Futebol de salão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viniciusmc (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 187.25.190.80 para a última versão por Marcus Luccas
Marcus Luccas (discussão | contribs)
m moveu Futebol de salão (FIFUSA) para Futsal FIFUSA: Explicarei na discussão.
(Sem diferenças)

Revisão das 16h27min de 9 de agosto de 2011

Uma partida no alto de um edifício em Tóquio. A demanda por menores espaços do que o futebol de campo popularizou o futebol de salão. (Imagem:Jack French)

Futebol de Salão FIFUSA ou Futsal FIFUSA é uma variação do futebol de salão, surgida a partir de um cisma entre a antiga FIFUSA e a CBF, entre 1989 e 1990. Possui este nome por ter sido inicialmente regido pela atualmente extinta Fdederação Intenacional de Futebol de Salão, sendo atualmente regido pela Asociação Mundial de Futsal.

O Futsal FIFUFA conserva as regras do esporte conforme eram praticadas em seus primórdios, sob a tutela da FIFUSA, diferenciando-se assim do futsal FIFA, versão atualmente mais praticada e divulgada do mesmo esporte.

Cabe observar que o termo futsal costuma ser usado genericamente como sinônimo de futebol de salão.

História

Até 1989, as histórias das duas modalidades de futsal se confundem, sendo que as regras utilizadas até então eram as regras do atual Futsal FIFUSA, e apenas esta federação organizava os torneios. Em finais dos anos 80, a FIFA passou a organizar torneios de "futebol de cinco", uma variação do futebol de salão de então, sendo que a o Campeonato Mundial de Futebol Cinco, realizado em 1989, hoje é considerado como uma legítima Copa do Mundo de Futsal. A FIFA no entanto buscava ter o controle do futebol de salão a nível mundial.

O termo futsal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por entidades que não ela própria. No entanto, o nome acabou sendo adotado pela própria FIFA mais tarde.

Em 1990, a FIFA passou a congregar as principais federações nacionais, a FIFUSA congregou pequenas federações e criou novas, como por exemplo a Confederação Nacional de Futebol de Salão, já que a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se filiou à FIFA. A FIFA criou as novas regras para o esporte, organizando os campeonatos mundiais da modalidade.

Assim, a FIFUSA se extinguiu, porém outras federações insatisfeitas, tais como a Confederação Pan-Americana de Futsal, continuaram organizando campeonatos de futsal em paralelo, como por exemplo os mundiais de 1991, 1994 e 1997[1], sempre seguindo as regras previstas pela extinta FIFUSA. Em 2000, foi fundada a nova AMF, sucessora da FIFUSA, que organizou os mundiais de 2000, 2003, 2007 e 2011.

Regras

Embora mantenham em comum sua essência, a criação de algumas regras diferenciadas criou peculiaridades em cada uma das modalidades: o futsal, com uma bola mais leve e com a valorização do uso dos pés adquiriu maior semelhança com o futebol de campo e ganhou maior dinâmica com novas regras que o tornaram mais ágil, como por exemplo, permitir que o goleiro atue como um jogador de linha quando ele está fora da sua área; o futebol de salão, buscando sempre preservar as regras originais, manteve mais as características de um esporte indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos para maior controle e limitações à movimentação tanto do goleiro, restritos à sua área, como dos demais jogadores. Dessa forma, a dinâmica do jogo em uma e outra modalidade tornou-se sensivelmente diferenciada.

Basicamente são apenas oito regras, além de todo um arsenal de regulamentações; contudo essas regras são o suficiente para diferenciar em muito essa modalidade do popular futsal, que tem variações em suas regras, dependendo das categorias.[2]

A quadra

Deve ter 30 metros de comprimento com tolerância de seis metros para mais ou para menos. Sua largura é de 18 metros, com uma tolerância de dois metros para mais ou para menos. Em partidas internacionais as medidas mínimas devem ser de 36 por 17 metros.

O pênalti

A Área de Meta é demarcada por um semi circulo com raio de base a 6 metros do centro da linha do gol . O tiro de castigo (ou pênalti) é cobrado de um ponto a uma distância de nove metros do gol.

A bola

A bola do futsal deverá ter entre 58cm e 62cm de circunferência, 400g a 450g de peso, uma calibração de 9 libras, não podendo saltar mais de 35cm de altura em seu primeiro rebote quando salta a 2 metros do chão. No segundo rebote não poderá ultrapassar os 6cm de altura.

Para categorias menores ou feminina, as medidas de peso e circunferência são ligeiramente reduzidas. a bola tem seu genero pra cada tipo de jogador.

Substituições

No transcorrer da partida cada equipe poderá efetuar substituições sem limites.

As substituições só ocorrem com a saída da bola e a paralisação da partida, sendo feita esta substituição em frente ao cronometrista anotador.

Cartões

  • Amarelo: Advertência por fazer uma falta
  • Azul: Desclassificação (substituição automática)quando se machuca
  • Vermelho: Expulsão (sem substituição)quando fazemos uma falta classificação gravíssima

Tiro de canto e lateral

Todas as cobranças de arremesso lateral e escanteio são cobrados sempre com os pés.

 E e apenas cobrado Tiro de canto e lateral quando a bola sai da linha marcada  para fora.

Goleiro

O goleiro atua somente em sua área de meta, não podendo ultrapassar a mesma. Este jogador pode ser substituído (como qualquer outro) e também pode trocar de posição com outro jogador (este caso não é considerado como uma substituição), devendo a partida estar paralisada e o árbitro notificado. Uma exceção ocorre na cobrança de penalidade máxima, quando não é permitida esta troca de posições, salvo constatado (pelo árbitro e por um médico) que o goleiro tem uma lesão grave. O goleiro também não pode executar tiro livre fora de sua área e nem executar penalidade máxima.

- ZONA DE SUBSTITUIÇÕES E ÁREA TÉCNICA 2. A área técnica deverá ser marcada junto à zona de substituições, a uma distância de 0,75 (setenta e cinco) centímetros da linha lateral, no mesmo alinhamento do início da zona de substituições e terminando 1 (um) metro após o término da zona de substituições, fechando até o alinhamento dos bancos de reservas, onde o técnico ou treinador poderá permanecer em pé e passar as instruções para sua equipe.

Gol

O Futebol de Salão tem algumas características próprias. Por exemplo, não é válido um gol de dentro da área (salvo algumas interpretações contidas no Livro de Regras).

FUTSAL Dimensão da meta(trave) O gol deve ter 3m de uma trave a outra e a distância entre o travessão (a trave superior) e o chão deve ser de 2m. As redes não são obrigatórias, apesar serem utilizadas em todos os torneios; elas só podem ser colocadas se estiverem presas de forma que não atrapalhe o goleiro.

Futebol de salão (também referido pelo acrônimo futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos. Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular. A rigor, existem duas modalidades do esporte, sendo uma delas a mais antiga, estabelecida quando a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) regulamentava a prática do esporte e por isso conhecida como futebol de salão-FIFUSA e a outra, estabelecida sob a regulamentação da FIFA, conhecida como futsal (embora esse termo atualmente denomine indistintamente a prática do esporte nas duas versões). As diferenças limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica e a plástica do jogo.

Fundamentos • Passe: É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo. • Drible: É a ação individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando ultrapassado. • Cabeceio: É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta. • Chute: É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute). • Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos. • Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo. • Domínio de bola: Diferentemente do futebol, é realizada, na maioria das vezes, com a sola do pé.

Categorias Em função da idade o futebol de salão costuma ser dividido nas seguintes categorias: • Sub-9 para atletas até nove anos. • Sub-11 para atletas até onze anos. • Sub-13 para atletas até treze anos. • Sub-15 para atletas até quinze anos. • Sub-17 para atletas até dezessete anos. • Adulto para atletas até 39 anos. • Sênior para atletas a partir dos quarenta anos.

Posições dos jogadores no futsal Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:

• Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar • Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro • Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra • Pivô - movimenta-se no ataque

A Quadra Deve ter 30 metros de comprimento com tolerância de seis metros para mais ou para menos. Sua largura é de 18 metros, com uma tolerância de dois metros para mais ou para menos. Em partidas internacionais as medidas mínimas devem ser de 36 por 17 metros. O campo é um composto de madeira ou de material artificial, apesar de qualquer plano, liso e não-abrasivo material pode ser usado. O comprimento do campo está na faixa de 38-42 m (42-46 m) ea largura é na faixa de 18-25m em jogos internacionais. Para outros jogos, pode-se partir do 25-42m (27-46 m) de comprimento, enquanto a largura pode ser de 15-25m (16-27 m), enquanto o comprimento das linhas mais compridas (linhas laterais) são maiores que os limites mais curtos, onde os objetivos são colocados (linhas de gol) [13]. O teto deve ser de pelo menos 4 m (4 m) de altura. Um gol retangular é posicionada no meio de cada linha de baliza. As arestas interiores dos postes verticais deve ser de 3 m (3 m) de distância, ea borda inferior da barra horizontal apoiada por os postes da baliza deve ser de 2m (2,2 m) acima do solo. Redes feitas de cânhamo, juta ou nylon são unidas à parte traseira dos postes e trave. A parte inferior das redes deve ser anexado ao tubo curvo ou outro meio adequado de apoio. A profundidade da meta é de 80 cm na parte superior e 1 milhão no fundo .


Na frente de cada gol é uma área conhecida como área de grande penalidade. Esta área é criado por desenhar círculos trimestre com 6 m (7 m) de raio a partir da linha de golo, centrado na baliza. A parte superior de cada quarto de círculo é, então, unidos por uma 3.16m (3,46 m), linha paralela à linha de meta entre os postes. A linha que marca o limite da área de grande penalidade é conhecida como a linha da área de pênalti. As marcas pena de área onde o goleiro é permitido tocar a bola com as mãos. A marca de grande penalidade é de seis metros da linha de gol quando ela atinge o meio da baliza. A segunda marca de grande penalidade é de 10 metros (11 jardas) da linha do gol quando ela atinge o meio da baliza. A cobrança de pênalti de pênalti é concedido se um jogador comete uma falta dentro da área penal . Marca do pênalti segunda é usada quando um jogador comete falta sexto de sua equipe na metade da equipa adversária ou em sua própria metade da área delimitada pela linha de meio campo e uma linha paralela à linha de meio campo passa a segunda marca de grande penalidade, o pontapé-livre deve ser tomada a partir da segunda marca de grande penalidade. Área de Meta A Área de Meta é demarcada por uma linha a 6 metros da linha do gol de cada meta. O tiro de castigo (ou pênalti) é cobrado de um ponto a uma distância de nove metros do gol.

REGRAS O futebol de salão é uma variação do futebol tradicional praticada por times de cinco jogadores em uma quadra de piso rígido, no lugar de um campo gramado. Entre as várias modalidades de Esportes existentes, o futebol é o que caiu na preferência da grande maioria dos brasileiros. O futsal, ou futebol de salão, como o próprio nome já diz, é uma modalidade de futebol que acontece em uma quadra ao invés do campo. Nesta modalidade de jogo as regras são diferentes do futebol de campo, são 5 jogadores em cada time, incluindo o goleiro, sendo que 12 atletas podem estar na relação do time. Uma partida de futsal acontece em dois tempos sendo que cada um deles é de 20 minutos com um intervalo pequeno, de 5 minutos. Os fundamentos principais de um jogo de futsal são a realização do passe, cabecear, chutar, driblar, receber, conduzir e dominar a bola. Todos estes desempenhos têm o único objetivo de realizar o gol. O goleiro, além da defesa, pode atuar em qualquer situação de jogo, inclusive marcar gols, sendo permitido usar as mãos apenas dentro da área de defesa de seu campo. As regras são parecidas com a do futebol, mas existem diferenças, como: -Existe limite de faltas tanto pelo atleta como pela equipe; -O numero de substituições é ilimitado; -O lateral pode ser batido com os pés; -O tempo é paralisado toda vez que a bola sai de campo; -Cada time tem direito a um tempo a cada 20 minutos; -O tempo de jogo é de dois tempos de 20 minutos. -Existem dois arbitros


Componentes A quadra é retangular, tendo seu comprimento mínimo e sua largura mínima definido de acordo com a competição, conforme determinado abaixo: • Liga Futsal Masculina: Comprimento entre 38 e 42 metros; largura entre 18 e 25 metros • Liga Futsal Feminina: Comprimento entre 36 e 42 metros; largura entre 18 e 25 metros. • Adulto e Nacional: Comprimento entre 36 e 42 metros; largura entre 18 e 25 metros. • Sub 20 e Sub 15: Comprimento entre 34 e 42 metros; largura entre 17 e 25 metros. • Partidas Internacionais: Comprimento entre 38 e 42 metros; largura entre 18 e 25 metros.

Área de Pênaltis A área penal é definida por um semicírculo demarcado a 06 (seis) metros de cada poste de meta, tanto para os lados quanto para frente.

A Bola Será esférica, com as seguintes dimensões:

Masculino: Adulto, Sub-20, Sub-17 e Sub-15: Circunferência de 62 a 64 cm; Peso de 440 a 400 gramas

Feminino: Adulto e Sub-20: Circunferência de 62 a 64 cm: Peso de 400 a 440g. Sub-17 e Sub-15: Circunferência de 55 a 59 cm; Peso de 350 a 380 g. Sub-13, Sub-11 e Sub-9 Circunferência de 50 a 55 cm; Peso de 300 a 330 g. Categoria inferior a Sub-9: Circunferência de 40 a 43 cm; Peso de 250 à 280 grs.

Cartões • Amarelo: Advertência; • Azul: Expulsão por 2 minutos ou até sofrer 1 gol, pode ser substituído. • Vermelho: Expulsão pelo resto da partida e também pode sofrer no próximo jogo

Substituições De número indeterminado e volante, a qualquer tempo do jogo sem precisar pará-lo para ocorrer.

Tiro Livre A partir da 5ª falta os tiros serão sem barreira, com a distância de 10(dez) metros do gol do infrator, sendo opcional a cobrança desde que a falta cometida seja sofrida do lado da quadra do infrator depois da marcação dos 10 metros. O Tiro Livre é cobrado a uma distância de 10 (dez) metros, com os demais jogadores inclusive o goleiro adversário, distantes 5 metros da bola.

Tiro de Canto e Lateral Todas as cobranças de lateral e escanteio são cobrados com os pés, apoiando as mãos sobre a bola até o momento da cobrança. Isso é chamado de tiro de canto lateral. Tiro de Castigo A partir da 6ª falta os tiros serão sem barreira, com a distância de 9 (nove) metros do gol do infrator, sendo opcional a cobrança desde que a falta cometida seja sofrida do lado da quadra do infrator. O Tiro de Castigo é cobrado a uma distância de 09 (nove) metros.

Gol O gol é válido em qualquer parte do campo. O goleiro não pode marcar gol com a mão. Apenas com o pé.

Referências

  1. História do Futsal Paulista - Federação Paulista de Futsal
  2. Regras

Ligações externas