Demografia da Suíça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os diferentes idiomas suíços

A Suíça se encontra no cruzamento de diversas das principais culturas européias, que influenciaram profundamente as línguas e práticas culturais do país.

Há quatro línguas oficiais: o alemão no norte e no centro (64% da população), o francês a oeste (19%), o italiano ao sul (8%) e por fim o romanche, uma língua românica falada por uma pequena minoria (<1%) no cantão dos Grisões.

O alemão aí falado é predominantemente um dialeto suíço conhecido como Suíço-alemão (Schwyzerdütsch), mas os jornais e alguns programas de televisão usam o Alto-alemão. Muitos suíços falam mais de uma língua e estrangeiros, residentes ou trabalhadores temporários, somam aproximadamente 20% da população.

A maior religião, praticada por 43% dos suíços, é o catolicismo romano, seguido por diversas crenças protestantes (35%). A imigração estabeleceu o islamismo (4%) e a ortodoxia (2%) como minorias religiosas dignas de nota. Os demais pertencem a minorias muito pequenas ou não pratica religião alguma. A estabilidade e prosperidade da Suíça, combinada com a população linguística e religiosamente diversa, levam alguns a descrever o país como um Estado consociacional.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.