMI-Odeon, 3M, EMI, Casa Jorge Discos
Afiliação(ões) Eduardo Souto Neto, Roupa Nova, Beto Guedes, Marina Lima, Preta Gil, Daniela Mercury
Página oficial http://www.daltomusica.com.br/

Dalto Roberto Medeiros (Niterói, 22 de junho de 1949), artisticamente conhecido como Dalto, é um cantor e compositor brasileiro.

Biografia

No início da década de 1970, Dalto atua como vocalista do grupo niteroiense de rock "Os Lobos", com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora "Top Tape". Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico. Em 1974, lança-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon. O sucesso, contudo, só apareceria mesmo nos anos 80, mais precisamente em 1981, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção Bem-te-vi, em parceria com Cláudio Rabello mas gravada e interpretada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias.

No ano seguinte, já como intérprete, obteria o seu maior sucesso de sua carreira: Muito Estranho, lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon. Também em 1982, compõe "Leão ferido", em parceria com Byafra, que a interpretou.

No segundo disco “Pessoa”, a música com esse nome, uma das primeiras a ter um arranjo direcionado e com execução totalmente eletrônica, e as músicas “Espelhos D’Água” e “Anjo”, asseguraram sua posição na música brasileira tanto como compositor quanto como cantor.

A música "Anjo", composta em parceria com Cláudio Rabello e Renato Correa, foi regravada em 1983 pelo grupo Roupa Nova e tornou-se um grande sucesso. "Espelhos D'Água" ficou conhecida na voz de Patrícia Marx. E a música "Pessoa" também em parceria com Cláudio Rabello foi sucesso cantada por Marina Lima, em 1993, sendo trilha sonora da novela "Fera Ferida", da rede Globo.

Após alguns anos longe da mídia, grava o álbum "Guru", cujas músicas principais são a faixa-título e "Quase não dá para ser feliz". Em 2000, grava "Cachorro fujão", pelo selo "Casa Jorge Discos".

Um dos últimos trabalhos de Dalto foi a canção "Faça um Pedido", que fez parte da trilha sonora da novela "Viver a Vida".

Discografia

  • 1974Flash back (Compacto)
  • 1982Muito estranho
  • 1983Pessoa
  • 1984Dalto
  • 1985Kama Sutra
  • 1988Um coração em mil
  • 1994Guru
  • 2000Cachorro fujão

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.