Fortaleza de Saladino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Krak des Chevaliers e Fortaleza de Saladino *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Saone.jpg
Fortaleza de Saladino
País Síria
Critérios (ii)(iv)
Referência 1229
Coordenadas 35° 35′ N 36° 3′ E(Lataquia, Síria)
Histórico de inscrição
Inscrição 2006  (30ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

A Fortaleza de Saladino, Qal'at Saladino ou Cidadela de Saladino é um castelo na Síria. Fica a cerca de 30 km a norte da cidade de Lataquia, em terreno alto e montanhoso, num tergo entre duas profundas ravinas e rodeado por floresta.

Uma das mais espectaculares características da fortaleza é o canal de 28 metros de profundidade, que foi escavado da rocha provavelmente pelos bizantinos (pode ter sido completado na época das Cruzadas). Este canal, com 156 metros de comprimento, fica no lado este, e tem entre 14 e 20 metros de largura.

A entrada para o castelo fica no lado sul da fortaleza. À direita da entrada está uma torre, um baluarte construído na época das Cruzadas. Há outra alguns metros mais longe. Há uma cisterna para armazenamento de água e alguns estábulos a seguir a uma enorme torre de menagem. Esta torre de menagem tem muralhas de 5 metros e cobre uma área de 24 m². Mais a norte, está o portão onde costumava estar a ponte levadiça. Evidentes são também a cidadela bizantina, no centro da fortaleza, outra enorme cisterna, a casa de chã das cruzadas, e uma igreja das cruzadas junto a uma de duas igrejas bizantinas.

As adições árabes ao castelo incluem uma mesquita, que data ao reinado do sultão mameluco Qalawun, e um palácio, que inclui banhos com pátios e iwans.