Expedição 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Expedição 4
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Número de tripulantes 3
Lançamento 5 de dezembro de 2001 22:19 UTC - STS-108
Centro Espacial Kennedy
Aterrissagem 19 de junho de 2002 09:57 UTC - STS-111
Centro Espacial Kennedy
Órbitas 3068
Duração 195d 11h 38min
Imagem da tripulação
Bursch, Onufrienko e Walz
Bursch, Onufrienko e Walz
Navegação
Último
Último
Iss expedition 3 mission patch.png Expedição 3
Expedição 5 Expedition 5 insignia (iss patch).png
Próximo
Próximo

Expedição 4 foi a quarta expedição à Estação Espacial Internacional, lançada de Cabo Kennedy em 5 de dezembro de 2001 e terminando em 19 de junho de 2002. Foi realizada com três tripulantes participando de uma estadia de longa duração na ISS, um russo e dois norte-americanos. A missão expandiu o número de experiências científicas, quase dobrando o número realizado pela expedição anterior.

A Expedição 4 teve um total de 195 dias de duração, entre o lançamento e a aterrissagem, sendo 190 deles a bordo da ISS.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da Missão[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

Entre as muitas experiências levadas a cabo pela expedição na microgravidade, algumas delas foram a observação do crescimento de cristais de zeolite, desenvolvimento de um sistema de monitoramento de furacões na Terra, teste do sistema de medição de aceleração no espaço, estudos sobre a quantidade de radiação recebida pelos astronautas durante as atividades extra-veiculares, testes cardiovasculares e biomédicos.1

A Expedição realizou três caminhadas espaciais durante seus seis meses de duração. Em janeiro realizaram duas AEV: realocaram compartimentos de carga da estrutura, instalaram antenas de radioamadores no módulo Zvezda, escudos defletores, quatro experimentos externos na estrutura e substituíram um dispositivo para medir o material expelido por pequenos jatos propulsores da estação. As AEV foram realizadas com os trajes espaciais russos Orlan.

A última AEV, usando trajes espaciais americanos, foi realizada para testes na câmera de compressão, preparando-as para as AEV a serem realizadas pela tripulação da missão STS-110 Atlantis que os visitou em abril de 2002.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]