Divergente (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Divergent
Divergente
Autor (es) Veronica Roth
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Assunto Aventura
Distopia
Ficção científica
Ação
Série Divergent
Formato Impresso (capa dura)
Lançamento 3 de maio de 2011
Páginas 496
ISBN ISBN 0-06-202402-7
Edição portuguesa
Tradução Pedro Garcia Rosado
Editora Porto Editora
Lançamento maio de 2012
Páginas 350
ISBN 978-972-0-04381-8
Edição brasileira
Tradução Lucas Peterson
Editora Rocco
Lançamento 10 de novembro de 2012
Páginas 504
ISBN 978-85-7980-131-0
Cronologia
Último
Último
Insurgente (2012)
Próximo
Próximo

Divergente (no original, Divergent) é o primeiro livro da série de mesmo nome escrita pela autora norte-americana Veronica Roth. Foi lançado nos Estados Unidos em 25 de abril de 2011, chegando ao Brasil e Portugal em 2012.[1] [2] Seu segundo livro, Insurgente, foi lançado em 1º de maio de 2012 nos Estados Unidos, enquanto o terceiro, Convergente, foi lançado em 22 de outubro de 2013 e no Brasil o livro Convergente (Allegiant) foi lançado no dia 10 de março de 2014. A série foi comparada à The Hunger Games, da autora Suzanne Collins, e à The Maze Runner, do autor James Dashner, por ambas e tratarem de uma Distopia em um mundo futurístico. A saga tornou-se best-seller do The New York Times, alcançando o primeiro lugar entre os mais vendidos.

Os direitos autorais da obra foram adquiridos pela Summit Entertainment, e o primeiro filme tem data prevista para 17 de abril de 2014.

Sinopse[1] [editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em uma cidade futurista, a sociedade divide-se em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Sinceridade e a Erudição. Aos dezesseis anos, em uma grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é — não pode ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma.

Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e esforça-se para decidir quem são realmente seus amigos — e onde se encaixa em sua nova vida um romance com uma rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia significar sua morte.

Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama… ou destruí-la.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Beatrice "Tris" Prior: Protagonista e narradora, Tris é filha de Andrew e Natalie Prior e tem um irmão mais velho, Caleb. É descrita no livro como uma garota baixa, de cabelo loiro e olhos azuis. Fez parte da Abnegação, mas ao completar 16 anos, opta pela facção da Audácia. Ao longo do livro vai se envolvendo com Quatro/Tobias, ao mesmo tempo em que tenta esconder o fato de ser uma Divergente.
  • Tobias "Quatro" Eaton: Interesse romântico de Tris, Quatro tem 18 anos e ocupa um dos postos mais altos da Audácia, treinando os iniciados com Eric. Anteriormente, pertenceu à Abnegação, mas mudou de facção por causa de seu pai abusivo. É descrito como alto, claro e de olhos azuis.
  • Caleb Prior: Irmão de Tris, assim como ela, pertenceu à Abnegação, mas ao completar 16 anos, escolhe a Erudição. É descrito como alguém de pele de cor clara e olhos verdes.
  • Eric: Líder da Audácia, Eric tem 18 anos. Transferido da Erudição, Eric fez parte da mesma turma de iniciados de Quatro, sendo que ficou em segundo lugar atrás do mesmo, de quem tem inveja. Eric é abusivo e cruel com os iniciados.
  • Jeanine Matthews: É a líder da Erudição; publica artigos contra a Abnegação e quer acabar com os Divergentes. Junta-se com Eric e outros líderes da Audácia para fazer um exército usando os membros da Audácia com o objetivo de derrubar a facção da Abnegação.
  • Christina: Tem 16 anos e pertence a mesma turma de iniciados de Tris, de quem se torna amiga. Ao longo do livro tem um relacionamento com Will, outro iniciado. É transferida da Sinceridade.
  • Peter: Transferido da Audácia, Peter quer ser o primeiro colocado nas provas, fere gravemente Edward, outro transferido quando o mesmo se torna o primeiro. Ao longo do livro junta-se à Molly e Drew contra Tris, ameaçando a mesma, e, inclusive, tenta matá-la, mas é impedido por Quatro.
  • Marcus Eaton: Pai de Quatro, é um dos líderes da Abnegação. É abusivo e agressivo com filho. Sua esposa, Evelyn, foi dada como morta quando Quatro era criança.
  • Natalie Prior: Mãe de Tris e Caleb, Natalie anteriormente pertenceu á Audácia, mas mudou-se para a Abnegação quando tinha 16 anos.
  • Andrew Prior: Pai de Tris e Caleb, um dos líderes da Abnegação, fica ressentido ao ver seu dois filhos mudarem de facção.
  • Tori: É amiga de Tris e faz parte da Audácia, ao longo da série, pede a Tris para manter em segredo o fato de ser uma Divergente.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Adaptação para o cinema[editar | editar código-fonte]

A Summit Entertainment comprou os direitos da trilogia Divergente por US$ 5,5 milhões. Neil Burger foi escolhido como diretor, e o elenco terá Shailene Woodley como a protagonista Tris Prior; Kate Winslet como Jeanine Matthews; Theo James como Quatro/Tobias; Maggie Q como Tori; Ansel Elgort como Caleb Prior; Zoë Kravitz como Christina e Jai Courtney como Eric. As gravações aconteceram em abril de 2013 na cidade de Chicago, onde a trama se passa, e o lançamento do filme, no Brasil, está marcado para 17 de abril de 2014.[3]

Referências

  1. a b Informações sobre a triologia "Divergent" (em português brasileiro). Divergente Brasil (8 de outubro de 2012). Página visitada em 31 de outubro de 2012.
  2. Ficha técnica e sinopse de "Divergente" (em português brasileiro). Editora Rocco. Página visitada em 31 de outubro de 2012.
  3. 'Divergent' Casts Theo James As Four (em inglês). MTV. Página visitada em 15 de março de 2013.