Despe e Siga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Despe e Siga
Informação geral
País  Portugal
Gênero(s) ska
Período em atividade 1994-2000
Integrantes
Luís Varatojo
João San Payo
Nuno Rafael
Sérgio Nascimento
Marco Franco

Despe e Siga é uma banda portuguesa, que foi criada como uma espécie de alter-ego da banda Peste & Sida, pelos mesmos membros desta banda [1] . Um dos seus maiores sucessos foi 'Festa' de 1994.

História[editar | editar código-fonte]

No início da década de 90, os membros Luís Varatojo, João San-Payo, Fernando Raposo e Nuno Rafael dos Peste & Sida fizeram as primeiras aparições sob o nome Despe e Siga. O conceito era tocar versões de bandas conhecidas, como os The Pogues ou os Madness, e cantá-las em português[1] . Em 1992, entraram para a banda os reforços João Cardoso (teclas) e Marco Franco (bateria), que um ano mais tarde dava o lugar a Sérgio.

O primeiro disco, "Despe e Siga", chegou às lojas em 1994, e incluía versões que a banda costumava tocar em bares, como "Festa" (versão do original dos The Pogues, "Fiesta"), "Bué de Baldas" (inspirado em "Baggy Trousers" dos Madness") e "Bule Bule" (versão para "Woolie Buly" já dos tempos dos Peste & Sida)[1] . O disco contava com participações dos músicos convidados Gui (saxofone), dos Xutos & Pontapés, e Sandra Baptista (acordeão), dos Sitiados [2] .

A participação no disco "Espanta Espíritos", ocorreu no ano seguinte, com o tema "Família Virtual", onde entra o fadista Alcindo de Carvalho[1] .


Em 1996, sai João San-Payo e entra Ricardo Aires (baixo) e chega às lojas o álbum "Os Primos". O tema "Tou bom" contou com a ajuda de Sérgio Godinho[1] . Em 1998, os Despe e Siga foram um dos grupos convidados para o disco "Ao Vivo na Antena 3" [3] , onde gravaram dois temas no auditório da RDP.

O terceiro disco, "99.9", editado em 1999, é feito na totalidade por originais. Foi produzido por Mário Barreiros e reúne temas como "Manual do Gelo", "Rádio Ska" e "Lunamóvel".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Colectâneas[editar | editar código-fonte]

Vídeos[editar | editar código-fonte]

  • Ao Vivo 95
  • Os Primos

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

.

Referências[editar | editar código-fonte]


Flag of Portugal.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.