Excelente Discos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Excelente Discos
Empresa detentora Polygram
Fundação 1995
Encerramento 1999
Gênero(s) Vários
País de origem Brasil

Excelente Discos foi um selo fonográfico da Polygram do Brasil criado pelos integrantes da banda Titãs e pelo produtor musical Carlos Eduardo Miranda em 1995, continuando o trabalho que começou com o selo Banguela Records, que ficou ativo entre 1994 até 1995[1]. Com o fechamento da Polygram em 1999, o selo encerrou suas atividades no mesmo ano.

História[editar | editar código-fonte]

Após o fim da Banguela Records que era filiado a Warner Music Brasil, com a troca de gravadora para Polygram. Os músicos do Titãs se dividiram e apenas três deles ficaram no selo: Sérgio Brito, Charles Gavin e Branco Melo, contando ainda com a direção artística do produtor musical Carlos Eduardo Miranda. Tendo como o primeiro lançamento do selo, o primeiro disco da banda Maria do Relento, de Porto Alegre, apadrinhada pelos integrantes do Raimundos, que faz, segundo Miranda, ``uma mistura de música brega com pauleira". Segundo Miranda, o selo continuou seguindo a mesma linha do Banguela, ou seja, dando muito espaço para as bandas novas[1].

O selo foi responsável pelo lançamento de muitos artistas como Maurício Manieri, Capital Inicial, Mundo Livre S/A, Os Ostras, Maria do Relento, entre outros. Um dos grandes sucessos do selo foi o álbum de estréia "Virgulóides?" da banda de samba-rock Virgulóides, que vendeu mais de 200 mil cópias e ainda teve apoio da MTV Brasil[2][3].

O selo encerrou suas atividades após o fim da Polygram em 1999.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Folha de S.Paulo - Ex-integrantes do selo Banguela lançam o Excelente, pela Polygram - 2/10/1995». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 17 de junho de 2021 
  2. Hypeness, Redação (26 de março de 2018). «8 discos brasileiros que têm tudo a ver com Miranda, um dos nossos melhores produtores». Hypeness (em inglês). Consultado em 17 de junho de 2021 
  3. «Excelente Discos». Discogs. Consultado em 17 de junho de 2021