Força Policial do Myanmar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Força Policial do Myanmar

Escudo de Armas da Foraç Policial do Myanmar
País Myanmar Myanmar
Subordinação Ministério dos Negócios do Interior
Missão Gendarmaria
Criação 1964
Logística
Efetivo 93000 militares
Insígnias
Bandeira
Comando
Comandante Major General Swe Thet Myint
Sede
Guarnição Nepiedó
Página oficial http://www.myanmarpoliceforce.org

Força Policial do Myanmar, formalmente conhecida como Força de Polícia do Povo (em birmanês: ပြည်သူ့ရဲတပ်ဖွဲ့; MLCTS: Pyi Thu Yae Tup Pwe), foi criada em 1964 como um departamento independente sob o Ministério dos Negócios do Interior.

História[editar | editar código-fonte]

A polícia no Myanmar, antiga Birmânia, tem uma longa história, incluindo a força nacional de polícia da Birmânia, que possui pequenas funções e jurisdições.

Durante o mandato britânico na Birmânia, a Polícia Imperial Indiana (Indian Imperial Police) foi a primeira força de segurança na região até 1937, quando esta foi separada da Índia Britânica.

Em 1872, o terceiro prefeito do Distrito de Mergui, Sir Ashly Din (1870-1875) estabeleceu o primeiro oficial de polícia a ficar em Maliwan, uma vila 24 milhas ao norte do atual Victoria Point.

Talvez o mais famoso policial na Birmânia nesse período tenha sido o autor George Orwell, o qual, em 1922, ingressou na Polícia Imperial Indiana na Birmânia.

Após a independência, em 1948, foram sendo criadas diversas agências policiais e sendo ampliadas em suas estrutura, até o estabelecimento, em 1964, da atual Força Policial do Myanmar, agrupando todas das forças policiais locais que existiam nos moldes britânicos. Em março de 1988, seguida a morte de dois estudantes durante protestos pró democracia, estudantes marcharam até a Rodovia de Prome e entraram em confronto em Inya Lake com a força de segurança e polícia anti-distúrbios Lon Htein o que resultou em vários feridos, mortos e afogados.

Ela foi reorganizada em 1º de outubro de 1995 e informalmente faz parte da Tatmadaw (Forças Armadas de Myanmar).

Organização[editar | editar código-fonte]

O atual diretor geral da Força Policial de Myanmar é o Major General Zaw Win, com seu quartel general na cidade de Nepiedó. Sua estrutura de comando se baseia na jusrisdição civil. Cada um dos sete estados do Myamnar e sete divisões tem sua própria força policial, com quarteis generais em suas respectivas capitais.[1]

Força policial dos Estados e Divisões

Existem 14 forças policiais nos estados e divisões do país, mais três forças policiais adicionais comandadas por brigadeiros ou coronéis de Polícia. Suas jurisdições são divididas de acordo com a Administração Civil, tendo os estados e divisões o mesmo status.

Departamentos especiais

Existem quatro departamentos especiais, com os dois primeiros comandados por um brigadeiro policial e os dois restantes por coronéis.

  • Departamento de Inteligência Especial
  • Departamento de Investigação Criminal 
  • Departamento de Polícia Ferroviária
  • Departamento de Desenvolvimento Policial
  • Polícia de Tráfego de Myanmar
  • Força de Polícia Marítima
  • Força de Polícia de Aviação
  • Força de Investigação Financeira
  • Força Policial Anti-tráfico Humano
  • Força Policial de Segurança Turística
  • Força Policial de Segurança de Campos de Petróleo
  • Força Policial de Segurança Florestal
  • Força Policial de Rodovias
  • Força Policial de Guarda de Fronteira
Centros de treinamento

Existem três centros de treinamento, um Instituto Central de Treinamento da Força Policial do Myanmar e três Destacamentos de Treinamento Policial. As forças policiais dos estados e divisões têm seus próprios centros de treinamento para cursos de aperfeiçoamento profissional e de formação de graduados.

Batalhões de Polícia de Combate

Existem dezesseis batalhões de Polícia para realizar os sergiços gerais de segurança subordinados ao Comando de Controle de Batalhões. Os comandantes de batalhões são tenente-coronéis policiais. Como a população das cidades de Rangoon e Mandalay aumentam diariamente, problemas econômicos, sociais e políticos, cresceram a ponto de levar a uma emergência de agitações e sabotagens. Fez-se necessária a prevenção da destruição e assédio, VIP e empresas, segurança de diplomatas e suas embaixadas. Sete desses batalhões de polícia estão situados em divisões da cidade de Yangon, dois em Mandalay e três em Arakan, um em Sagaing, um no estado de Mon, um em Pegu e um em Prome.

Forças-Tarefa Anti Narcóticos

Vinte e seis forças-tarefa antinarcóticos foram criadas sob a direção do Comitê Central para o Controle do Abuso de Drogas.

Estrutura hierárquica[editar | editar código-fonte]

Oficiais
Major General Policial
General de Brigada Policial
Coronel Policial
Tenente Colonel Policial
Major Policial (comandante policial local)
Capitão Policial (subcomandante policial local)
Tenente (comandante de posto policial)
Segundo-Tenente
Graduados
Suboficial Policial
Sargento Policial
Cabo Policial
Anspeçada Policial