Facepalm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gesto comum de representação do facepalm

Facepalm, que pode ser traduzido como palma no rosto ou mão no rosto, é uma expressão popular originária da língua inglesa utilizada em fóruns de discussão na Internet. Ela refere-se ao gesto de uma pessoa com as mãos no rosto, em sinal de frustração, constrangimento ou surpresa.[1] [2]

Um exemplo de seu uso na cultura popular é visto em Star Trek: The Next Generation, onde Jean-Luc Picard várias vezes expressou frustração usando este gesto. Facepalmes duplos[3] e triplos também foram observados.

O gesto não é exclusividade do comportamento humano. Um grupo de primatas da espécie Mandrillus sphinx na Inglaterra adotou gesto similar como sinal de vontade de evitar interações sociais ou de estar sozinho.[4] [2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete facepalm.

Referências

  1. MACMILLAN DICTIONARY. Definição de 'facepalm' (em inglês) Macmillan Dictionary. Visitado em 12 de dezembro de 2010.
  2. a b TAYLOR, Kimberly Hayes (9 de agosto de 2011). Stressed brokers can't keep their hands off their faces. Why? (em inglês) MSNBC. Visitado em 14 de agosto de 2011.
  3. http://www.straferight.com/photopost/data/500/medium/double-facepalm.jpg
  4. Meaningful Gesture in Monkeys? Investigating whether Mandrills Create Social Culture (em inglês) NCBI (agosto de 2009). Visitado em 12 de dezembro de 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre comunicação é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.