Estandarte Real do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estandarte Real do Reino Unido
Estandarte Real do Reino Unido
Adoção Era Vitoriana
Cores
  Vermelho
  Amarelo
  Azul

O Estandarte Real do Reino Unido (em inglês: The Royal Standard) é a bandeira pertencente a Elizabeth II mediante a sua condição de monarca britânica. A rainha detém mais de dez estandartes pessoais na Comunidade das Nações, mas o Royal Standard é o mais importante de todos, pois representa o poderio da monarca na Grã-Bretanha.

O Estadanrte Real é tradicionalmente fixado nas residências oficiais da rainha e nos veículos oficiais do Governo britânico, mas também pode ser asteado em prédios públicos e governamentais quando da presença da monarca. A única igreja autorizada a portar o estandarte é a Abadia de Westminster e outras igrejas, mesmo que sejam Royal Peculiars não têm este direito.

As residências oficiais da seguem o protocolo de hastear o estandarte somente quando da presença da rainha e quando o estandarte é trocado pela Union Flag seignifica que a rainha não está presente no local. Na Inglaterra o estandarte fica no Palácio de Buckingham e no Castelo de Windsor e na Escócia é hasteado no Palácio de Holyrood e no Castelo de Balmoral. Na Escócia, a rainha também utiliza o Estandarte Real da Escócia.