Estação République (Metrô de Paris)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estação République)
République
Estação République (Metrô de Paris)
Edícula Guimard da estação na Place de la République.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linhas 3, 5, 8, 9 e 11
Código REP
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 10
Informações históricas
Inauguração 19 de agosto de 1904
Próxima estação
Sentido Pont de Levallois
Sentido Gallieni
République
Sentido Bobigny - Pablo Picasso
Sentido Place d'Italie
République
Sentido Balard
Sentido Pointe du Lac
République
Sentido Pont de Saint-Cloud
Sentido Mairie de Montreuil
République
Sentido Châtelet
Sentido Mairie des Lilas
République

République é uma estação das linhas 3, 5, 8, 9 e 11 do Metrô de Paris. Ela se situa na Place de la République, no limite dos 3.º, 10.º e 11.º arrondissements de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada sob a Place de la République, com as plataformas da linha 3 sendo situadas na parte leste da praça, na direção da Avenue de la République. As da linha 5 são ao noroeste da praça, na entrada do Boulevard de Magenta. As das linhas 8 e 9 são a oeste da praça na saída do Boulevard Saint-Martin. Finalmente, as plataformas da linha 11 são ao nordeste no início da Rue du Faubourg-du-Temple.

História[editar | editar código-fonte]

A estação, em 1904.

A estação foi inaugurada em 19 de outubro de 1904 com a entrada em serviço do primeiro trecho da linha 3 entre as estações Avenue de Villiers (hoje Villiers) e Père Lachaise.

A estação da Linha 5 foi inaugurada em 15 de novembro de 1907, 11 meses após a inauguração de sua extensão de Place Mazas (hoje Quai de la Rapée) para Lancry (hoje Jacques Bonsergent), ao mesmo tempo que a abertura da extensão desta última para Gare du Nord. Até então, os trens passavam aí sem parar.

Antes da malha do RER, ela detinha o recorde de maior número de partidas, cinco (agora igualada por Châtelet com a chegada da linha 14).

A estação foi a primeira da rede a se beneficiar de elevadores, em 1910[1].

O cruzamento destas cinco linhas de metrô impôs a criação de um complexo sistema de corredores para permitir o movimento sem atrito dos viajantes. Pelas linhas que ela conecta, a estação é diretamente acessível a partir de diversas comunas do subúrbio próximo parisiense.

A estação deve seu nome à sua localização sob a Place de la République, assim chamada como parte do projeto para erguer a atual Estátua da República em seu centro.

A estação é a sexta da rede em termos de tráfego, com 17 095 806 passageiros entrando no ano 2011[2] ou 16 953 175 passageiros entrando em 2013[3]. Este número não reflete a frequência da estação, desde que em 2006 houve uma média de 114 000 passageiros de entrada por dia de trabalho (e portanto de saída) e 147 000 passageiros que realizaram uma correspondência entre duas linhas de metrô[4]. O tráfego no sábado é significativamente inferior, uma vez que se havia contado 40 000 passageiros de entrada, também em 2006.

Ela foi renovada em 2009/2010, o que permitiu a renovação da iluminação e das telhas de faiança, a implementação de uma nova sinalização, de uma bilheteria e de um "contra-clube", bem como a criação de quatro frentes de venda automática, tudo em antecipação da renovação planejada pela Prefeitura de Paris da Place de la République[5]. Os trabalhos de renovação da praça na superfície são no entanto suspeitos de ser a causa de muitos infiltrações de água na estação, reduzindo a zero o reparo feito três anos antes. O custo das reparações foi estimado em oito milhões de euros[6].

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

Uma entrada da estação com um mastro Dervaux.

A estação dispõe de nove acessos:

Plataformas[editar | editar código-fonte]

A estação é de configuração padrão com duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô em todas as linhas.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 20, 56, 75 e 91 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N01, N02, N12, N23, N141 e N142 da rede de ônibus Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Galeria de fotografias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jean Tricoire. Un siècle de métro en 14 lignes. De Bienvenüe à Météor. [S.l.: s.n.] p. 83 .
  2. Entrants annuels provenant de l'extérieur de la station (voie publique, correspondances bus, réseau SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr
  3. Tráfego anual de entrada da estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  4. Place de la République, Diagnostic, documento de estudos da Apur para a renovação da Place de la République, página 50.
  5. «Ville, rail & transports» (em francês). ISSN 2104-0028 
  6. «Les infiltrations gangrènent la station de métro République». Le Parisien (em francês) .
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação République (Metrô de Paris)