Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Faculdade de Medicina da UFJF
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora
FM - UFJF
Lema Lvmina Spargere
Tipo de instituição Pública, Federal
Localização Juiz de Fora, Minas Gerais
Reitor(a) Marcus Vinícius David
Vice-reitor(a) Girlene Alves da Silva
Diretor(a) Maria Cristina Vasconcellos Furtado
Vice-diretor(a) Tadeu Coutinho
Página oficial www.ufjf.br

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (FM - UFJF), foi criada na década de 50. Atualmente a Faculdade de Medicina se localiza ao lado do HU/CAS, próximo ao campus da UFJF, na cidade de Juiz de Fora.

A graduação de Medicina da UFJF é realizada em 6 anos, em sistema semestral, dividida em 12 períodos. Atualmente, os 8 primeiros períodos correspondem ao curso teórico e os 4 últimos ao curso profissionalizante (Internato Médico Obrigatório). A Faculdade de Medicina da UFJF conta com dois Hospitais Universitários - sede Santa Catarina e sede Dom Bosco (HU/CAS).

Conceito de curso[editar | editar código-fonte]

Exemplo de manequim de simulação médica: SimBaby

O curso de medicina garantiu o conceito máximo (conceito 5) em avaliação do INEP/MEC (Ministério da educação).[1][2]

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora é a primeira na América Latina a ter ultrassonografia clínica no currículo (Ecografia clínica). O objetivo é disseminar o uso do ultrassom já na consulta e não como um exame complementar. O programa foi desenvolvido com base no método proposto pelo professor Richard Hoppmann, da University of South Carolina School of Medicine.

A Faculdade conta com recursos didáticos avançados, como simuladores de situações clínicas de risco, como parto, crises de hipertensão etc. O laboratório possui 3 aparelhos (SimMan, homem adulto, SimBaby, bebê, e SimMom, grávida).

Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES)[editar | editar código-fonte]

Participante do Programa de Pós-Graduação em Saúde da UFJF, o NUPES foi criado e é dirigido pelo psiquiatra e parapsicólogo espírita Alexander Moreira-Almeida, contando com uma ampla gama de pesquisadores em âmbito nacional e internacional. O NUPES tem por missão "desenvolver pesquisas interdisciplinares de excelência sobre as relações entre espiritualidade e saúde" e também "provê informações atualizadas e confiáveis à população através de constantes entrevistas à imprensa falada, escrita e televisiva."[3][4]

Referências

  1. «Curso de Medicina alcança nota máxima em avaliação do Inep | Secretaria de Comunicação – UFJF». www.ufjf.br. Consultado em 21 de julho de 2015 
  2. DTI, Secretarias de Educaocao Superiro requisitou a Celula A da Diretoria de Tecnologia da Informacao e Comunicacao (DTI), Ministerio da Educacao -. «e-MEC - Sistema de Regulação do Ensino Superior». emec.mec.gov.br. Consultado em 21 de julho de 2015 
  3. UFJF: Mediunidade não está atrelada à esquizofrenia, diz pesquisa; 10/05/2010. Universia - notícias. Página visitada em 25/03/2014.
  4. «Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde». NUPES/UFJF. Consultado em 26 de Abril de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.