Escritório Internacional de Pesos e Medidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Bureau international des poids et mesures

O Escritório Internacional de Pesos e Medidas, Gabinete Internacional de Pesos e Medidas, ou ainda, Bureau Internacional de Pesos e Medidas (em francês: Bureau international des poids et mesures, BIPM) é uma das três organizações estabelecidas para manter o Sistema Internacional de Unidades (SI) sob os termos da Convenção do Metro (Convention du Mètre).

Situa-se no Pavillon de Breteuil em Sèvres, França, e se aproveita de seu status extraterritorial.

O BIPM zela da uniformidade mundial das medidas e da conformidade com o Sistema Internacional de Unidades (SI).

O BIPM faz isto através da autoridade da Convenção do Metro, um tratado entre 51 nações (em 2005), e opera por meio de uma série de comitês consultivos, cujos membros são os laboratórios nacionais de metrologia dos estados-membros da Convenção, e pelo seu próprio trabalho em laboratório.

O BIPM realiza pesquisas relacionadas a medições. Ele toma parte e organiza comparações internacionais entre padrões de medida e realiza calibrações para os estados-membros.

As outras organizações que mantêm o SI são:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.