Dragon Ball Z: Uma Vingança Para Freeza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Doragon Bōru Zetto: Tobikkiri no Saikyō tai Saikyō
Dragon Ball Z: Os Grandes Rivais (PRT)
Uma Vingança Para Freeza[1] (BRA)
Dragon Ball Z: Uma Vingança Para Freeza
poster cinematográfico japonês
Japão
21 de julho de 1991 •  cor •  46 min 
Género ação
Direção Mitsuo Hashimoto
Roteiro Takao Koyama
Baseado em Dragon Ball de Akira Toriyama
Elenco Masako Nosawa
Ryuusei Nakao
Mayumi Tanaka
Toshio Furukawa
Naoki Tatsuta
Naoko Watanabe
Kohei Myauchi
Ichirõ Nagai
Sho Hayami
Joji Hayami
Idioma japonês

Dragon Ball Z: Uma Vingança Para Freeza (ドラゴンボールZ とびっきりの最強対最強, românizado: Doragon Bōru Zetto: Tobikkiri no Saikyō tai Saikyō, traduzido como: O Incrível "Mais poderoso vs. Mais poderoso") é o 5º filme de Dragon Ball Z[1] lançado oficialmente em 21 de Julho de 1991, entre os episódios 99 e 100 do anime. A dublagem brasileira foi feita pelo estúdio Álamo. O filme possui uma sequência chamada O Retorno de Cooler.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme introduz como principal antagonista o personagem Cooler, irmão mais velho de Freeza. O filme inicia com uma cena de Flashback da luta entre Freeza e Bardock, momentos depois de uma nave casulo ser enviada à Terra com Goku. Apesar de Freeza não ter percebido a pequena aeronave, a nave de Cooler a detecta, porem, este não se interessa pela situação pois julgava que a fuga do pequeno Goku era problema de Freeza. Após isso, passaram-se mais de 20 anos e Goku agora era adulto e já havia transformado em Super Saiyajin e derrotou Freeza no Planeta Namekusei. Após descobrir isso, Cooler manda sua tropa as Forças Especiais Cooler(com os membros: Salza, Neiz e Doore) para a Terra, onde eles deveriam matar Goku e recuperar a honra da sua família. Os três emboscam Goku, Gohan, Kuririn e Oolong que estavam acampando, mas mesmo assim necessitam da ajuda de seu comandante. Para impedir que Gohan fosse morto, Goku acaba bloqueando um ataque de Cooler com seu próprio corpo e acaba inconsciente.

Os quatro conseguem escapar e Kuririn deixa Goku repousando em uma caverna. Enquanto isso, Gohan foi voando até a Torre do Mestre Karin para obter algumas Sementes dos Deuses.[2] Ele conclui sua missão, mas durante a volta, é atacado pelas Forças Especiais de Cooler. Pouco antes de ser quase morto novamente, Piccolo aparece e o salva.[2] Gohan então parte para levar as sementes ao seu pai e Piccolo se encarrega dos três inimigos. Sem muito esforço ele mata Doore e Neiz. Quando estava prestes a matar Salza, Cooler aparece e o bombardeia com um poderoso raio de Ki. Ele manda Salza atrás de Gohan e volta a atacar Piccolo. Gohan chega à caverna onde estavam os outros, mas Salza o alcança e destrói as Sementes dos Deuses, exceto uma extra, dada à Gohan por Yajirobe. Goku come a semente e começa a se recuperar. Salza derrota Kuririn e Gohan mas Goku aparece totalmente recuperado. Segundos depois, Cooler aparece com o corpo inconsciente de Piccolo e o bombardeia novamente para deixar Goku furioso. Goku ataca Salza que é lançado para longe e começa a luta contra Cooler.

Após Goku se mostrar forte o suficiente para poder aguentar os golpes de Cooler, este decide mostrar sua próxima e última transformação. Em sua nova forma, Cooler facilmente derrotou Goku, mas antes de matá-lo, resolveu destruir toda a paisagem que seu olhar alcançava. Goku vê um pequeno pássaro que é morto pelo grande Ki de Cooler e pensa que se Cooler vencesse a luta, todos os seus amigos e família iriam ter o mesmo destino. Ele então segura o pássaro morto e se transforma em Super Saiyajin, dando ao pássaro energia suficiente para reviver. A luta recomeça e Cooler, assim como seu irmão, percebe que era extremamente inferior ao poder do Super Saiyajin. Em uma tentativa de matar Goku e explodir a Terra, ele utiliza sua técnica mais poderosa, a Supernova, uma enorme esfera de calor. Goku segura a Supernova, mas ela o empurra até o solo e começa a quebrá-lo. Entretanto, Goku foi capaz de devolvê-la para Cooler utilizando o Kame-hame-ha. O ataque vai em direção à Cooler e o empurra até o Sol. Pouco antes de ser incinerado, Cooler se lembra da nave espacial que deixou escapar anos atrás e percebe que Goku era quem estava dentro dela. Cooler então admite que Freeza não era o único tolo da família, mas ele também.

Na Terra, Goku, Kuririn e Gohan ainda sem energias começam a procurar Piccolo, mas são surpreendidos por Salza. Ele se prepara para matar os três, mas é morto por um Makankosappo disparado a uma grande distância.[2] Goku então começa a olhar ao seu redor por Piccolo, e o filme acaba com este olhando fixamente para o céu.

Personagens do filme[editar | editar código-fonte]

Grupo protagonista
Grupo Antagonista
  • Cooler - irmão de Freeza que vem à terra para se vingar dos que derrotaram o mesmo. É o principal antagonista do filme.
  • 'Forças Especiais Cooler - Assim como Freeza possui as Forças Especiais Ginyu, Cooler possui as Forças Especiais Cooler, constituída de seus três soldados mais poderosos: Neiz, Doore e Salza.
  • Salza (サウザー Sauzaa?) - É o capitão das Forças Especiais Cooler. Loiro de pele lilás, é capaz de derrotar Gohan e Kuririn ao mesmo tempo. Piccolo luta com ele e quase o mata, mas Cooler aparece e o derrota. Mais tarde, com a derrota de seu chefe, ele tenta matar Goku, mas é atingido por um MakankoSappo. No jogo Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3, é dito que ele disputou a vaga de capitão com Ginyu. Ginyu perdeu e foi para a tropa de Freeza, onde ganhou bastante importância. Então, é revelado que ele é da mesma raça de Yiz, membro das Forças Ginyu.
  • Doore (ドーレ Dōre?) - É um guerreiro de pele verde, sempre visto com um capacete. Ao lado de seus companheiros, lutou contra Piccolo, mas foi totalmente desintegrado por um Saiko no Kogenki(raio pela boca).
  • Neiz (ネイズ Neizu?) - Tem pele avermelhada e a capacidade de esconder sua cabeça. Tenta eletrucutar Piccolo, mas ele reverte o ataque de Neiz, matando-o.
  • Freeza - em flashback

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Japão Seiyu Brasil Dublador Portugal Dobrador
Son Goku Masako Nozawa Wendell Bezerra Henrique Feist
Son Gohan Masako Nozawa Fátima Noya Henrique Feist
Piccolo Toshio Furukawa Luiz Antônio Lobue Vítor Rocha
Kuririn Mayumi Tanaka Fábio Lucindo Fernanda Figueiredo
Oolong Naoki Tatsuta Angelica Santos Ricardo Spínola
Chichi Naoko Watanabe Raquel Marinho Fernanda Figueiredo
Mestre Kame Kõhei Miyauchi Gileno Sontoro Ricardo Spínola
Mestre Karin Ichiro Nagai Marcelo Pissardini António Semedo
Yajirobe Mayumi Tanaka Vagner Fagundes António Semedo
Coola Ryusei Nakao Carlos Campanile Paulo Espírito Santo
Salza Sho Hayami Ulisses Bezerra Ricardo Spínola
Doore Masaharu Satou Mauro Castro Paulo Espírito Santo
Neiz Masato Hirano Tatá Guarnieri Vítor Rocha
Freeza Ryusei Nakao Carlos Campanile Ricardo Spínola
Bardock Masako Nozawa Wellington Lima Henrique Feist

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura

Encerramento

  • とびっきりの最強対最強 (Tobikkiri no Saikyō tai Saikyō!, The Incredible Mightiest vs. Mightiest??) [3]
    • Letra: Masaru Satō. Música: Chiho Kiyoka. Arranjo musical: Kenji Yamamoto. Vocal: Hironobu Kageyama e Ammy

Referências

  1. a b c «Longas de cinema». Mundo Estranho - O Guia Completo da Saga Dragon Ball (85-A). Editora Abril. 2009. p. 68-69 
  2. a b c «Dragon Ball - A Batalha do Mais Forte». Editora Escala. Comix Milênio (9). Junho de 2001 
  3. a b «Guia de Uma Vingança para Freeza» (em inglês). Consultado em 17 de setembro de 2010 
Bibliografia

Gusman, Sidney; Fonseca, Junior; Garcia, Fábio; Siqueira, Renato; Medauar, Cassius (2009). «O Guia Completo da Saga Dragon Ball». Mundo Estranho (85-A). Editora Abril