Dennis Wilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Dennis Carl Wilson
Informação geral
Nome completo Dennis Carl Wilson
Nascimento 4 de dezembro de 1944
Origem Inglewood (Califórnia)
País  Estados Unidos
Data de morte 28 de dezembro de 1983 (39 anos)
Gênero(s) Pop rock
Rock clássico
Surf music
Soul
Instrumento(s) Baterista
Vocalista
Outras ocupações Compositor
Surfista
Gravadora(s) Caribou / Sony Music
Capitol Records
Brother Records
Reprise Records
Afiliação(ões) The Beach Boys

Dennis Carl Wilson (Inglewood (Califórnia), 4 de dezembro de 1944Marina del Rey, condado de Los Angeles, 28 de dezembro de 1983) foi um músico e compositor americano, conhecido principalmente por ter sido um dos fundadores e baterista da banda de rock The Beach Boys, da qual foi membro até à sua morte, por afogamento, em 1983.

Dennis era irmão de Brian e Carl Wilson, igualmente membros dos Beach Boys e diz-se que era o único verdadeiro surfista da banda.

Carreira a solo[editar | editar código-fonte]

Dennis Wilson & Rumbo[editar | editar código-fonte]

Single pouco conhecido, publicado em 1969, o primeiro trabalho a solo de Dennis. Faixas:

  • Sound of Free
  • Lady, também conhecido como Fallin' In Love; foi posteriormente gravada pelos American Spring

Pacific Ocean Blue[editar | editar código-fonte]

Único álbum a solo de Dennis, lançado em 1977. Entre outros, teve como colaboradores Gregg Jakobson e Daryl Dragon, o capitão dos Captain & Tennille. O álbum chegou à 96ª posição dos mais vendidos nos Estados Unidos e vendeu cerca de 300 000 exemplares, sensivelmente o mesmo que o álbum dos The Beach Boys do mesmo ano, Love You. Chegou a estar marcada uma digressão, que foi cancelada à última hora, possivelmente devido a políticas internas dos Beach Boys, mas Dennis tocou algumas das suas músicas a solo em alguns concertos dos Beach Boys.[1] Apesar do próprio Dennis dizer que o álbum "não tinha substância",[2] ele foi bem recebido pela crítica e continua a ser objecto de culto de alguns fãs. O álbum esteve esgotado durante muito tempo e foi muito difícil de obter durante mais de uma década, mas foi reeditado em Junho de 2008.[3]

Bambu[editar | editar código-fonte]

Este trabalho não chegou a ser publicado, devido a dificuldades de financiamento e de conciliação com os projectos dos Beach Boys que decorriam simultaneamente. As canções "Love Surrounds Me" and "Baby Blue" foram incluídas no álbum de 1979 L.A. (Light Album) dos Beach Boys.

Referências

  1. (em inglês) Dennis Wilson solo recordings. Local Gentry. Página visitada em 2009-12-05. Cópia arquivada em 2009-12-05.
  2. (em inglês) Leaf, David. Dennis Wilson Interview, 1977. Dan Addington.com. Página visitada em 2009-12-05. Cópia arquivada em 2009-12-05.
  3. (em inglês) Wilson's 'Ocean' Set For Expanded Reissue. Billboard.com. Página visitada em 2009-12-05. Cópia arquivada em 2009-12-05.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «329942068». A tradução não está completa.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um baterista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.