Estafeta (atletismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Estafeta (português europeu) ou revezamento (português brasileiro) designa, em atletismo. o percurso feito por vários elementos de uma equipe. Cada elemento realiza o trajecto que lhe compete, dentro do limite das zonas de transmissão que o regulamento prevê.

Ao iniciar-se uma estafeta, o primeiro elemento, transportando um testemunho (bastão), entrega-o, em mão, ao elemento seguinte da sua equipe, e assim sucessivamente até o último que, mantendo o testemunho com que a sua equipa iniciou a prova, cruzará a linha da meta.

As estafetas que integram os Jogos Olímpicos são as de 4x100 m e as de 4x400 m, tanto para homens como para mulheres. Fora do referido programa, são considerados ainda recordes do mundo para as estafetas, tanto masculinos como femininas, 4x200 m, 4x800 e 4x1500 m.

São também realizadas provas de estafetas em estrada ou no campo por equipes com mais de quatro elementos.