Escola Médico-Cirúrgica de Goa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Prédio recuperado em Goa (Foto: Abril/2005)

A Escola Médico-Cirúrgica de Goa foi criada em 1842 e havia sido planeada pelo Físico-mor Matheus Cesário Rodrigues Moacho. Esta Escola foi criada por Portaria do Governador Conde das Antas, de 5 de Novembro de 1842.

Desde a sua fundação até 1963, ano da sua extinção ofical, formaram-se pela Escola Médico-Cirúrgica de Goa 1.327 médicos e 469 farmacêuticos.

No curso de mais de um século de existencia sairam da Escola Médica de Goa professores, cirurgiões militares, médicos hospitalares e das instituições de beneficência, delegados de saúde e clínicos. Muitos destes ganharam renome e fama.

Os médicos formados pela Escola de Goa contribuiram, sobretudo no Ultramar, para a sanidade destas províncias, tanto no combate às epidemias como nas companhas coloniais, como no auxílio às populações indígenas. A Metrópole reconheceu e prestou as devidas honras aos pioneiros da colonização cientifica em terras portuguesas da África e de Ásia.

História[editar | editar código-fonte]

As origens desta escola remontam ao início no século XVII quando o Vice-Rei D. Cristóvão de Sousa Coutinho dirigiu à Metrópole um pedido de "dois ou três Mestres para ensinar medicina a muitos naturais, que são mui agudos e com facilidade a aprenderiam".

De facto, desde as últimas décadas do século XVI que Goa era conhecida como o "cemitério dos portugueses", na expressao do Vice–Rei Conde de Alvor. A insalubridade da Velha Cidade era manifesta, dada a densidade da população a que se juntavam a falta de higiene e de assistência médica. Até essa altura, eram raros os médicos em Goa.

Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço relacionado ao Projeto Portugal. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.