Everaldo Marques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Everaldo Marques é um narrador esportivo brasileiro.

Atualmente trabalha nos canais ESPN no Brasil, como narrador e apresentador. Narra mais de 20 modalidades, entre elas futebol, basquete, vôlei, tênis, boxe, futebol americano, beisebol, ciclismo, automobilismo, rúgbi, handebol e patinação artística. Também faz parte do grupo de narradores da Rádio Estadão ESPN.

É a voz oficial dos esportes americanos na ESPN, sendo responsável pelas narrações dos principais eventos da NFL, NBA e MLB. Também é o narrador da Volta da França, a mais importante competição do ciclismo de estrada internacional.

Suas transmissões têm como marca a grande quantidade de informações passadas ao telespectador, o que costuma gerar um bom entrosamento com o comentarista. Eclético e estudioso, Everaldo passa a impressão de ser um "especialista" em todas as modalidades.

Apresenta o programa The Book is on the Table, juntamente com Paulo Antunes e André Kfouri e o programa Semana NFL, também com Paulo Antunes. Os dois têm como assuntos as ligas profissionais dos esportes nos Estados Unidos, sendo que o Semana NFL é dedicado ao futebol americano, uma das grandes audiências da ESPN. Além disso, comanda o debate esportivo Fora de Jogo, que debate o futebol internacional com os comentaristas Leonardo Bertozzi, Gian Oddi e Alexandre Oliveira.

Everaldo já fez a narração in loco de duas edições do Super Bowl, a grande decisão do futebol americano, com o blog utilizado para a participação dos telespectadores quebrando os recordes de interatividade do canal nas duas oportunidades. Foram 13 mil comentários na final de 2009 e 23 mil na decisão da temporada seguinte.

No começo de 2010, recebeu da TV Record uma proposta para ser um dos narradores dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas acabou permanecendo nos canais ESPN, por onde participou da cobertura in loco da Copa do Mundo FIFA 2010. Sua transmissão mais importante no torneio foi o duelo das quartas-de-final entre Uruguai x Gana, no estádio Soccer City.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

No início do segundo semestre, foi indicado como um dos dez finalistas do Prêmio Comunique-se, na categoria "Melhor Narrador", sendo o mais jovem entre os concorrentes ao troféu e o único dentre os selecionados que não tem o futebol como o "carro-chefe" de seu trabalho.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Everaldo já passou pela Rádio Jovem Pan, TV Cultura, Rádio 105 FM e site Grande Prêmio, especializado em automobilismo (todos em São Paulo). Trabalhou oito anos na Jovem Pan, onde foi produtor, plantão esportivo, apresentador e repórter de Fórmula 1 em três temporadas, tendo feito a cobertura in loco de 50 GPs.

Coberturas não-esportivas[editar | editar código-fonte]

Também participou de coberturas do jornalismo geral da emissora, como Eleições, e atuou como apresentador do programa de variedades "Rádio Ao Vivo" nas férias do titular, Thiago Gardinalli. Durante sua passagem pela emissora, ganhou o prêmio de Revelação do Ano no veículo rádio em 2001, dado pela ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.