Demônio de Jersey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
O Demônio de Jersey no Philadelphia Evening Bulletin em Janeiro de 1909.

O Demônio de Jersey é uma criatura ou críptido que habita a floresta de Pine Barrens, ao sul de Nova Jersey, EUA. A criatura é descrita como um bípede voador com patas, mas existem muitas variações. O Demônio de Jersey se transformou em uma cultura pop na área, tanto que, em homenagem, deram esse nome a um time de hóquei da NHL (New Jersey Devils).

Lendas[editar | editar código-fonte]

Existem várias lendas sobre sua origem. As primeiras datam ao folclore dos índios nativos. As tribos chamavam a área ao redor de Pine Barrens de "Popuessing", que significa "lugar do dragão". Exploradores suecos depois chamaram a região de "Drake Kill", "drake" sendo a palavra sueca para dragão, e "kill" significando canal ou braço do mar (rio, riacho, etc.). Mas a lenda mais conhecida é de que, em 1735, uma senhora de sobrenome Leeds, que tinha 12 filhos, descobriu que estava grávida de seu 13º filho e disse: "Que este seja amaldiçoado!". Então o bebê teria nascido com cabeça de cavalo, asas de morcego e patas de canguru, teria matado seus pais e depois fugido para a floresta de Pine Barrens.

Descrições[editar | editar código-fonte]

Popularmente, se diz que esta suposta criatura seria um demônio; e seu nome se deve pelo fato das primeiras informações sobre suas aparições remontarem à floresta de Pine Barrens, em Nova Jersey.

À criatura, se atribuem popularmente alguns raptos e desaparições humanas. As supostas testemunhas que informam encontros com esta criatura, afirmam que é uma criatura com cabeça de cavalo, erguida em duas patas, com uma altura de aproximadamente 1,80 metros, coberta de pelos, com asas parecidas com um morcego e com patas como cangurus. Devido às características que atribuem as supostas testemunhas, as pessoas que creem em sua existência afirmam que é um mamífero e que, segundo as descrições, é muito parecido a algumas criaturas mitológicas, como os minotauros.

Apesar das descrições variarem, existem alguns aspectos em comum, como seu longo pescoço, asas e patas. A criatura às vezes é vista como uma cabeça e cauda parecida como de um cavalo. São reputadas variações de altura de três pés a mais de sete pés. Vários avistamentos reportam que a criatura tem olhos vermelhos e brilhantes que podem paralisar um ser humano, e que emite um grito parecido com uma mulher, que é muito alto.

Na ficção[editar | editar código-fonte]

Em um episódio, o Cake Boss Carlos Baker fez uma réplica do Diabo de New Jersey. Durante o episódio aconteceram fatos estranhos e o bolo é assombrado. Fazer uma cópia dele pode ser muito perigoso.

Em um episódio de Arquivo X intitulado "O demônio de Jersey",a criatura foi retratada como sendo o mesmo que Pé-grande, mas na verdade uma família de hominídeos selvagens.

O demônio de Jersey também apareceu em um episódio de Jake Long - O Dragão Ocidental como um cavalo com cabeça de águia, cauda de leão e olhos vermelhos, que se alimentava de gnomos e elfos e aparecia a cada 300 anos.

Um episódio de The Real Adventures of Jonny Quest envolve uma visita a Nova Jersey para investigar o Demônio.

A criatura apareceu ainda nas edições 5 a 7 da revista em quadrinhos norte-americana Marvel Knights: 4 (junho a agosto de 2004), publicadas no Brasil pela Panini em Marvel Apresenta 19. Aqui, o Demônio de Jersey é na verdade um grupo de extraterrestres que vêm para a Terra pouco antes do inverno para caçar.

No jogo para Nintendo DS Castlevania: Order of Ecclesia, o Demônio de Jersey é um inimigo encontrado em uma das fases, e uma das sidequests consiste em fotografar a criatura.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (EN) The Jersey Devil, de James F. McCloy e Ray Miller, Jr., Middle Atlantic Press. ISBN 0-912608-11-0
  • (EN) Tales of the Jersey Devil, de Geoffrey Girard, Middle Atlantic Press. ISBN 0-9754419-2-2
  • (EN) A Natural History of Trees of Eastern and Central North America, de Donald Culross Peattie, pp. 20 – 23.
  • (EN) The Tracker, de Tom Brown, Jr.