Confederação Asiática de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Confederação Asiática de Futebol
(AFC)
AFC.svg

Lema "O futuro é a Ásia"
Fundação 08 de maio de 1954 (59 anos)
Tipo Desportiva
Sede Malásia Kuala Lumpur, Malásia
Filiação FIFA
Presidente República Popular da China Zhang Jilong
Sítio oficial Site Oficial

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) (em inglês: Asian Football Confederation) representa as seleções de futebol da Ásia.

História[editar | editar código-fonte]

A Confederação Asiática de Futebol mais conhecida pelo acrônimo AFC, é a entidade oficial responsável por organizar as competições internacionais no continente asiático. Atualmente está sediada na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia.
As suas principais competições são: para os clubes é a Liga dos Campeões da AFC - que atualmente qualifica o campeão para disputar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA; e para as seleções nacionais é a Copa da Ásia.

Foi fundada no dia 8 de maio de 1954, em Manila, nas Filipinas.
Já organizou as competições: Campeonato Asiático de Clubes (competição de maior importância para os clubes asiáticos enquanto foi realizada, atualmente a principal competição é chamada de: Liga dos Campeões da AFC); Recopa Asiática ou Copa Asiática dos Vencedores das Copas (competição de segunda importância na Ásia, sua importância é similiar à Copa Sul-Americana para os clubes da CONMEBOL ou a Liga Europa da UEFA para os clubes da UEFA) e a Supercopa Asiática (competição que envolvia o campeão do Campeonato Asiático de Clubes contra o campeão da Recopa Asiática, é similar à Recopa Sul-Americana da CONMEBOL ou a Supercopa Europeia da UEFA - competições de terceira importância para os clubes, envolve os campeões da competições de primeira e segunda importância). A partir de 2002 (mais precisamente 02/03), juntou as competições: Campeonato Asiático de Clubes, Recopa Asiática e a Supercopa Asiática (competição de primeira, segunda e terceira importância respectivamente); para formar a atual Liga dos Campeões da Ásia.

No ano de 2004, a Liga dos Campeões da Ásia não foi realizada por causa da epidêmia do vírus SARS, no continente asiático.

Competições[editar | editar código-fonte]

Desempenho de seleções e clubes da AFC em campeonatos internacionais da FIFA, COI e outros[editar | editar código-fonte]

A entrada da Austrália[editar | editar código-fonte]

Desde 1º de janeiro de 2006, a Austrália faz parte da AFC. Era uma antiga reivindicação dos australianos e que acabou por ser aceita pela FIFA. Portanto, os resultados mais expressivos da Austrália só são considerados a partir de 2006.

Títulos de seleções[editar | editar código-fonte]


*: Coréia do Sul e Myanmar dividiram a medalha.
**: Coréia do Sul e Coréia do Norte dividiram a medalha.

Campanhas de destaque de seleções[editar | editar código-fonte]


***: organizado pela FIFA

Títulos de clubes[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque de clubes[editar | editar código-fonte]

****: Ao vencer a Liga dos Campeões da AFC em 2000, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, ganhou o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA de 2001. Porém, com a falência da ISL, empresa de marketing esportivo que, na ocasião, era parceira da FIFA, o campeonato foi cancelado e o Al-Hilal perdeu a chance de participar dessa competição.[1] Depois disso, o Al-Hilal não teve, até o momento, outra oportunidade de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]