Fronteira Kosovo–Macedónia do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fronteira Kosovo-Macedônia)
Fronteira Kosovo–Macedónia do Norte
Delimita: Kosovo
Macedónia do Norte Macedônia do Norte
Comprimento: 159 km
Posição: 272A
Criação: 2007
Traçado atual: 2010
Passagem de fronteira mais importante entre os dois países.

A fronteira entre Kosovo e Macedônia do Norte é uma linha de 159 km de extensão[1] que separa o sudeste de Kosovo do noroeste da Macedônia do Norte.

A partir da tríplice fronteira Kosovo-Sérvia-Macedônia do Norte (próximo a Presevo, Sérvia), vai numa linha sinuosa em cerca de 20% de sua extensão rumo sudoeste até o rio Lepenec. Daí o trajeto é de 10% da extensão total rumo noroeste, até as proximidades de Strpce, Kosovo. O trecho seguinte, 30% da extensão total é na direção sudoeste, depois mais 35% na direção sul, até o extremo sul de Kosovo, no rio Radika. Essa fronteira se completa num curto (5%) trecho sinuoso rumo oeste até a tríplice fronteira Kosovo-Macedônia do Norte-Albânia

Essa fronteira passou a ser considerada como existente com o reconhecimento pelo Tribunal Internacional de Justiça (ONU) de Haia da independência do Kosovo do domínio da Sérvia em julho de 2010.

História[editar | editar código-fonte]

A fronteira remonta à fundação da República Socialista da Macedônia após a Segunda Guerra Mundial. Formava a fronteira entre as repúblicas da Sérvia (Província Autônoma de Kosovo e Metohija) e a Macedônia. A Macedônia tornou-se independente em 1991, no entanto, a fronteira permaneceu instável. Durante a Guerra do Kosovo, o governo da República da Macedônia viu-se obrigado a fechar a fronteira com a província de Kosovo devido ao fluxo de refugiados kosovares.[2][3] Durante a insurreição albanesa na Macedônia em 2001, as fronteiras seriam fechadas novamente em várias ocasiões visando impedir a passagem dos guerrilheiros albaneses do Exército de Libertação Nacional. [4][5]

Em 2008, Kosovo separou-se da Sérvia. Até agora, a secessão do Kosovo não foi reconhecida pela Sérvia e apenas parcialmente reconhecida por outros países. A qualidade constitucional desta fronteira é, portanto, contestada.

Referências

  1. «Macedonia, Kosovo ease border crossings». Anadolu Agency. 17 de abril de 2016 
  2. «Macedônia fecha sua fronteira com Kosovo». Diário do Grande ABC. 5 de maio de 1999 
  3. Aumenta êxodo à Albânia e Macedônia se fecha, Folha de Londrina. 30 de março de 1999
  4. Aumenta a tensão na fronteira entre a Macedónia e o Kosovo. Público. 9 de Março de 2001
  5. Macedónia fecha fronteiras com Kosovo. Público. 24 de Julho de 2001
Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.