Densímetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
um densímetro

Densímetro é um aparato que tem por objetivo medir a massa específica (também chamada densidade) de líquidos[1] . O densímetro foi inventado por Hipátia, grande matemática e filósofa neoplatônica[2] .

Uma das utilidades do densímetro é inferir propriedades dos líquidos através da inspeção de sua massa específica, principalmente quando os líquidos são misturas de substâncias. Nestes casos é possível inferir se a composição da mistura é a esperada ou não a partir do valor esperado para a massa específica da mistura.

Concepção[editar | editar código-fonte]

Existem várias maneiras de conceber este aparato, sendo que em uma das formas mais comuns se apresenta como um tubo de vidro longo fechado em ambas as extremidades. Este tubo é mais largo em sua parte inferior e possui uma gradação na parte mais estreita.

Todo o aparato deve ser imerso em um recipiente cheio do líquido do qual se deseja conhecer a massa específica até que ele possa flutuar livremente. A leitura é realizada observando em que marca da gradação fica posicionada a superfície do líquido.

Princípio físico[editar | editar código-fonte]

O densímetro faz uso do princípio do empuxo descoberto por Arquimedes. O empuxo é a força que provoca a flutuação dos corpos nos líquidos, sendo proporcional a densidade ρ, ao volume do corpo V e a aceleração da gravidade g dado pela relação:

I = \rho V g

Por causa desta relação de proporcionalidade é posssível descobrir a densidade dado que a aceleração da gravidade é conhecida e constante, o volume do densímetro também é conhecido e constante assim como a força de empuxo que na flutuação iguala a força peso.

Nomes comerciais[editar | editar código-fonte]

Dependendo da aplicação dada ao densímetro ele pode possuir outros nomes. É conhecido como alcoolômetro quando é destinado a medir o teor de álcool em uma solução de água e álcool[3] . Também é conhecido como lactômetro ou galactômetro quando se destina a medir a densidade do leite[4] .

Análise de combustíveis[editar | editar código-fonte]

No Brasil os densímetros são instalados em bombas de combustível para que o consumidor possa averiguar a qualidade do mesmo. Em geral são utilizados para verificar se a quantidade de água no álcool hidratado está dentro das especificações[5] [6] . A solução de álcool hidratado deve conter 5% de água, mas pode ser facilmente adulterada adicionando mais água pois o etanol é facilmente miscível com a água.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências