Enema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Combination enema and douche syringe.jpg

Enema (também denominado enteroclisma ou clister) é a introdução de líquido no ânus (recto e sigmóide) para lavagem, purgação ou administração de medicamentos através de uma sonda rectal.

É também utilizado em determinados exames para se conseguirem imagens nítidas do intestino grosso. Os preparos para exames intestinais incluem dieta de líquidos, ingestão de citrato de magnésio (laxativo) e enemas de água morna para eliminar quaisquer partículas fecais. O enema de bário também pode ser utilizado para diagnosticar e avaliar a extensão das doenças inflamatórias intestinais.

Atualmente, não é recomendado o uso de enema em parturientes, devido a ausência de evidências científicas que comprovem sua real necessidade.

Na prática sexual[editar | editar código-fonte]

O uso do enema é muito difundido entre os praticantes de sexo anal, sejam hétero ou homossexuais. Em geral, adeptos da prática fazem uso do enema alguns minutos antes do início do intercurso anal.

Em filmes pornográficos que incluam cenas de sexo anal, o uso do enema é quase uma obrigação, sendo o seu não uso passível de comprometer as filmagens, especialmente em cenas onde não ocorre a utilização de preservativos.


Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.