Divergente (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Divergent
Divergente
Autor (es) Veronica Roth
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Género Aventura
Distopia
Ficção científica
Ação
Série Divergent
Arte de capa Joel Tippie
Editora Katherine Tegen Books
Formato Impresso (capa dura)
Lançamento 25 de abril de 2011
Páginas 487
ISBN ISBN 0-06-202402-7
Edição portuguesa
Tradução Pedro Garcia Rosado
Editora Porto Editora
Lançamento maio de 2012
Páginas 352
ISBN 978-972-0-04381-8
Edição brasileira
Tradução Lucas Peterson
Editora Rocco
Lançamento 10 de novembro de 2012
Páginas 504
ISBN 978-85-7980-131-0
Cronologia
Último
Último
Insurgente (2012)
Próximo
Próximo

Divergente (no original, Divergent) é o primeiro livro da série de mesmo nome escrita pela autora norte-americana Veronica Roth.

Foi lançado nos Estados Unidos em 25 de abril de 2011, chegando ao Brasil e Portugal em 2012.[1] [2] Seu segundo livro, Insurgente, foi lançado em 1º de maio de 2012 nos Estados Unidos, enquanto o terceiro, Convergente, foi lançado em 22 de outubro de 2013. A série foi comparada à The Hunger Games da autora Suzanne Collins, e à The Maze Runner, do autor James Dashner, por ambas explorarem temas comuns aos jovens adultos, como a autoridade adulta e a transição da infância à maturidade, assim como motivos mais amplos, como o local da violência e as estruturas sociais dentro de uma sociedade pós-apocalíptica. A saga Divergente tornou-se best-seller do The New York Times, vendendo mais de 20 milhões de exemplares mundialmente, alcançando o primeiro lugar entre os mais vendidos.

Os direitos autorais da saga foram adquiridos pela Summit Entertainment, o primeiro filme estreou dia 17 de abril de 2014. O segundo filme da saga, intitulado A Série Divergente: Insurgente, será lançado em 19 de março de 2015.

Sinopse[1] [editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em uma Chicago futurista, toda a sociedade foi dividida em cinco grupos de pessoas, denominados de facções. Existem cinco facções e cada uma delas dedica-se ao cultivo de uma virtude em especial:

a Abnegação (Altruísmo);

a Amizade (Paz);

a Audácia (Coragem);

a Franqueza (Sinceridade);

a Erudição (Inteligência).

Cada uma das cinco facções trabalham em um setor diferente da cidade, ajudando em sua manutenção.

Todas os habitantes da cidade, quando chegam aos dezesseis anos, são submetidos ao Teste de Aptidão, que lhes ajudará a escolher a facção que melhor corresponde com sua personalidade e verdadeira natureza humana, e em seguida participam da Cerimônia De Escolha, onde os jovens devem decidir a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas - podendo permanecer em sua facção de origem ou abandoná-la para sempre.

Para Beatrice Prior, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é — não podendo ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma, quando decide se transferir da Abnegação (sua facção original) para a facção dos corajosos, a Audácia.

Durante o processo de Iniciação altamente violento e competitivo que se segue, Beatrice Prior muda seu nome para "Tris" e esforça-se para decidir quem são realmente seus amigos — e onde se encaixa em sua nova vida. Tris conhece um rapaz chamado Quatro/Tobias, que é seu Instrutor de Iniciação. Tris acaba revelando fortes sentimentos por ele. Quatro/Tobias é, ao mesmo tempo, um rapaz perturbador e cheio de segredos.

Mas Tris também tem um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia significar sua morte: Ela é uma Divergente - apresenta aptidão para mais de uma facção. Isso a torna uma ameaça em potencial, pois aqueles que não se encaixam em apenas uma facção não podem ser manipulados ou persuadidos, ameaçando assim o sistema estabelecido. Portanto, todas as pessoas que apresentam divergência devem ser exterminados.

Ao descobrir um terrível plano da Erudição e da Audácia de dominar o Conselho Governamental da cidade, assumir a liderança das facções e de destruir sua facção de origem, a Abnegação, ela aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama… ou destruí-la. E com isso a Abnegação inteira morre.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história é ambientada na cidade de Chicago, em um período pós-apocalíptico. A sociedade dessa Chicago futurista se divide em cinco facções fundamentadas em virtudes consideradas essenciais para prevenir futuros conflitos e manter a ordem e a paz;

Abnegação para os altruístas; Erudição para os Inteligentes; Audácia para os corajosos, Amizade para os bondosos, Franqueza para os honestos. 

A cada ano, todos os jovens de dezesseis anos de idade são submetidos à um Teste de Aptidão, que irá descrever a facção para a qual cada habitante é mais adequado. Depois de receberem seus resultados, os habitantes devem decidir se irão permanecer em sua facção de origem ou irão transferir-se para uma nova facção.

Com dezesseis anos de idade, Beatrice Prior nasceu em uma família na Abnegação. Ela sente que não pertence a Abnegação, porque não vê a si mesma como naturalmente altruísta. Seu teste de aptidão também mostra isso, indicando um resultado anormal e perigoso - aptidão para três facções diferentes: Abnegação, Erudição e Audácia. Tori Wu, a administradora do teste de Beatrice, avisa ela para nunca compartilhar este fato, uma vez que faz dela uma Divergente - uma ameaça ao sistema social. Antes do Dia da Escolha, ela agoniza sobre a possibilidade de ficar na Abnegação para satisfazer seus pais, ou se deve se transferir para outra facção. No Dia da Escolha, Beatrice decide deixar a Abnegação e juntar-se à Audácia, enquanto seu irmão Caleb Prior escolhe a Erudição. Seu instrutor da Audácia, Quatro, explica que nem todos os iniciandos irão entrar na facção; apenas os dez primeiros permanecerão enquanto o resto será eliminado e se tornarão pessoas sem-facção, à margem da sociedade. Durante sua iniciação na nova facção, Beatrice renomeia-se Tris. Ela faz amizades com outros transferidos - Christina, Albert e Will - enquanto entra em conflito com os outros - Peter, Drew e Molly.

A iniciação é dividida em três etapas. A primeira etapa é a Física - envolve a aprendizagem de como lidar com armas e facas, assim como engarja-se em combate corpo-a-corpo. Apesar de ser fisicamente mais fraca do que a maioria de seus companheiros iniciandos, Tris termina a etapa em sexto lugar. Durante a visita de sua mãe ao complexo da Audácia, Tris percebe que a sua mãe originalmente nasceu na Audácia, porém se mudou para a Abnegação pois precisava se proteger de algo desconhecido por Tris. Enquanto isso, a Erudição agita dissidências contra a Abnegação pela liderança do governo da cidade. Os relatórios dos eruditos acusam o líder da Abnegação, Marcus, de abusar de seu filho, que se juntou a Audácia dois anos antes. Relatórios começam a difamar os pais da Tris, porque ambos os seus filhos abandonaram sua facção original para se tranferir para uma facção diferente, e afirmam falsamente que a Abnegação é egoista e está acumulando suprimentos. Durante o mesmo período, Tris faz amizades com alguns iniciandos nascidos da Audácia, incluindo Uriah, Lynn, e Marlene.

A segunda etapa da iniciação é a Mental - envolve simulações, semelhante aos testes de aptidão, que forçam os iniciandos a enfrentarem cenários simbólicos de seus medos. Por Tris ser uma Divergente, ela reconhece que está sob uma simulação, enquanto os outros não, e ela pode trabalhar as simulações para sua vantagem. Tris fica em primeiro lugar nesta etapa. Peter, Drew, e Albert atacam Tris, ameaçam agressão sexual e tentam jogá-la no fosso na sede da Audácia, mas Quatro intervém. Mais tarde, Albert implora o perdão de Tris, mas ela rejeita-o, e mais tarde ele comete suicídio.

A etapa final da iniciação é a Emocional - envolve uma paisagem do medo, que reúne todos os seus medos em uma única simulação. Na paisagem medo, todos eles, divergentes ou não, estarão cientes de que eles estão sob uma simulação e eles devem usar as habilidades que aprenderam nas etapas anteriores para superarem cada medo. Enquanto se prepara para esta etapa, a relação de Tris com Quatro continua a crescer, e ele permite que Tris participe de sua própria paisagem medo. Tris descobre que Quatro só possui quatro medos em sua paisagem, um recorde, daí surgiu o seu apelido. Ela também descobre seu verdadeiro nome, Tobias Eaton, e que seu pai é Marcus, o líder político da Abnegação que os eruditos acusam de abusar fisicamente do filho durante a infância. 

Tris supera com sucesso sete medos em sua paisagem medo. Antes da cerimônia oficial de abertura, Quatro convida Tris ao seu apartamento privado, Tris expressa seus sentimentos por ele e os dois começam um relacionamento. Logo, a cerimônia começa, a classificação final é postada, e Tris descobre que ela foi classificada em primeiro lugar. Durante a comemoração, porém, ela de repente percebe que a Erudição vai usar o soro "tracking" para forçar os membros da Audácia a realizarem seus planos.

Durante a noite, após a cerimônia, o soro induz uma simulação em todos os membros da Audácia para se tornarem soldados e caminharem como sonâmbulos para atacar a sede da Abnegação. O soro não funciona em Tris nem em Quatro, porque ambos são Divergentes. Depois de chegar à sede da Abnegação, Tris e Tobias tentam escapar, no entanto, Tris é baleada e, quando Tobias se recusa a deixá-la para trás, eles são capturados e levados à Jeanine Matthews, a Líder da Erudição. Jeanine injeta em Quatro um novo soro experimental, que neutraliza o efeito Divergente, e pode controlar sua visão e audição. Jeanine envia Tobias de volta para a sala de controle no complexo da Audácia para supervisionar o ataque. Jeanine e Eric amarram Tris dentro de um tanque de vidro que se enche de água, mas sua mãe aparece, quebra o tanque de água e a resgata. Durante o resgate, sua mãe revela que ela também é Divergente. Quando enfim conseguem sair da sede da Erudição, a mãe de Tris é cruelmente baleada por soldados da Audácia e morre. Tris escapa mas é forçada a matar seu amigo Will, que ataca ela quando sob a influência do soro de simulação.

Tris encontra seu pai, seu irmão e Marcus em uma casa abandonada. Eles resolvem ir para a sede da Audácia para encontrar a fonte da simulação e destruí-la. Durante a luta brutal na sede da Audácia, o pai de Tris sacrifica-se para limpar o caminho para ela, ele é baleado até a morte por soldados da Audácia. Quando Tris chega à sala de controle, ela encontra Tobias, que está com sua mente controlada, e ele a ataca. Quando Tris consegue despertar Quatro da simulação, ele a ajuda a encerrar a simulação da Erudição e libertar o restante da Audácia do controle mental em que estão. Eles reúnem Caleb, Marcus e Peter - que tinha ajudado Tris a encontrar a sala de controle em troca de sua segurança. O grupo embarca num trem, e vão para a sede da Amizade para encontrar o restante dos sobreviventes da Abnegação, levando aos eventos descritos no próximo livro da saga, Insurgente.

As Facções[editar | editar código-fonte]

Há décadas, nossos antepassados perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for a sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar esses defeitos criados pela natureza humana que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.

Os que culparam a agressividade formaram a Amizade
Os que culparam a ignorância se tornaram a Erudição
Os que culparam a duplicidade fundaram a Franqueza
Os que culparam o egoísmo geraram a Abnegação
E os que culparam a covardia se juntaram à Audácia

Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade:

  • a Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo;
  • a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário;
  • a Erudição nos forneceu professores e pesquisadores inteligentes;
  • a Amizade nos deu conselheiros e zeladores compreensivos;
  • e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas.

Mas o alcance de cada facção não se limita a essas áreas. Oferecemos uns aos outros muito mais do que pode ser expressado em palavras. Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida. Longe delas, não sobreviveríamos.     

Estilo[editar | editar código-fonte]

Muitos críticos especializados notaram que o estilo de escrever de Veronica Roth dentro do romance oferece uma prosa rápida, que cria uma experiência de leitura agradável. O The New York Times descreveu o estilo do livro como "Ritmo acelerado, voos de imaginação pródiga e escrita que ocasionalmente surpreende com detalhes finos". Nolan, do The American Prospect, observou que Divergente segue o estrutural e os padrões de estilo de Blood Red Road.

Temas[editar | editar código-fonte]

Identidade[editar | editar código-fonte]

O romance investiga a autoridade e a identidade dentro da relação do jovem com os pais e outras forças sociais. Critic Antero Garcia descreve a temática dos romances distópicos por ser um interesse na "compreensão do poder entre a juventude e a autoridade adulta", O The New York Times afirmou que Divergente "explora a ansiedade adolescente mais comum - a realização dolorosa que é entrar em seu próprio mundo, por vezes, significa deixar a família para trás, tanto ideologicamente e fisicamente". A Voz da Juventude de Advogados concorda, escrevendo que Divergente mostra a pressão de "ter que escolher entre seguir os passos de seus pais ou fazer algo novo ". Da mesma forma, o crítico Antero Garcia comparou o interesse temático nos personagens sendo "forçados a limitarem as restrições de identidades e de trabalhos associados à sua identidades"

Violência e Medo[editar | editar código-fonte]

O Publisher's Weekly enfatizou esta escolha estilística, chamando-lhe de "nervosa" e descrevendo os rituais de iniciação que Tris precisa enfrentar como "fascinantes e violentos" e chama-os de "testes sádicos de força e coragem". Mas, como Susan Dominus aponta, Divergente não mantém essa violência na vanguarda da experiência do leitor; ela escreveu no The New York Times, que "coisas terríveis acontecem com as pessoas que Tris ama, mas os personagens absorver esses eventos com uma facilidade inquietante. Aqui, de alguma forma, os voos do romance distópico distancia o leitor deste impacto emocional que pode vir em um romance realista (ou mesmo de fantasia)".

Ao descrever a sua inspiração para os testes da Audácia, Roth, em entrevista para o site "PopSugar", diz que embora influenciada por muitas fontes, a mais importante foi:

"O meu primeiro ano de faculdade, onde eu aprendi sobre a Terapia de Exposição, que é quando eles tratam as pessoas usando seus medos, como para a ansiedade. Eles expõe as pessoas várias e várias vezes aos seus medos, e, gradualmente, as pessoas passam a não ter mais medo deles, ou começam a ter um nível saudável de medo, e então eu pensei na Audácia, porque eles são pessoas perfeitamente normais condicionadas a superar medos perfeitamente racionais".

O Booklist descreveu esta intensa pressão psicológica, como "semelhante a juntar os fuzileiros navais", mas também fornecendo "Um clima de alta tensão que torna o romance uma leitura atraente".

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Beatrice Prior(Tris Prior): Protagonista e narradora, a história é contada a partir do ponto de vista dela. Tris é filha de Andrew Prior e Natalie Prior. Ela tem um irmão mais velho, Caleb Prior. É descrita no livro como uma garota de rosto estreito, olhos grandes e redondos e um longo e delgado nariz, baixa, pele pálida, de cabelo loiro e olhos azuis. Fez parte da Abnegação, mas ao completar 16 anos, optou pela facção dos corajosos, a Audácia. Ao longo do livro se envolve com seu instrutor de iniciação, Quatro, sem saber no momento que seu verdadeiro nome é Tobias e que ele é um Divergente, assim como ela. O teste de Tris mostrou que ela tem aptidão para três facções diferentes: Abnegação, Audácia e Erudição. Ela foi salva por Quatro quando foi atacada por 3 iniciandos da Audácia: Peter, Drew e Albert. Tris passa a ser protegida por Quatro desde o momento que teve sua primeira luta, e acaba salvando a vida do amado no final.
  • Tobias Eaton(Quatro): É o interesse romântico de Tris, que se apaixona por ela e passa a protegê-la dos que querem matá-la. Quatro acaba doando sua cama para Tris dormir após ser atacada por Peter, Drew, e Albert. Quatro tem 18 anos e ocupa um dos postos mais altos da Audácia, treinando os iniciandos junto com Eric. Ele é um Divergente e descobre depois que sua amada também é. Ele passa a ensiná-la e revela como a Audácia faz para solucionar seus medos. Anteriormente, ele pertenceu à Abnegação, mas mudou de facção por causa de seu pai, Marcus Eaton, pois o mesmo era cruel e abusivo com ele. Sua mãe, Evelyn Johnson, faleceu quando ele ainda era criança. Quatro é descrito como alto, claro e de olhos azuis.
  • Caleb Prior: Irmão de Tris. Assim como ela, pertenceu à Abnegação, mas ao completar 16 anos escolhe a Erudição. É descrito como alguém de pele clara e olhos verdes.
  • Eric: Instrutor da Audácia, Eric tem 18 anos. Transferido da Erudição, Eric fez parte da mesma turma de iniciandos de Quatro, sendo que ficou em segundo lugar atrás do mesmo, de quem tem inveja. Eric é abusivo e malvado com os iniciandos.
  • Max: É o Líder da Audácia. Ele faz uma aliança política com Jeanine Matthews com o objetivo de destruírem a Abnegação e dominarem todas as facções da cidade. Max queria, à princípio, que Tobias fosse um de seus aliados, porém Tobias recusou e Max optou pela ajuda de Eric.
  • Jeanine Matthews: É a Líder da Erudição; publica notícias falsas e artigos de opinião contra a Abnegação. Seu objetivo é destruir todos os Divergentes. Junta-se à Eric, Max e outros Líderes poderosos para fazer um exército usando os membros da Audácia com o objetivo de derrubar a Abnegação. A Erudição alega que a Abnegação tem informações que comprometem toda a organização social de Chicago, por isso deve ser destruída.
  • Christina: Tem 16 anos e pertence à mesma turma de iniciados de Tris, de quem se torna melhor amiga. Ao longo do livro, ela tem um relacionamento amoroso com Will, outro iniciando. Após a morte de Will durante o ataque à Abnegação, Christina passa a ver a vida de forma fria e triste. É transferida da facção dos sinceros, a Franqueza.
  • Peter: Transferido da Franqueza. Peter quer ser o primeiro colocado nas provas, ele fere gravemente o iniciando Edward quando o mesmo se torna o primeiro colocado na Iniciação. Ao longo do livro junta-se à Molly, Drew e Albert contra Tris, ameaçando a mesma, e, inclusive, tenta matá-la jogando-a do abismo, mas é impedido por Quatro.
  • Marcus Eaton: Pai de Quatro. Marcus é um dos Líderes políticos da Abnegação. Era malvado e agressivo com filho, Tobias. Sua esposa, Evelyn, foi dada como morta quando Tobias ainda era criança.
  • Natalie Prior: É a mãe de Tris e Caleb. Pertenceu anteriormente à Audácia, mas mudou-se para a Abnegação aos 16 anos para se proteger e esconder o fato de ser uma Divergente.
  • Andrew Prior: Pai de Tris e Caleb. Andrew é um dos Líderes políticos da Abnegação. Fica ressentido ao ver seus dois filhos se transferindo de facção.
  • Tori Wu: É membro da Audácia. Tori trabalha na loja de tatuagens da Audácia. Ela é amiga de Tris. É ela quem supervisiona o Teste de Aptidão de Tris. Ao longo do livro, Tori pede à Tris para manter a divergência em segredo, visto que a Erudição mata todos os habitantes da cidade que são divergentes.
  • Uriah: Nascido na Audácia. Uriah se torna um dos melhores amigos de Tris e tenta ao máximo ajudá-la nos desafios da nova facção. Uriah leva Tris e outros iniciandos para se divertirem na tirolesa no Edifício Hancock.
  • Albert (Al): Albert é transferido da Franqueza. Ele se torna amigo de Tris no começo, porém a trai pois sente inveja da mesma já que ela começa a mostrar um bom desempenho na iniciação. Ele, juntamente com Peter, Molly e Drew, tentam matá-la jogando-a do abismo, mas são bloqueados por Quatro, que a salva. Depois de algum tempo, Albert se arrepende de ter tentado matar Tris e pede perdão à mesma, porém Tris não o perdoa e ele acaba cometendo suicídio jogando-se do abismo.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

A Summit Entertainment comprou os direitos da trilogia Divergente por US$ 5,5 milhões. Neil Burger foi escolhido como diretor, e o elenco terá Shailene Woodley como a protagonista Tris Prior; Kate Winslet como Jeanine Matthews; Theo James como Quatro/Tobias; Maggie Q como Tori; Ansel Elgort como Caleb Prior; Zoë Kravitz como Christina e Jai Courtney como Eric. As gravações aconteceram em abril de 2013 na cidade de Chicago, onde a trama se passa, e o lançamento do filme, no Brasil, foi realizado 17 de abril de 2014.[3]

Referências

  1. a b Informações sobre a triologia "Divergent" (em português brasileiro) Divergente Brasil (8 de outubro de 2012). Visitado em 31 de outubro de 2012.
  2. Ficha técnica e sinopse de "Divergente" (em português brasileiro) Editora Rocco. Visitado em 31 de outubro de 2012.
  3. 'Divergent' Casts Theo James As Four (em inglês) MTV. Visitado em 15 de março de 2013.

4. Historia da novela (em inglês).[1]

  1. Historia da novela.