Estação de Malesherbes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Estação de Malesherbes é uma estação ferroviária francesa na linha de Villeneuve-Saint-Georges a Montargis, localizada no território da comuna de Le Malesherbois, no departamento de Loiret, na região do Centre-Val de Loire.

É uma estação da Société Nationale des Chemins de Fer Français (SNCF), servida pelos trens da linha D do RER, da qual constitui o terminal de um ramal operado separadamente. Ela está localizada a uma distância de 76,644 km de Paris-Gare-de-Lyon.

Situação ferroviária[editar | editar código-fonte]

Estação de junção, está localizada no ponto do quilômetro (PK) 76.644 da linha de Villeneuve-Saint-Georges a Montargis, após a estação Boigneville, no PK 26.150 da linha de Bourron-Marlotte - Grez a Malesherbes parcialmente usada no tráfego de carga e em PK 177,8 na linha Aubrais - Orléans em Malesherbes (também frete parcial). Sua altitude é de 71 m.

História[editar | editar código-fonte]

Vista da estação no início do XX XX século .

A Compagnie des chemins de fer de Paris à Lyon et à la Méditerranée (PLM) põe em serviço o trecho de Maisse a Montargis, no qual se encontra a estação de Malesherbes, em 5 de maio de 1867.

De 14 de dezembro de 2008 até 15 de dezembro de 2013, os trens que partiam da estação Malesherbes não serviam mais a parte norte da ligne D e tinham como destino a estação Châtelet - Les Halles ou Paris-Gare-de-Lyon.

Em 2018, segundo estimativas da SNCF, o atendimento anual da estação foi de 476 200 passageiros, número arredondado para a centena mais próxima.[1]

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Deux rames Z 20500 garées voie B et C. Elles repartiront en direction de Corbeil/Paris
Dois trens Z 20500 estacionados nas linhas B e C. Eles partirão na direção de Corbeil/Paris.

Estação SNCF da rede Transilien,[2] tem seu histórico edifício de passageiros aberto todos os dias.

Como a estação está localizada na região de Centre-Val de Loire, o preço do transporte público na Île-de-France não é teoricamente aplicável; existe uma tolerância, no entanto, sob certas condições.

Ligação[editar | editar código-fonte]

A estação é servida por trens da linha D do RER, da qual é um dos terminais sul (D4).

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

As linhas de ônibus passam nas proximidades: linhas 14 e 22 da rede de mobilidade interurbana (Rémi) da região Centre-Val de Loire e linha 184.014 da Cars Bleus.

Serviços de mercadorias[editar | editar código-fonte]

Esta estação está aberta ao serviço de carga.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Fréquentation en gares». ressources.data.sncf.com SNCF Open Data. 28 de novembro de 2019. Consultado em 4 de fevereiro de 2020 .
  2. Site Transilien SNCF, Les gares Transilien : Malesherbes lire en ligne (consulté le 13 avril 2018).