Drusila da Mauritânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Julho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Drusila da Mauritânia (Cesareia, 5 a.C.Roma, 45) foi uma princesa da Mauritânia, da linhagem de Ptolemeu da Mauritânia.

Tácito menciona Drusila como neta de Marco Antônio e Cleópatra, que se casou com Marco Antônio Félix,[1] procurador da Judeia de 52 a 60. Historiadores modernos supõem que Tácito confundiu Drusila, filha da rainha Cleópatra Selene II e do rei Juba II de Numídia, com uma bisneta de Marco Antônio e Cleópatra, de mesmo nome.[2]

Sendo filha de Cleópatra Selene II e Juba II, ela seria irmã de Ptolomeu,[3] último rei de Mauritânia. Do lado paterno, era neta do rei Juba I de Numídia. Após a morte de seu irmão, Drusila foi a última descendente direta da linhagem dos Ptolomeus.

Educada nos modos romanos, partiu para Roma no ano 7 d.C. (depois do funeral de sua mãe) onde conheceu Glafira, princesa capadócia, filha do rei Arquelau e noiva de seu pai. Em Roma casou-se com um importante político, Caio Cássio, que era cerca de 40 anos mais velho.

Foi muito bem recebida pela família imperial (Drusila era prima direita dos imperadores Cláudio, Calígula e Nero). No ano 40 recebeu o irmão Ptolomeu da Mauritânia,[carece de fontes?] que vinha a Roma a convite de Calígula, mas, quando o imperador soube que ele era rico, o assassinou.[4] Esse fato trouxe muito desgosto para Drusila.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Públio Cornélio Tácito, Histórias, Livro V, 9
  2. Frederick E. Brenk e S.J Filippo Canali De Rossi, The ‘Notorious’ Felix, Procurator of Judaea, and His Many Wives (Acts 23–24) [em linha]
  3. Suetônio, A Vida dos Doze Césares, Vida de Calígula, 26.1
  4. Dião Cássio, História de Roma, Livro LIX, 25.1
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.