Estação de Lyon-Part-Dieu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lyon-Part-Dieu
Estação de Lyon-Part-Dieu
A entrada lateral do boulevard Vivier-Merle, place Charles-Béraudier.
Uso atual Estação ferroviária
Estação de metropolitano
Administração SNCF
Linhas Metrô de Lyon
B
Ferroviárias
Eurostar, TGV Lyria, AVE, TGV, Ouigo, Intercités, TER
Tramway
T1, T3, T4, RX
Informações históricas
Inauguração 13 de junho de 1983 (40 anos)
Localização
Localização 5 Place Charles-Béraudier
69003 Lyon

A Estação de Lyon-Part-Dieu é uma estação ferroviária francesa da cidade de Lyon, localizada no distrito de La Part-Dieusede da Metrópole de Lyon, na região Auvérnia-Ródano-Alpes.

Estação da Société nationale des chemins de fer français (SNCF), ela recebe os tráfegos internacionais, nacionais e regionais e é a primeira estação europeia pelo número de passageiros em transferência[1].

Situação ferroviária[editar | editar código-fonte]

A estação de Lyon-Part-Dieu é localizada no ponto quilométrico (PK) 5,010[2] da linha de Lyon-Perrache à Genève (frontière) e no PK 507,525[2] da Linha de Collonges - Fontaines à Lyon-Guillotière a 177 m de altitude.

História[editar | editar código-fonte]

Correspondências[editar | editar código-fonte]

A estação de Lyon-Part-Dieu é localizada no ponto quilométrico (PK) 5,010[2] da linha de Lyon-Perrache à Genève (frontière) e no PK 507,525[2] da Linha de Collonges - Fontaines à Lyon-Guillotière a 177 m de altitude.

A estação de Lyon-Part-Dieu é uma das primeiras estações de transferência da SNCF ao níveis internacionais, nacionais e regionais. É servido por muitos TGV, trens Intercités e trens TER Rhône-Alpes. As três relações regionais que têm o maior tráfego são Lyon - Grenoble, Lyon - Valence e Lyon - Saint-Étienne.

Desde a entrada em funcionamento da LGV Rhin-Rhône, em 11 de dezembro de 2011, os TGV ligam diretamente Lyon Part-Dieu para a Alemanha, via Estrasburgo, Baden-Baden, Karlsruhe, Mannheim e Frankfurt am Main. Desde 15 dezembro de 2013, os AVE (trens de alta velocidade da Renfe) ligam diretamente para Part-Dieu de Lyon, em Barcelona. Finalmente, desde o 14 de dezembro de 2014, uma viagem de ida diária é fornecido pelo TGV entre Lyon-Part-Dieu e Milão através de Turim.

Desde o 2 de abril de 2013, recebe também os trens de baixo custo Ouigo fornecendo a ligação entre Marne-la-Vallée-Chessy e Lyon-Part-Dieu[3]. Além disso se juntaram, a 15 dezembro de 2015, uma viagem de ida a partir de Rennes e outra de Tourcoing[4].

Finalmente, a estação é servida pela ligação regular Eurostar Londres – Lyon – Avinhão – Marselha, a partir de 01 de maio de 2015[5].

Projetos[editar | editar código-fonte]

Vários projetos foram estudados para lidar com a saturação da estação. Três projetos têm particularmente recebido atenção[6] :

  • a criação de um túnel sob Lyon para o TGV ;
  • uma estação subterrânea ;
  • um desvio de uma parte do TGV para a estação de Lyon-Saint-Exupéry TGV.

O prefeito de Lyon, Gérard Collomb, que argumentou a favor de um aterro sanitário[7] se opôs a este título para que os terrenos localizados ao longo do boulevard de Stalingrad sejam dedicados para a expansão da Part-Dieu. Por outro lado, estas soluções são muito caras e difíceis de conseguir dado o subsolo que exigiria um túnel e uma estação a 25 m de profundidade.

Finalmente, o bairro de la Part-Dieu e a estação de trens serão reformados por volta de 2030 sem estação subterrânea : novos acesso para a estação depois da rue Pompidou ao Sul, a criação de locais baixos mais acolhedores e funcionais, reforma dos comércios da estação[8]...

Depósitos lioneses[editar | editar código-fonte]

Existem vários depósitos e oficinas de materiais rodantes em Lyon, incluindo o recente Technicentre TGV de Croix-Barret localizado no bairro de Gerland, no 7e arrondissement, os depósitos de Scaronne, La Mouche, Vénissieux e Lyon-Vaise.

Referências

  1. http://www.sncf.com/fr_FR/html/media/CH0004-Vie-pratique/BR1124-Une-11e-voie-a-Lyon-Part-Dieu/MD0005_20101207-Une-11e-voie-a-Lyon-Part-Dieu.html
  2. a b c d Livre : Nouvelle géographie ferroviaire de la France, par Gérard Blier, tome 2, page 200.
  3. « Le premier TGV low cost Ouigo sur les rails mardi matin à Lyon Perrache », sur LYON mag.com, (consulté le 9 avril 2015).
  4. « Horaires OUIGO du 13/12/2015 au 02/07/2016 »[ligação inativa] [PDF], sur ouigo.com (consulté le 10 novembre 2015).
  5. (fr) « Destination: Lyon-Provence » Arquivado em 27 de outubro de 2016, no Wayback Machine., sur eurostar.com (consulté le 1er mai 2015).
  6. Projet : la Part-Dieu face à son avenir, article du 25 mai 2009, sur archive.wikiwix.com, consulté le 3 juin 2016.
  7. Lyon Pôle Immo: Collomb a « une grande ambition » pour Lyon Part-Dieu
  8. Françoise Sigot, « Lyon, le quartier de la Part-Dieu se réinvente », Traits Urbains, no 72, , p. 38-40

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]