Davi Zaia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
+ 4 categorias usando HotCat
Etiquetas: Referências removidas Editor Visual
Linha 3: Linha 3:




'''Davi Zaia''' ([[Cordeirópolis]], [[7 de fevereiro]] de [[1956]]) é formado em [[filosofia]], [[bancário]], [[sindicalista]] e [[político]] [[brasil]]eiro. É [[deputado estadual]] em [[São Paulo]] pelo [[PPS]], tendo sido eleito para o segundo mandato consecutivo em 2010. Atualmente está licenciado, pois é o titular da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo <ref>{{citar web|url=http://www.saopaulo.sp.gov.br/orgaos/secretaria_gestao-publica</ref> <ref>{{citar web|url=http://saopaulo.pps.org.br/portal/showData/225342</ref>. Também é presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul <ref>{{citar web|url=http://www.robertofreire.org.br/site/noticias/item/816-davi-zaia-toma-posse-como-presidente-da-federa%C3%A7%C3%A3o-dos-banc%C3%A1rios-nesta-sexta-feira</ref>, presidente do PPS no em [[São Paulo]] <ref>{{citar web|url=http://colunistas.ig.com.br/poderonline/tag/davi-zaia/</ref> e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
'''Davi Zaia''' ([[Cordeirópolis]], [[7 de fevereiro]] de [[1956]]) é formado em [[filosofia]], [[bancário]], [[sindicalista]] e [[político]] [[brasil]]eiro. É [[deputado estadual]] em [[São Paulo]] pelo [[PPS]], tendo sido eleito para o terceiro mandato consecutivo em 2014. No governo Alckmin, foi secretário do Trabalho e de Gestão Pública entre 2011 e 2014. Também ocupou os cargos de presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul <ref>{{citar web|url=http://www.robertofreire.org.br/site/noticias/item/816-davi-zaia-toma-posse-como-presidente-da-federa%C3%A7%C3%A3o-dos-banc%C3%A1rios-nesta-sexta-feira</ref>, presidente do PPS no em [[São Paulo]] <ref>{{citar web|url=http://colunistas.ig.com.br/poderonline/tag/davi-zaia/</ref> e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).


==Biografia==
==Biografia==

Revisão das 19h42min de 8 de outubro de 2014

Ficheiro:Secretario Davi Zaia.jpg
Davi Zaia, deputado estadual pelo PPS - licenciado e secretário de Estado de Gestão Pública - SP


Davi Zaia (Cordeirópolis, 7 de fevereiro de 1956) é formado em filosofia, bancário, sindicalista e político brasileiro. É deputado estadual em São Paulo pelo PPS, tendo sido eleito para o terceiro mandato consecutivo em 2014. No governo Alckmin, foi secretário do Trabalho e de Gestão Pública entre 2011 e 2014. Também ocupou os cargos de presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul [1], presidente do PPS no em São Paulo [2] e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Biografia

Davi Zaia nasceu na pequena cidade de Cordeirópolis, Região Metropolitana de Campinas, no dia 7 de fevereiro de 1956. Filho mais velho de cinco irmãos, é pai de Fábia, Felipe e André. Teve uma vida simples desde jovem, sempre batalhando em busca de seus ideais. Seus pais, humildes agricultores, cuidavam de uma pequena plantação de laranja e cana. Ainda pequeno, na escola religiosa onde estudou, se destacava por lutar sempre em favor dos menos favorecidos. O ativismo em prol da cidadania também era uma de suas bandeiras. Começou cedo na política, ainda estudante, na luta contra a ditadura e pela democracia, por eleições diretas, pela anistia, pelo direito de greve, pela liberdade de organização e expressão, por uma Assembleia Constituinte e pelo Estado Democrático de Direito.

Início da vida de sindicalista

Em 1974 dá início a uma promissora carreira de bancário. Em 1976 ingressa na Nossa Caixa Nosso Banco, por meio de concurso público. Exercendo uma liderança natural, em pouco tempo, passa a presidir o Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas, onde se formou. Lá, vê tomar forma sua luta pela abertura política no Brasil e por mais justiça social, além de melhores condições à categoria dos bancários, que sempre representou com muito empenho. Seu trabalho em defesa aos seus colegas de profissão foi reconhecido. Após ser escolhido duas vezes como representante dos funcionários no Conselho de Administração da Nossa Caixa, é eleito presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região. À frente da entidade, coordenou a redemocratização do órgão e o transformou num dos sindicatos mais fortes e combativos do País. O símbolo desta luta se deu em uma das maiores greves bancárias do País, organizada pelo sindicato comandado por ele: mais de 40 mil pessoas foram às ruas. Presidiu o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicas DIEESE em 1992.

Hoje é presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul – que reúne 25 sindicatos e cerca de 70 mil bancários dos dois Estados.

Ficheiro:Zaia3.jpg
Davi Zaia durante a solenidade, observado pelo governador Geraldo Alckmin

Eleição para a Assembleia Legislativa

Depois de tantas lutas e convites de seus amigos e militantes, que enxergavam em Davi uma liderança nata e que podia dar uma contribuição ainda maior para o desenvolvimento de todo o Estado, decide, em 2006, sair candidato a deputado estadual pelo Partido Popular Socialista PPS – partido que integrava desde os tempos estudantis, quando ainda tinha a nomenclatura de Partido Comunista Brasileiro (PCB), ou Partidão.

Eleito [3] com 54.799 votos assume, no dia 15 de março de 2007, aos 51 anos, seu mandato e, como prova da sua influência, seus pares o escolhem para ser o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa [4]. Tem atuação destacada e se torna referência para os demais parlamentares. Presidiu a Comissão Permanente de Assuntos Metropolitanos e foi membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Fez parte, ainda, da Comissão de Promoção Social e foi suplente da Comissão de Assuntos Internacionais. Davi passou a ocupar a presidência Estadual do PPS, além de compor a Executiva Nacional.


Teve papel fundamental, enquanto parlamentar, na época em que o Estado vendeu a Nossa Caixa ao Banco do Brasil, em fazer a interlocução entre governo/trabalhadores, para que milhões de pessoas não perdessem seus empregos. As vagas foram garantidas. Como reconhecimento de seu trabalho, em 2010, é reeleito [5] [6] para o cargo de deputado estadual, com 68.658 votos.


Secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho (Sert)

Ficheiro:DaviZaiaPoupatempo.jpg
Secretário Davi Zaia é responsável pela gestão das unidades do Poupatempo em São Paulo

O governador Geraldo Alckmin, sabendo da importância de Davi Zaia no meio sindical e de todo o seu histórico na luta em defesa dos trabalhadores, o convidou para assumir o comando da Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho [7] [8].[9]. À frente da pasta, ampliou e fortificou projetos como o Banco do Povo Paulista, Emprega SP e os Postos de Atendimento ao Trabalhador PAT. Em pouco mais de um ano, deu uma nova cara à Secretaria. Um dos grandes marcos de sua gestão foi o diálogo com as Centrais Sindicais para negociação do salário mínimo paulista e a implantação do Programa Frentes de Trabalho em todo o Estado, beneficiando mais de 20 mil paulistas.



Secretário de Estado de Gestão Pública (SGP)

Devido o ótimo desempenho, em 2012, Davi Zaia recebeu um novo desafio do governador Alckmin: assumir a Secretaria de Gestão Pública [10], uma das “supersecretarias”, responsável por gerenciar o RH de todo o Estado e, entre outras ações, o Poupatempo [11]. Há pouco mais de um ano na pasta, já coordena a ampliação do programa, além de buscar mais benefícios ao funcionalismo paulista.


Poupatempo Lapa

No dia 03 de abril de 2012, o Poupatempo Lapa [12], o 31º posto da Central de Atendimento ao Cidadão do Estado, foi entregue à população, o primeiro durante a gestão de Zaia na SGP.

Ficheiro:DavieAlckminPoupaLapa.jpg
Alckmin e Zaia vistoriam as novas instalações do Poupatempo Lapa, na Zona Oeste da Capital.

Com capacidade para realizar 10 mil atendimentos diários e 220 mil mensais e uma equipe de mais de 500 funcionários, distribuídos entre terceirizados e servidores públicos, a unidade vai beneficiar mais de 779 mil habitantes, residentes na Lapa e mais dez bairros vizinhos (Alto de Pinheiros, Barra Funda, Freguesia do Ó, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Limão, Perdizes, Pirituba, São Domingos e Vila Leopoldina).

O investimento total para a implantação e gestão da unidade é de R$ 98,9 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo esse período.


Poupatempo Suzano

No dia 7 de janeiro de 2013, foi inaugurada em Suzano a 32ª unidade do Poupatempo [13], que tem capacidade para realizar mais de 3 mil atendimentos por dia.

O cidadão pode realizar diversos serviços pelos órgãos presentes, como a Ciretran, Instituto de Identificação, Secretaria Estadual do Emprego, Acessa São Paulo, e-poupatempo, Secretaria da Fazenda, Sabesp e Banco do Brasil.

Ficheiro:PoupaSuzano.jpg
Zaia, Alckmin e demais autoridades descerram a placa de inauguração do Poupatempo Suzano, em janeiro de 2013

Uma das novidades é balcão único de serviços, que já foi implantado em Bauru e agora chega ao Poupatempo Suzano. O secretário de Gestão Pública informou detalhes do funcionamento. “O balcão único é uma inovação, na qual o cidadão pode realizar serviços de emissão de RG e Carteira de Trabalho, por exemplo, em um único atendimento. Estamos ampliando este serviço para as demais unidades para otimizar o atendimento ao cidadão”, explicou.

O Poupatempo Suzano fica localizado na rua Sete de Setembro, nº 555 - Jardim Irai - e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.


Referências

http://www.saopaulo.sp.gov.br/orgaos/secretaria_gestao-publica www.robertofreire.org.br/site/noticias/item/816-davi-zaia-toma-posse-como-presidente-da-federa%C3%A7%C3%A3o-dos-banc%C3%A1rios-nesta-sexta-feira http://colunistas.ig.com.br/poderonline/tag/davi-zaia/ http://g1.globo.com/Noticias/Eleicoes/0,,AA1294366-6282,00.html http://saopaulo.pps.org.br/portal/showData/145603 http://www.ugt.org.br/NoticiasZoom.asp?RecId=3131&RowId=3b0c0000&Tipo= http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2010/deputado-estadual/07021956-davi-zaia.jhtm#resultado http://blogs.band.com.br/blogdarose/2010/12/22/davi-zaia-vai-integrar-1%C2%BA-escalao-de-alckmin/ http://www.emprego.sp.gov.br/noticias/entrevista-do-secretario-davi-zaia-sobre-os-programas-da-secretaria-em-presidente-prudente/ http://saopaulo.pps.org.br/portal/showData/192809 http://www.jusbrasil.com.br/politica/8474569/davi-zaia-assume-secretaria-de-gestao-de-sp-na-segunda/relacionadas http://www.poupatempo.sp.gov.br/noticias/noticia.asp?id=2669 http://www.poupatempo.sp.gov.br/noticias/noticia.asp?id=3032