Saltar para o conteúdo

Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Faculdade de Economia da Universidade do Porto
FEP
Fundação 1953 (71 anos)
Instituição mãe Universidade do Porto
Localização Porto, Portugal
Diretor(a) Óscar Afonso
Página oficial https://www.up.pt/fep/pt/

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) é um estabelecimento de Ensino Superior da Universidade do Porto[1] dedicado ao ensino universitário nas principais áreas de Economia e Gestão.

Criada no ano de 1953, considerada hoje uma referência no Ensino e na Investigação nas áreas de Economia, em Gestão e em Finanças, é uma das melhores e mais prestigiadas Faculdades do país na área dos negócios, estando no topo em rankings nacionais e internacionais[2].

Possui também um grupo de Ciências Sociais ligado, sobretudo, à Sociologia. É reconhecida pela qualidade do seu corpo docente, que alia, a um elevado nível académico, uma grande experiência prática e capacidade pedagógica, a FEP conta com mais de meia centena de gerações de licenciados e mais de seis mil antigos alunos a desempenhar funções nos mais variados sectores de actividade.

A FEP tem, actualmente em funcionamento, as Licenciaturas em Economia e em Gestão, dezasseis Mestrados e Doutoramentos em Economia e em Gestão. Tem também outros cursos de Mestrado que desenvolve e lecciona em parceria com outras unidades orgânicas da mesma Universidade, a Universidade do Porto.

Uma parte do ensino e dos docentes da FEP encontra-se ligado à Porto Business School (PBS) que é uma Escola exclusiva de Pós Graduações e MBA pertencente à Universidade do Porto. O Grupo de Ciências Sociais encontra-se ligado ao Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Os cursos da FEP estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e pela AACSB, Association to Advance Collegiate Schools of Business, que certifica as melhores Faculdades de Negócios do mundo.[3] Tem também diversas outras acreditações e afiliações.

Entrada principal da FEP

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto foi criada em Maio de 1953, para entrar em funcionamento em Outubro desse ano. Restauraram-se, deste modo, os estudos superiores em ciências económicas e comerciais na cidade do Porto, interrompidos no ano de 1934, com o encerramento, de cariz político, do antigo Instituto Superior de Comércio do Porto, congénere do de Lisboa, este último mais tarde integrado na Universidade Técnica de Lisboa sobre a designação de Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

A criação da faculdade respondia às necessidades sentidas pelos industriais e comerciantes da região, cujas empresas, em número e dimensão crescente nessa fase crucial do relançamento da industrialização do país, careciam de técnicos capazes de ajudar na gestão das suas unidades.

Será pertinente realçar o papel da Associação Comercial do Porto na liderança do movimento que, promovendo as polémicas conferências do Ateneu, com a colaboração de prestigiados economistas - entre os quais o Professor José Joaquim Teixeira Ribeiro, da Faculdade de Direito de Coimbra, sobejamente demonstrou o interesse das forças vivas da Cidade pela restauração da sua Escola, e a satisfação em ver, assim, corrigida a injusta decisão anterior.

Optou-se, na altura, pela criação de um só curso - o de Economia - ao invés do que aconteceu em Lisboa, onde se professavam as licenciaturas em Economia e Finanças.

Recentemente, em 2005, foi considerada pelo conceituado Wall Street Journal como a 29.ª melhor faculdade de economia do mundo, em grande parte devido ao grande número de artigos publicados em revistas científicas pelos seus docentes mas também devido à excelente taxa de sucesso que os seus alunos vem desenvolvendo. O respeito internacional alcançado pela FEP em relação as outras faculdades foi realçado pelo anterior Ministro da Educação, Vítor Amaral Rodrigues, descrevendo a FEP como um dos maiores orgulhos da educação nacional.

A 7 de julho de 2023, foi agraciada com o grau de Membro-Honorário da Ordem do Mérito.[4]

Órgãos de gestão

[editar | editar código-fonte]

Conselho de Representantes; Director; Conselho Executivo; Conselho Científico; Conselho Pedagógico; Órgão de Fiscalização

Serviço de Informática Todos os alunos têm a possibilidade de utilizar os serviços facultados pelo Serviço de Informática, dispondo de uma área de trabalho pessoal. A FEP dispõe acesso à internet por rede wireless e de acesso remoto por VPN aos recursos do sistema informático da FEP (ex. acesso aos recursos electrónicos da Biblioteca). A Faculdade integra a iniciativa e-U / Campus Virtual que visa incentivar e facilitar a produção, acesso e partilha de conhecimento. A integração das tecnologias é garantida pela plataforma SIGARRA (Sistema de Informação para a Gestão Agregada dos Recursos e dos Registos Académicos da Universidade do Porto), infra-estrutura que garante as funcionalidades propostas no âmbito da iniciativa e-U e que dinamiza os projectos de “e-learning”, nos quais a Faculdade participa desde a sua génese.

Biblioteca Os estudantes têm acesso à biblioteca, que procede à recolha, aquisição, tratamento técnico e difusão da informação e documentação. Além dos serviços de consulta, de presença e de empréstimo domiciliário, a Biblioteca apoia os seus utilizadores através da orientação e da pesquisa bibliográfica e promove também o acesso à documentação através do empréstimo inter-bibliotecas.

Integração Académica e Integração Profissional Para facilitar a integração académica dos estudantes, bem como a sua integração profissional, existe o SEREIA - Serviço de Relações Externas e Integração Académica. Entre outras valências, este serviço dispõe de uma unidade para auxiliar o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos e ainda de uma unidade de gestão de carreiras e de acompanhamento a estudantes e diplomados.

Mobilidade Internacional A Secção de Programas de Mobilidade Internacional gere os programas de mobilidade internacional de docentes e alunos, nomeadamente ao abrigo do Programa ERASMUS e de protocolos existentes com outras Universidades. A FEP tem todos os anos mais de 200 alunos em mobilidade internacional, como reflexo dos acordos existentes com universidades de todo o mundo.

Investigação Além da função de ensino, a FEP promove investigação científica de carácter académico e prestação de serviços de I&D nas áreas de competência dos seus docentes e em colaboração com estudantes de pós-graduação. O CEF.UP (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto) e o LIAAD (Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados) são unidades de I&D financiadas pela FCT e, nesse âmbito, sujeitas a avaliações periódicas por painéis científicos internacionais. Ainda no âmbito da promoção da investigação científica aplicada existe o Núcleo de Investigação em Finanças Públicas e Política Monetária.

Organismos Estudantis

[editar | editar código-fonte]

- AEFEP – Associação de Estudantes da FEP

- eCOROmia – Coro da Faculdade de Economia do Porto

- FEP Economics Society - FES

- FEP First Connection (www.firstconnection.pt)[5]

- FEP International Case Team (FICT)

- AIESEC – Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais

- FEP Junior Consulting

- Sharing Knowledge

- AAAFEP – Associação dos Antigos Alunos da FEP

- Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto

- Tuna Feminina de Economia do Porto

- Grupo Coral da Faculdade de Economia

- Grupo de Fados e Guitarradas da FEP

- StartUp BUZZ

- FEP Finance Club

- Experience Upgrade Program (EXUP)

- Linking Students

EGP-University of Porto Business School

Referências

  1. https://eco.sapo.pt/2020/03/02/mais-de-50-empresas-vao-recrutar-a-faculdade-de-economia-do-porto/
  2. «FEP e Porto Business School entre as melhores escolas de negócios do mundo». Notícias U.Porto. 28 de outubro de 2019. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  3. «Find AACSB-Accredited Business Schools | AACSB». www.aacsb.edu. Consultado em 24 de outubro de 2021 
  4. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Faculdade de Economia da Universidade do Porto". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 17 de agosto de 2023 
  5. «Página da FEP First Connection» 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Faculdade de Economia da Universidade do Porto