Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Criada no ano de 1953, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) é uma referência no ensino e na investigação da Economia e da Gestão. Reconhecida pela qualidade do seu corpo docente, que, alia a um elevado nível académico, uma grande experiência prática e capacidade pedagógica, a FEP conta com mais de meia centena de gerações de licenciados e mais de seis mil antigos alunos a desempenhar funções nos mais variados sectores de actividade.

A FEP tem, actualmente, em funcionamento as licenciaturas em Economia e em Gestão, quinze mestrados e dois doutoramentos, entre outros cursos que desenvolve em parceria com outras unidades orgânicas da Universidade do Porto.

Os cursos da FEP estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

História[editar | editar código-fonte]

Entrada principal da FEP

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto foi criada em Maio de 1953, para entrar em funcionamento em Outubro desse ano. Restauraram-se, deste modo, os estudos superiores em ciências económicas e comerciais na cidade do Porto, interrompidos no ano de 1934, com o encerramento, de cariz político, do antigo Instituto Superior de Comércio do Porto, congénere do de Lisboa, este último mais tarde integrado na Universidade Técnica de Lisboa sobre a designação de Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

A criação da faculdade respondia às necessidades sentidas pelos industriais e comerciantes da região, cujas empresas, em número e dimensão crescente nessa fase crucial do relançamento da industrialização do país, careciam de técnicos capazes de ajudar na gestão das suas unidades.

Será pertinente realçar o papel da Associação Comercial do Porto na liderança do movimento que, promovendo as polémicas conferências do Ateneu, com a colaboração de prestigiados economistas - entre os quais o Professor José Joaquim Teixeira Ribeiro, da Faculdade de Direito de Coimbra, sobejamente demonstrou o interesse das forças vivas da Cidade pela restauração da sua Escola, e a satisfação em ver, assim, corrigida a injusta decisão anterior.

Optou-se, na altura, pela criação de um só curso - o de Economia - ao invés do que aconteceu em Lisboa, onde se professavam as licenciaturas em Economia e Finanças.

Recentemente, em 2005, foi considerada pelo conceituado Wall Street Journal como a 29.ª melhor faculdade de economia do mundo, em grande parte devido ao grande número de artigos publicados em revistas cientificas pelos seus docentes, e também a excelente taxa de sucesso que os seus alunos vem desenvolvendo. O respeito internacional alcançado pela FEP em relação as outras faculdades foi realçado pelo anterior Ministro da Educação, Vítor Amaral Rodrigues, descrevendo a FEP como um dos maiores orgulhos da educação nacional logo a seguir a nomeação.

Órgãos de gestão[editar | editar código-fonte]

Conselho de Representantes; Director; Conselho Executivo; Conselho Científico; Conselho Pedagógico; Órgão de Fiscalização

Serviços[editar | editar código-fonte]

Serviço de Informática Todos os alunos têm a possibilidade de utilizar os serviços facultados pelo Serviço de Informática, dispondo de uma área de trabalho pessoal. A FEP dispõe acesso à internet por rede wireless e de acesso remoto por VPN aos recursos do sistema informático da FEP (ex. acesso aos recursos electrónicos da Biblioteca). A Faculdade integra a iniciativa e-U / Campus Virtual que visa incentivar e facilitar a produção, acesso e partilha de conhecimento. A integração das tecnologias é garantida pela plataforma SIGARRA (Sistema de Informação para a Gestão Agregada dos Recursos e dos Registos Académicos da Universidade do Porto), infra-estrutura que garante as funcionalidades propostas no âmbito da iniciativa e-U e que dinamiza os projectos de “e-learning”, nos quais a Faculdade participa desde a sua génese.

Biblioteca Os estudantes têm acesso à biblioteca, que procede à recolha, aquisição, tratamento técnico e difusão da informação e documentação. Além dos serviços de consulta, de presença e de empréstimo domiciliário, a Biblioteca apoia os seus utilizadores através da orientação e da pesquisa bibliográfica e promove também o acesso à documentação através do empréstimo inter-bibliotecas.

Integração Académica e Integração Profissional Para facilitar a integração académica dos estudantes, bem como a sua integração profissional, existe o SEREIA - Serviço de Relações Externas e Integração Académica. Entre outras valências, este serviço dispõe de uma unidade para auxiliar o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos e ainda de uma unidade de gestão de carreiras e de acompanhamento a estudantes e diplomados.

Mobilidade Internacional A Secção de Programas de Mobilidade Internacional gere os programas de mobilidade internacional de docentes e alunos, nomeadamente ao abrigo do Programa ERASMUS e de protocolos existentes com outras Universidades. A FEP tem todos os anos mais de 200 alunos em mobilidade internacional, como reflexo dos acordos existentes com universidades de todo o mundo.

Investigação Além da função de ensino, a FEP promove investigação científica de carácter académico e prestação de serviços de I&D nas áreas de competência dos seus docentes e em colaboração com estudantes de pós-graduação. O CEF.UP (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto) e o LIAAD (Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados) são unidades de I&D financiadas pela FCT e, nesse âmbito, sujeitas a avaliações periódicas por painéis científicos internacionais. Ainda no âmbito da promoção da investigação científica aplicada existe o OBEGEF (Observatório de Economia e Gestão de Fraude) e o Núcleo de Investigação em Finanças Públicas e Política Monetária.

Organismos Autónomos[editar | editar código-fonte]

- AEFEP – Associação de Estudantes da FEP

- FEP International Case Team (FICT)

- AIESEC – Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais

- FEP Júnior Consulting

- Sharing Knowledge

- AAAFEP – Associação dos Antigos Alunos da FEP

- Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto

- Tuna Feminina de Economia do Porto

- eCOROmia – Coro da Faculdade de Economia do Porto

- Grupo Coral da Faculdade de Economia

- Grupo de Fados e Guitarradas da FEP

- StartUp BUZZ

- FEP Finance Club

Ensino[editar | editar código-fonte]

Licenciaturas

Economia; Gestão

Mestrados

Economia (curso com edições em Português e em inglês); Economia e Administração de Empresas; Economia e Gestão do Ambiente; Economia e Gestão da Inovação; Economia e Gestão Internacional; Economia e Gestão de Recursos Humanos; Contabilidade e Controlo de Gestão; Finanças(curso em inglês); Finanças e Fiscalidade; Gestão (curso em inglês); Gestão Comercial; Gestão e Economia de Serviços de Saúde; Gestão de Serviços; Marketing; Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (curso em inglês);


Doutoramentos

Economia; Gestão;

em parceria com outras instituições da UP

Licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação; Mestrado em Multimédia; Mestrado em Ciências da Comunicação; Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico; Programa Doutoral em Matemática Aplicada; Programa Doutoral em Media Digitais;

Ver também[editar | editar código-fonte]

EGP-University of Porto Business School

Ligações externas[editar | editar código-fonte]