Escoriação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escoriação
Classificação e recursos externos
CID-10 L98.1 - T14.0
Star of life caution.svg Aviso médico

Escoriação (do latim, Excoriatio) significa uma falta substancial (importante) da pele, que atinge a derme (literalmente "varrer", "expor" = Ex, a derme = Corium). É uma lesão discreta, resultante de um trauma por abrasão linear ou com pequenas manchas, pontos ou depressões, produzida por meios mecânicos (freqüentemente coçar), geralmente envolvendo somente a epiderme, mas, não raro, atingindo a derme papilar, com perda de substância superficial da pele, de mucosas ou de estruturas membranosas em contato com o meio exterior, como a córnea.[1] [2] Com o processo cicatricial, o tecido recupera-se integralmente. É considerada como o tipo de lesão mais habitual.

Referências

  1. 1.06975. "Escoriação." In: Dicionário Digital de Termos Médicos 2007. Organizado por Érida Maria Diniz Leite, enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes ( UFRN ). Portal da PDAMED. (arquivo pdf acessado em 13/11/2010)
  2. Manual - Primeiros Socorros – Volume I. um Manual de "O Portal Saúde", Junho de 2008. (arquivo pdf acessado em 13/11/2010)
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.