Ectocarpales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaChordariaceae
Leathesia difformis

Leathesia difformis
Classificação científica
Reino: Chromalveolata
Filo: Heterokontophyta
Classe: Phaeophyceae
Ordem: Ectocarpales

Ectocarpales é uma ordem de algas da classe Phaeophyceae (algas-castanhas). A ordem inclui famílias com tecidos pseudoparenquimatoos (Splachnidiaceae) ou parenquimatosos verdadeiros (Scytosiphonaceae).

Pseudoparenquimatoso refere-se a uma alga filamentosa com células empacotadas muito juntas, que dão uma aparência de tecido parenquimatoso, sendo este último composto por células que realmente se podem dividir nas três dimensões, o que não é usual entre as algas. As algas filamentosas são compostas de células que se dividem ao longo de um só plano, o que permite apenas o alongamento dos filamentos para formar uma ou várias fileiras de células. As algas que podem dividir-se em duas dimensões podem formar talos ou corpos em forma de folha. As células que podem dividir-se nos três planos podem proporcionar que o organismo possa desenvolver o seu corpo segundo um plano mais complexo, incluindo a diferenciação num talo erecto de algum tipo e um pé para poder fixar-se ao subtrato.[1] [2]

Famílias[editar | editar código-fonte]

De acordo com o AlgaeBASE (7 de Julho de 2012):

De acordo com o CatalogueofLife (7 de Julho de 2012):

De acordo com o NCBI (7 de Julho de 2012):

De acordo com o World Register of Marine Species (7 de Julho de 2012):

Referências

  1. Lee, R.E.. Phycology. Cambridge: Cambridge University Press (ed.). ISBN 0-521-63883-6
  2. Guiry, M.D.; G.M. Guiry (2006). AlgaeBase version 4.2 World-wide electronic publication, National University of Ireland, Galway. Visitado em 22 November 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre algas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.