Federico da Montefeltro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Federico da Montefeltro
Retrato de Federico da Montefeltro por Piero della Francesca
Nascimento 7 de junho de 1422
Gubbio
Morte 10 de setembro de 1482 (60 anos)
Ferrara

Federico III da Montefeltro, em italiano Federico da Montafeltro (7 de junho de 142210 de setembro de 1482), foi o duque de Urbino sob o nome de Federico III. Era filho ilegítimo de Guidantonio da Montefeltro. Nasceu em Gubbio, comuna italiana da região da Umbria, província de Perugia.

Comandante e estrategista militar, Montefeltro foi também um homem das letras e investiu no mecenato cultural. Aos 22 anos assumiu o governo de Urbino que, durante o seu reinado (1444 – 1482) passa a ser um centro econômico e cultural do Renascimento.

Baldassare Castiglione, em O Cortesão, escreveu o seguinte a respeito do duque de Urbino, Federico da Montefeltro: "com imensas despesas, reuniu um grande número de magníficos e raros livros gregos, latinos e hebraicos, os quais guarneceu de ouro e prata, considerando que essa fosse a maravilha suprema de seu magnífico palácio".

Trata-se do acervo do duque de Urbino, uma das maiores bibliotecas do Renascimento italiano[1] , com as obras completas de São Tomás de Aquino, Dante Degli Alighieri e Giovanni Boccaccio, todos os estudos de medicina do período, diversas enciclopédias e as coleções mais importantes de teologia, geografia, poesia, história e astrologia. Seu palácio tornou-se ponto de encontro de arquitetos, pintores e escritores, todos patrocinados por Montefeltro, conhecido como “A luz da Itália”.[2]

Morreu atingido pela febre em setembro de 1482 em Ferrara, aonde veio para comandar o exército de Hércules I d'Este na Guerra de Ferrara contra a República de Veneza.

Referências

  1. Cecil H. Clough. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes. jstor.org. Página visitada em 13 de abril de 2012.
  2. Marche Voyager Duke Federico of Montefeltro. le-marche.com. Página visitada em 13 de abril de 2012.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gino Franceschini. I Montefeltro Collana della cooperativa culturale Politecnico Grandi famiglie. Milão: Dall'Oglio, 1970.
  • Pierantonio Paltroni. In: Walter Tommasoli. Commentari della vita et gesti dell'illustrissimo Federico Duca d'Urbino Collana di studi e testi Quaderni di "Notizie da Palazzo Albani": Collana di studi e testi. Urbino: Accademia Raffaello, 1966.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Federico da Montefeltro
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.