Fréjus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fréjus
—  Comuna francesa França  —
Câmara municipal de Fréjus
Câmara municipal de Fréjus
Bandeira de Fréjus
Bandeira
Brasão de armas de Fréjus
Brasão de armas
Fréjus está localizado em: França
Fréjus
Localização de Fréjus na França
43° 25' 59" N 6° 44' 13" E
País  França
Região Blason région fr Provence-Alpes-Côte d'Azur.svg Provence-Alpes-Côte d'Azur
Departamento Blason département fr Var.svg Var
Área
 - Total 102,27 km²
População (2010)[1]
 - Total 51 839
    • Densidade 506,9/km2 
Código Postal 83600
Código INSEE 83061

Fréjus é uma comuna francesa situada no departamento do Var da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur.

História[editar | editar código-fonte]

Ruínas do aqueduto romano de Fréjus.

Durante a Antiga Roma, a cidade era conhecida como Fórum Júlio (em latim: Forum Iulii) tal como atesta a correspondência entre Planco e Cícero datada de 43 a.C.. O porto de Fórum Júlio acolheu as galeras de Marco António tomadas por Otaviano após a batalha de Áccio em 31 a.C.. Pouco depois, a partir de 29 a.C., a cidade converteu-se em colónia e foi povoada com veteranos da Legio VIII Augusta. Com Augusto toma o título Forum Iulii Octavanorum colonia, quae Pacensis appellatur et Classica, tal como cita Plínio, o Velho[2] e desenvolve-se em torno da atividade económica gerada por ser uma das bases militares da frota romana do mar Mediterrâneo. Da época de Tibério e posterior, data a maioria dos edifícios e equipamentos que chegaram à época contemporânea, como o Anfiteatro de Fréjus, o aqueduto, o farol, as termas ou o teatro. Cneu Júlio Agrícola (40-93) nasceu em Fórum Júlio e completou a conquista romana da Britânia. Sendo sogro do historiador Cornélio Tácito, este dedicou-lhe uma biografia onde se evoca o carácter de antiga e ilustre colónia de Fórum Júlio.

Entre os séculos VII e IX, invasores islâmicos e piratas saquearam a cidade. Os monumentos da época romana ficaram em ruínas, e o século X já pouco restava da colónia. A silte do mar entupiu o porto e levou à formação de um pântano, que separou a vila do mar.

No início do século XVI, Fréjus era um importante local de produção e comércio de trigo, vinha, pesca, pecuária e olaria, que lhe permitiu crescer demograficamente apesar das invasões de 1524 e 1536, ou da guerra de religião de 1561 a 1563, contando com seis milhares de residentes em 1580[3] .

Referências

  1. Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês). www.insee.fr. INSEE (dezembro de 2012). Página visitada em 3 de abril de 2013.
  2. Plínio, o Velho, III, 35
  3. Histoire de Fréjus jusqu’en 1550.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.