Freenet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Freenet
Logotipo oficial
Captura de tela
Freenet
Página inicial do FProxy (Freenet 0.7)
Desenvolvedor The Freenet Project[1]
Plataforma Java
Lançamento 18 de setembro de 2000 (23 anos)
Versão estável 0.7.5 (Build 1467) (23 de novembro de 2014; há 9 anos)
Idioma(s) inglês, francês, italiano, alemão, holandês, espanhol, português, sueco, norueguês, chinês[2]
Escrito em Java
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) anonimato, peer-to-peer, friend-to-friend
Licença GNU General Public License
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial https://freenetproject.org

Freenet é uma plataforma peer-to-peer de comunicação anti-censura. Ele usa um sistema de arquivos distribuído descentralizado para manter e fornecer informações, e tem uma suíte de software livre para publicação e comunicação na Web, sem medo de haver censura.[3][4] Ambas Freenet e algumas de suas ferramentas associadas foram originalmente desenvolvidas por Ian Clarke, que definiu a meta da Freenet como proporcionar a liberdade de expressão na Internet, com forte proteção do anonimato.[5][6]

Uma exposição sobre P2P não estaria completa sem mencionar a Freenet. A prioridade da Freenet é a liberdade de expressão e o anonimato. Para obter isso, a comunicação entre os nós é cifrada, assim como a informação armazenada em cada nó. O usuário contribui com um pedaço do seu HD, mas ele não sabe o que exatamente está armazenado lá.

A rede responde adaptativamente a padrões de uso, replicando dinamicamente a informação para que ela fique mais próxima de onde ela é mais requisitada -- o que tem sido chamado de transparent lazy replication. Isso otimiza o uso da banda e tem implicações que vão muito além do simples compartilhamento de arquivos.

A Freenet pretende ser um novo paradigma para a Internet. Quanto à questão do copyright, Ian Clarke é radical:

  • "O problema central do copyright é que o seu cumprimento exige o monitoramento das comunicações, e você não pode ter garantia de liberdade de expressão se alguém está monitorando tudo o que você diz.(...)
  • Você não pode garantir liberdade de expressão e cumprir a lei de copyright. É por essa razão que a Freenet, um sistema projetado para proteger a liberdade de expressão, tem de impedir o cumprimento do copyright."
    • O link original do projeto é freenetproject.org E é uma rede patrocinada e mantida por micro pagamentos voluntários.

Referências

  1. «People» (em inglês). Freenet: The Free Network official website. 22 de setembro de 2008. Consultado em 16 de janeiro de 2015 
  2. Language specific versions of Freenet, GitHub: Freenet.
  3. What is Freenet?, Freenet: The Free network official website.
  4. Taylor, Ian J. From P2P to Web Services and Grids: Peers in a Client/Server World. London: Springer, 2005.
  5. Cohen, Adam (26 June 2000). «The Infoanarchist». TIME Magazine. Consultado em 18 December 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  6. Beckett, Andy (26 November 2009). «The dark side of the internet». The Guardian. Consultado em 26 November 2009  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda) Archived at WebCite The Guardian writes about Freenet (Ian Clarke's response) Archived at WebCite
Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.