Saltar para o conteúdo

Mathias Velho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Foram revertidas as edições de 177.7.29.110 devido a vandalismo (usando Huggle) (3.1.20)
Complementação de conteúdo
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 16: Linha 16:
}}
}}


'''Mathias Velho''' é um bairro da cidade de [[Canoas]], no [[Rio Grande do Sul]]. É o bairro com a maior população do município e 2° da America Latina, inclusive, segundo José Segala, é mais populoso que Avellaneda. Podem-se encontrar na região inúmeras escolas estaduais, municipais e particulares, além de lojas, microempresas, praças e clubes de futebol amadores (tais como: Rio Pardo, Perquim, Penharol, Rio Grande, Ponte Preta, Maringá, Barão, entre outros). No bairro localiza-se o [[Corpo de Bombeiros]], [[Centro Social Urbano]] o [[Hospital de Pronto Socorro de Canoas|HPS de Canoas]] e uma [[subprefeitura]]. O principal logradouro é a ''Avenida Rio Grande do Sul'' que é uma das mais importantes do município, sendo considerada uma via coletora. Como rua secundária está a ''Florianópolis'', que é paralela à Avenida Rio Grande do Sul, e inclusive limita o território do bairro.
'''Mathias Velho''' é um bairro da cidade de [[Canoas]], no [[Rio Grande do Sul]]. É o bairro com a maior população do município e 2° da America Latina, inclusive, segundo José Segala, é mais populoso que Avellaneda. Podem-se encontrar na região inúmeras escolas estaduais, municipais e particulares, além de lojas, microempresas, praças e clubes de futebol amadores (tais como: Rio Pardo, Perquim, Penharol, Rio Grande, Ponte Preta, Maringá, Barão, entre outros). No bairro também concentram-se amargos, que ficam 24 horas por dia na frente de um computador tentando evitar que seja exposta a verdadeira essência da vila: O POVO. E o futebol é o maior exemplo disso. Então se tu não fê xogos de fútbol, problema é teu. Segala é mito, e non tem que apagar nada! No bairro localiza-se o [[Corpo de Bombeiros]], [[Centro Social Urbano]] o [[Hospital de Pronto Socorro de Canoas|HPS de Canoas]] e uma [[subprefeitura]]. O principal logradouro é a ''Avenida Rio Grande do Sul'' que é uma das mais importantes do município, sendo considerada uma via coletora. Como rua secundária está a ''Florianópolis'', que é paralela à Avenida Rio Grande do Sul, e inclusive limita o território do bairro.


== Origem do Bairro ==
== Origem do Bairro ==

Revisão das 20h50min de 18 de maio de 2016

Mathias Velho (Canoas)

Mathias, Mathiaca ou MV

  Bairro do Brasil  
Localização
[[Imagem:A noroeste do centro da cidade|250 px|centro|]]
Características geográficas
População total 52,317 hab.
Energia elétrica (%) AES Sul
Água encanada (%) CORSAN
Coleta de lixo (%) Vega Engenharia Ambiental S.A
Fonte: prefeitura de Canoas

Mathias Velho é um bairro da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. É o bairro com a maior população do município e 2° da America Latina, inclusive, segundo José Segala, é mais populoso que Avellaneda. Podem-se encontrar na região inúmeras escolas estaduais, municipais e particulares, além de lojas, microempresas, praças e clubes de futebol amadores (tais como: Rio Pardo, Perquim, Penharol, Rio Grande, Ponte Preta, Maringá, Barão, entre outros). No bairro também concentram-se amargos, que ficam 24 horas por dia na frente de um computador tentando evitar que seja exposta a verdadeira essência da vila: O POVO. E o futebol é o maior exemplo disso. Então se tu não fê xogos de fútbol, problema é teu. Segala é mito, e non tem que apagar nada! No bairro localiza-se o Corpo de Bombeiros, Centro Social Urbano o HPS de Canoas e uma subprefeitura. O principal logradouro é a Avenida Rio Grande do Sul que é uma das mais importantes do município, sendo considerada uma via coletora. Como rua secundária está a Florianópolis, que é paralela à Avenida Rio Grande do Sul, e inclusive limita o território do bairro.

Origem do Bairro

O homem que deu origem ao bairro foi Saturnino Mathias Velho que nasceu em 29 de novembro de 1850, no município de Mostardas, RS. Casado com Júlia de Souza Velho, nascida em Pelotas, em 12 de março de 1854. Tropeiro por profissão, vinha com frequência à “Estação de veraneio Capão das Canoas” pelo Rio dos Sinos, onde, às margens do mesmo, construiu sua primeira moradia. Comprou grande parte de seus campos do Major Vicente Ferre da Silva Freire, no ano de 1882. Construiu sua residência no local onde hoje se encontra o Canoas Shopping, esquina das ruas Mathias Velho e Guilherme Schell. Prédio demolido em 1986. Ao estabelecer-se nas terras que foram adquiridas dos herdeiros da Fazenda da Brigadeira, deu origem, mais tarde, ao nome do bairro. Adquiriu mais duas propriedades em 1901: uma na avenida Victor Barreto, ao lado da sede da sogal e outra situada em área pertencente à refinaria Alberto Pasqualini – sobrado da Brigadeira. Esses campos, mais tarde foram divididos entre herdeiros e reais proprietários da vila: Carlos de Brito Velho, Victor de Brito Velho e Damaso Rosa Velho e Mário de Souza Velho, filho do Mathias Velho, São José e São Luiz. Os Mathias Velho eram católicos praticantes, por isso tiveram importante participação na construção da igreja matriz São Luiz Gonzaga. Os afazeres do casal dividiram-se entre as fazendas que possuíam em mostardas, Rio Pardo e Canoas. Em Porto Alegre, mantinham uma residência para facilitar os estudos dos filhos. Saturnino Mathias Velho era coronel da Guarda Nacional e destacava-se como excelente comerciante, faleceu em 1924, cinco anos antes da esposa Júlia, filha de Telissa Da Silva Peres Predefinição:Bairros de Canoas