Bismarck (couraçado): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Robbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: fi, lt, simple, sk, uk Modificando: he, nn, no, zh
Linha 1: Linha 1:
'''Bismarck''' foi um [[couraçado]] [[Alemanha|alemão]] da [[classe Bismarck]] construído e operado durante a [[Segunda Guerra Mundial]]. Baptizado com este nome em homenagem a [[Otto von Bismarck]], tornou-se famoso por ser o responsável pelo afundamento do cruzador-de-batalha e orgulho da [[Marinha Real Britânica]], o [[HMS Hood]], durante a [[batalha do Estreito da Dinamarca]], em [[1941]], e pela subsequente perseguição que culminou na sua destruição, apenas três dias depois. Isso só foi possível após ter sido torpedeado no leme por aviões "[[Swordfish]]" lançados do [[porta-aviões]] Ark Royal, sendo este o primeiro ataque realizado por aviões lançados a partir de um navio. Apenas com o leme avariado, pôde ser alcançado pela esquadra inglesa e afundado após um terrível bombardeamento, tendo perdido mais de 2.000 homens. Em tal batalha, os ingleses alegam ter liquidado o navio alemão com seus torpedos, mas tal fato não é verídico, posto que expedições sub-aquáticas confirmaram que o casco interno está intacto. A verdadeira causa do afundamento foi porque os alemães, vendo os britânicos se aproximarem cada vez mais, com o navio indefeso após quase duas horas de batalha desigual, abriram buracos no casco, para impedir uma tentativa inglesa de tomar a belonave germânica. O couraçado alemão somente foi afundado devido ao grande número de aviões e navios que o cercaram. Além disso, com o leme avariado devido ao ataque de aeronaves Swordfish, o Bismark só conseguia navegar em círculos, sendo impossível escapar do cerco britânico, que atacou sem piedade o navio e sua tripulação.
[[Imagem:Bundeswehrmuseum Dresden 13.jpg|thumb|350px|right|<center>'''Bismarck'''<center>réplica de [[encouraçado]] no ''Militärhistorischen Museum'' em [[ Dresden]].]]'''Bismarck''' foi um [[couraçado]] [[Alemanha|alemão]] da [[classe Bismarck]] construído e operado durante a [[Segunda Guerra Mundial]]. Baptizado com este nome em homenagem a [[Otto von Bismarck]], tornou-se famoso por ser o responsável pelo afundamento do cruzador-de-batalha e orgulho da [[Marinha Real Britânica]], o [[HMS Hood]], durante a [[batalha do Estreito da Dinamarca]], em [[1941]], e pela subsequente perseguição que culminou na sua destruição, apenas três dias depois. Isso só foi possível após ter sido torpedeado no leme por aviões "[[Swordfish]]" lançados do [[porta-aviões]] Ark Royal, sendo este o primeiro ataque realizado por aviões lançados a partir de um navio. Apenas com o leme avariado, pôde ser alcançado pela esquadra inglesa e afundado após um terrível bombardeamento, tendo perdido mais de 2.000 homens. Em tal batalha, os ingleses alegam ter liquidado o navio alemão com seus torpedos, mas tal fato não é verídico, posto que expedições sub-aquáticas confirmaram que o casco interno está intacto. A verdadeira causa do afundamento foi porque os alemães, vendo os britânicos se aproximarem cada vez mais, com o navio indefeso após quase duas horas de batalha desigual, abriram buracos no casco, para impedir uma tentativa inglesa de tomar a belonave germânica. O couraçado alemão somente foi afundado devido ao grande número de aviões e navios que o cercaram. Além disso, com o leme avariado devido ao ataque de aeronaves Swordfish, o Bismark só conseguia navegar em círculos, sendo impossível escapar do cerco britânico, que atacou sem piedade o navio e sua tripulação.


==História==
==História==
A concepção deste [[navio]] iniciou-se em [[1934]]. A construção do segundo [[couraçado]] [[França|francês]] da classe [[Dunquerque]] obrigou a um redesenho do Bismarck, que alterou a tonelagem para 42 000 [[toneladas]], embora oficialmente fosse apenas de 35 000 toneladas, segundo o [[Tratado Naval de Washington]]. Teria sido projetado para se tornar um explorador comercial, dotado de depósitos de [[combustível]] tão grandes quanto os dos [[navio de guerra|navios de guerra]] fabricados para operar no [[Pacífico]], embora também fosse capaz de fazer frente a navios inimigos.
[[Imagem:Bb bismarck.png|thumb|400px|left|<center>'''Concepção artística atual do Bismarck .'''<center>]]A concepção deste [[navio]] iniciou-se em [[1934]]. A construção do segundo [[couraçado]] [[França|francês]] da classe [[Dunquerque]] obrigou a um redesenho do Bismarck, que alterou a tonelagem para 42 000 [[toneladas]], embora oficialmente fosse apenas de 35 000 toneladas, segundo o [[Tratado Naval de Washington]]. Teria sido projetado para se tornar um explorador comercial, dotado de depósitos de [[combustível]] tão grandes quanto os dos [[navio de guerra|navios de guerra]] fabricados para operar no [[Pacífico]], embora também fosse capaz de fazer frente a navios inimigos.


Sua construção foi iniciada nos estaleiros da [[Blohm & Voss]] em [[Hamburgo]] a [[1 de Julho]] de [[1936]], foi lançado ao mar a [[14 de Fevereiro]] de [[1939]]. Após um treinamento rigoroso no Mar Báltico, partiu para o Atlântico em busca de navios mercantes e comboios aliados. Seria afundado em Maio de [[1941]] sob o comando do ''capitão de mar'' [[Ernst Lindemann]]. O Bismarck era considerado a jóia da marinha alemã, e sua prematura perda em combate, alterou totalmente a visão da marinha alemã sobre uso de couraçados. Os submarinos ganharam, então, destaque total na marinha alemã até o fim da guerra.
Sua construção foi iniciada nos estaleiros da [[Blohm & Voss]] em [[Hamburgo]] a [[1 de Julho]] de [[1936]], foi lançado ao mar a [[14 de Fevereiro]] de [[1939]]. Após um treinamento rigoroso no Mar Báltico, partiu para o Atlântico em busca de navios mercantes e comboios aliados. Seria afundado em Maio de [[1941]] sob o comando do ''capitão de mar'' [[Ernst Lindemann]]. O Bismarck era considerado a jóia da marinha alemã, e sua prematura perda em combate, alterou totalmente a visão da marinha alemã sobre uso de couraçados. Os submarinos ganharam, então, destaque total na marinha alemã até o fim da guerra.


== Características ==
== Características ==
[[Image:H69732.jpg|thumb|400px|Couraçado Bismark]]
[[Image:H69732.jpg|thumb|400px|<center>'''Couraçado Bismarck'''<center>]]
Comprimento: 251 m (total) / 241,5 m (linha d’água)
Comprimento: 251 m (total) / 241,5 m (linha d’água)



Revisão das 17h48min de 19 de dezembro de 2007

Bismarck
réplica de encouraçado no Militärhistorischen Museum em Dresden.

Bismarck foi um couraçado alemão da classe Bismarck construído e operado durante a Segunda Guerra Mundial. Baptizado com este nome em homenagem a Otto von Bismarck, tornou-se famoso por ser o responsável pelo afundamento do cruzador-de-batalha e orgulho da Marinha Real Britânica, o HMS Hood, durante a batalha do Estreito da Dinamarca, em 1941, e pela subsequente perseguição que culminou na sua destruição, apenas três dias depois. Isso só foi possível após ter sido torpedeado no leme por aviões "Swordfish" lançados do porta-aviões Ark Royal, sendo este o primeiro ataque realizado por aviões lançados a partir de um navio. Apenas com o leme avariado, pôde ser alcançado pela esquadra inglesa e afundado após um terrível bombardeamento, tendo perdido mais de 2.000 homens. Em tal batalha, os ingleses alegam ter liquidado o navio alemão com seus torpedos, mas tal fato não é verídico, posto que expedições sub-aquáticas confirmaram que o casco interno está intacto. A verdadeira causa do afundamento foi porque os alemães, vendo os britânicos se aproximarem cada vez mais, com o navio indefeso após quase duas horas de batalha desigual, abriram buracos no casco, para impedir uma tentativa inglesa de tomar a belonave germânica. O couraçado alemão somente foi afundado devido ao grande número de aviões e navios que o cercaram. Além disso, com o leme avariado devido ao ataque de aeronaves Swordfish, o Bismark só conseguia navegar em círculos, sendo impossível escapar do cerco britânico, que atacou sem piedade o navio e sua tripulação.

História

Concepção artística atual do Bismarck .

A concepção deste navio iniciou-se em 1934. A construção do segundo couraçado francês da classe Dunquerque obrigou a um redesenho do Bismarck, que alterou a tonelagem para 42 000 toneladas, embora oficialmente fosse apenas de 35 000 toneladas, segundo o Tratado Naval de Washington. Teria sido projetado para se tornar um explorador comercial, dotado de depósitos de combustível tão grandes quanto os dos navios de guerra fabricados para operar no Pacífico, embora também fosse capaz de fazer frente a navios inimigos.

Sua construção foi iniciada nos estaleiros da Blohm & Voss em Hamburgo a 1 de Julho de 1936, foi lançado ao mar a 14 de Fevereiro de 1939. Após um treinamento rigoroso no Mar Báltico, partiu para o Atlântico em busca de navios mercantes e comboios aliados. Seria afundado em Maio de 1941 sob o comando do capitão de mar Ernst Lindemann. O Bismarck era considerado a jóia da marinha alemã, e sua prematura perda em combate, alterou totalmente a visão da marinha alemã sobre uso de couraçados. Os submarinos ganharam, então, destaque total na marinha alemã até o fim da guerra.

Características

Ficheiro:H69732.jpg
Couraçado Bismarck

Comprimento: 251 m (total) / 241,5 m (linha d’água)

Boca (largura): 36 m

Calado: 10,2 m

Deslocamento: 41.700 ton. (padrão) / 50.900 ton. (plena carga)

Propulsão: Turbinas a vapor, 3 eixos (138.000 shp)

Velocidade Máxima: 30,12 nós

Blindagem: 320-220mm (lateral), 50 + 80-120mm (convés), 360-180mm (torres) e 340-220mm (barbetas)

Armamento Principal: 8 canhões de 380mm/L45 (4 torres duplas)

Armamento Secundário: 12 canhões de 150mm/L55 (6 torres duplas)

Armamento Antiaéreo: 16 canhões de 105mm/L65 (8 torrres duplas),16 de 37mm/L83 (8 montagens duplas) e 18 simples de 20mm

Aviões: 4 hidroaviões arado Ar 196

Tripulação: 2.340

Ver também

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bismarck (couraçado)


Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA