Discussão:Terra/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Penso que - futuramente - deveriamos referir a outros significados de "terra" no começo deste artigo, mas deixar o planeta como artigo principal. --Ovídio 21:20, 14 Mai 2004 (UTC)

mudança para melhor entendimento de texto

"A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário que possui vida, na forma como a reconhecemos." para "A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário que possui vida da forma a qual conhecemos."

O primeiro texto ficaria com o sentido de que nós só reconhecemos como "vida" a vida da maneira como tem na Terra, e que não poderia existir vida de outras maneiras, porém a ciencia considera que a terra é o unico lugar que existe vida da maneira como conhecemos e não da outra maneira.

- Penso que a frase ficou dúbia. Primeiro, por que a ciência não afirma que a Terra seja o único planeta com vida, quer na forma que conhecemos, quer em outra forma. O que é fato é que não sabemos de nenhum outro planeta com vida. Por não sabermos se existem outros planetas com vida, é que estamos investigando o espaço atrás de planetas que possam abrigar vida (exoplanetas), e estamos investigando o espaço em busca de sinais de inteligência (projeto SETI). Outra coisa, não conhecemos nenhuma outra forma de vida, senão a que existe neste planeta - vida baseada em carbono -. É relevante colocar "na forma como a reconhecemos"? Cesar Grossmann (discussão) 13h48min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Outros significados

Eu acho que seria mais interessante criar uma página de desambiguação como nos outros artigos pela WikiPedia que possuem mais de um significado, entretanto, eu concordo que a página que Terra é indicada seja apontada primeiramente ao planeta (raramente se procura por terra não procurando o planeta). --KalEl 18:36, 3 Ago 2004 (UTC)

planetas do sistemas solares

Tenho conhecimento de mais dois planetas no nosso sistema solar porem não tenho conhecimento dos nomes pois acho que não foi dado nomes a estes planetas

O artigo é ótimo

--Asil

O nome provisório do Décimo Planeta é XENA, e tem um bom artigo sobre o seu achamento em http://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/hst_xena_20060410.html

Saudações, Guilherme. isso e insuportaval

Inverno e Verão

Na última parte do artigo, fala-se sobre a duração do dia no inverno e no verão. Acho que seria conveniente apontar se se está falando do inverno e verão no hemisfério sul, ou no hemisfério norte, já que no hemisfério norte estas estações estão defasadas em relação ao hemisfério sul (inverno em um hemisfério corresponde a verão no outro). O trecho a que me refiro é o seguinte:

Como a velocidade da Terra é maior quando ela está mais próxima do Sol (2 de Janeiro) e menor quando ela está mais distante (4 de Julho), o número de graus extra necessários é maior no Inverno do que no Verão. Ou seja, os dias solares são mais compridos no Inverno. No Inverno, o dia solar é superior a 24 horas (o dia médio solar) e, no verão, inferior a 24 horas.

Outra coisa, o artigo fala de dia solar, e um dia solar médio, mas não define o que vem a ser um ou outro.

Sobre os outros planetas do sistema solar, um deles é Sedna, e o outro tem um nome astronômico de 2003 UB313, e é chamado carinhosamente de Xena pelos astrônomos (e o satélite que foi identificado também tem o apelido de Gabrielle).

Removi imagem gigantesca (13Mb?!)

Viva,

Removi a imagem Rotating_Earth.gif deste artigo, pois nao tenho software aqui para poder edita-la e reduzir o tamanho. Se alguem puder dar-se ao trabalho...

Cheers, --lbruno

Obrigada pela colaboração. Reverti a sua edição porque na verdade o tamanho (bytes) da imagem não tem influência no tamanho (bytes) do artigo. Não tem importância se a imagem está no artigo ou não, pois é um ficheiro independente, localizado nesta página. Cumprimentos! PatríciaR discussão 16:50, 6 Janeiro 2007 (UTC)

Imagem da órbita.

Vocês tem certeza que aquela imagem está correta? A terra tem uma trajetória em forma de elipse em torno do sol, ou é circular a nossa órbita?

Até onde eu sabia, o que define as estações do ano é a inclinação do eixo da terra.

Por exemplo, quando é verão no hemisfério norte, o eixo imaginário no polo norte, está inclinado para o lado do sol, deixando a superfífie relativamente mais próxima ao sol, e também tendo uma área bem maior de incidência de raios solores.

O que no inverno ocorre ao contrário, e da mesma forma no hesmisfério sul.

Então, se o que eu sei é realmente isso, aquela figura de rotação em torno do sol, está incorreta! PODE SER QUE ESTEJA!!!

Abaixo um link com uma imagem traçando as órbitas em torno do sol. Nenhuma se parece com da figura. http://solarsystem.nasa.gov/multimedia/gallery/vis_orb.jpg


[ ]'s,

ZiroCool 22:15, 19 Janeiro 2007 (UTC)

A imagem da órbita da Terra está completamente errada. Há uma discussão muito interessante sobre a verdadeira forma da órbita terrestre em [1]. O resumo de tudo é que se a órbita da Terra fosse assim excêntrica, então o tamanho aparente do Sol mudaria muito, o que não acontece, e que a órbita é praticamente indistinguível de um círculo.

Este assunto parece de menor importância, mas já caiu na OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia, neste ano de 2007. Cesar Grossmann 13:54, 11 Maio 2007 (UTC)

De facto, como se pode ler no início da página, a órbita é quase circular variando o raio apenas entre 0,983 e 1,017 UA. O que se passa é que a excentricidade da órbita, que é quase circular, está muito exagerada, por razões de ordem estética e para frisar essa mesma excentricidade. Acrescentei um esclarecimento na descrição da figura. Tó campos 14:07, 11 Maio 2007 (UTC)

Qual é os significados dos nomes dos planetas do sistema solar?

Mercúrio,Vênus,Terra,Marte,Júpiter,Saturno,Urano,Netuno e Plutão... Qual os siginificados destes nomes?


Os nomes dos planetas são nomes de deuses romanos. Mas estes nomes foram substituidos pelos romanos a partir do nome dos deuses gregos. E pensa-se que os nomes dados pelos gregos, na Grécia Antiga, foram também inspirados pelos nomes de deuses que lhes deram os antigos Sumérios e que a tradição passou depois aos povos da Babilónia, aos Assírios. aos Hititas e aos Fenícios:

Mercúrio - deus do conhecimento ou da comunicação
Vénus - deusa do amor
Marte - deus da guerra
Júpiter - o deus supremo, senhor do céu
Saturno - deus das colheitas e da agricultura

Os ocidentais, decidiram depois dar nomes de deuses romanos aos novos planetas que descobriram:
Urano (em 1781) - o deus que personificava o céu
Neptuno (em 1846) - deus dos oceanos
1930 Plutão (em 1930) - deus do mundo inferior, soberano dos mortosTó campos 17:13, 13 Março 2007 (UTC)

Outras línguas

Esta página não apontará para seus correspondentes em outras línguas??
Khullah 23:12, 8 Abril 2007 (UTC)

Seria mais confortável?

Acho que seria melhor colocar essa predefinição!

ASEditorOlá gente - 2P

Problemas de formatação

A tabela à direita do artigo, com os dados físicos do planeta, está com problemas de formatação.

Correção

Desculpem, eu sou novo no Wikipédia, mas o certo não seria: A Terra é um planeta do Sistema Solar" do que: "A terra é o planeta do Sistema Solar"?--200.180.127.178 (discussão) 17h23min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)

Já está alterado. Carlos MSG 18h49min de 9 de Novembro de 2008 (UTC)

Fontes

Alguém que tenha conhecimento técnico sobre o assunto consegue traduzir as referências? Parece que quem as colocou esqueceu-se de traduzir do inglês. RafaAzevedo msg 20h22min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Área

Geografia A área total da Terra é de aproximadamente 510 milhões de km², dos quais 149 milhões são de terras firmes e 361 milhões são de água. As linhas costeiras (litorais) da Terra somam cerca de 356 milhões de km.

Ou seja

Total = 510 milhões Terra = 149 milhões Agua = 361 milhões

Alinhas costeiras seriam 356 milhões ? não seriam 6 milhões ? o comentário precedente não foi assinado por Onjacktallcuca (discussão • contrib.)

Desambiguação

Particurlamente acho que ao se procurar por um nome com vários significados na wiki deve-se cair direto na página de desambiguação. Assim, sugiro mover esta página para Planeta Terra e criar um atalho na página Terra para Terra (desambiguação).

--Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 02h00min de 10 de junho de 2009 (UTC)

Fiz as alterações necessárias. Terra agora aponta para a página de desambiguação.

--Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 19h12min de 11 de junho de 2009 (UTC)

Vou desfazer suas movimentações. Favor aguardar um maior consenso antes de proceder a semelhante alteração, obviamente não há qualquer sentido em "Planeta Terra", nenhum outro planeta recebe o mesmo tratamento em seu título. RafaAzevedo msg 19h21min de 11 de junho de 2009 (UTC)

O verbete terra costuma vir acompanhado de alguns complementos que especificam seu sentido, a exemplo "terra elétrico", que é sempre usado junto. Mas o termo "terra" sozinho não se refere apenas ao planeta em que vivemos (ver desambiguação), o que justifica uma página de desambiguação como página principal associada a "Terra"!!!! O mesmo acontece com "Massa"! Qual é mais importante para ser a "Massa" no artigo principal: a massa de alimentação ou o conceito físico de massa, isto sem levar em consideração os inúmeros outros artigos associados? Quanto a mais consenso, você tem razão. Vamos assim aguardar!!!!

--Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 22h44min de 11 de junho de 2009 (UTC)

Após ouvir outras posições de um administrador, dou-me por voto vencido, mas de qualquer forma a questão foi levantada! Assim, retiro-me da discussão. Terra e Massa mantidos.

--Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 23h41min de 11 de junho de 2009 (UTC)

Sou a favor da opinião do Lauro: o verbete Terra deve apontar para a página de desambiguação. Entretanto, se formos seguir o exemplo dos demais planetas o verbete que se refere ao planeta Terra deveria ser Terra (planeta), assim como: Mercúrio (planeta), Vênus (planeta), Marte (planeta), Júpiter (planeta), Saturno (planeta), Urano (planeta), Netuno (planeta). Ou seja, o único que não segue este padrão é o planeta Terra. POcca (discussão) 23h20min de 12 de junho de 2009 (UTC)

Correção minúscula

Coloquei o "além de" na frase "mais traços de outros gases incluindo dióxido de carbono e água", porque água não é gás. Nunof (discussão) 16h53min de 23 de setembro de 2009 (UTC)

Até onde eu sei, gás é um estado da matéria (como líquido, vapor e sólido), a água é matéria, e pode aparecer neste estado. Então pode, sim, haver água na forma de gás, e na atmosfera. --Cesar Grossmann (discussão) 18h00min de 23 de setembro de 2009 (UTC)

Hmmm… ok. Aprendi algo. Ainda assim, pergunto: será este o sentido que deve ser dado àquela frase? (Ou seja, que a água, como gás, está na atmosfera?). Ou, ainda, não seria mais adequado "vapor d'água"? Abraços. Nunof (discussão) 18h50min de 23 de setembro de 2009 (UTC)

E para evitar confusões posteriores, troquei água por vapor de água (que tem artigo próprio). -Ramissés DC 02h09min de 24 de setembro de 2009 (UTC)

*AS CARACTERISTICAS DA TERRA*

bom vou falar sobre as caracteristica da Terra ela é pequena rochosa é a unica com seres vivos mais de 70% da superficie é coberta de aguá.Agora sua atmosfera é nitrogenio,oxigênio e gás carbonico.Sua temperatura média é de 15 graus.Seu diamêtro é 12.756 km.Distância do sol é 58 milhões de km.Tempo de rotação é 24 horas.Tempo de translação é de 365 dias e 6 horas.

Idade da Terra

Na frase "O planeta formou-se 4,54 bilhões de anos (mil milhões) atrás, e as primeiras evidências de vida surgiram um bilhão de anos depois" removi o "(mil milhões)" porque, lógicamente, não é o mesmo que 4,54 bilhões certo? Além de que se a terra se tivesse formado a mil milhões de anos, e a vida tivesse aparecido um bilhão de anos depois, a vida tinha aparecido hoje. Pergunto porque estranho ninguem ter dado pelo erro antes.o comentário precedente deveria ter sido assinado por Bernytavares (discussão • contrib.) Heitor diz aí! 02h24min de 17 de maio de 2010 (UTC)