Gaivota-de-asa-escura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGaivota-de-asa-escura
Larus-fuscus-taxbox.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Subordem: Lari
Família: Laridae
Género: Larus
Espécie: L. fuscus
Nome binomial
Larus fuscus
Linnaeus, 1758
Gaivota-de-asa-escura.

A gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus) é uma espécie de gaivota, pertencente ao género Larus e à família Laridae. As adultos têm as asas e o dorso de tom cinzento-escuro, a cabeça e o ventre brancos e as patas amarelas. O bico é amarelo com uma mancha vermelha na extremidade da mandíbula inferior. Os imaturos com menos de um ano de vida são castanhos e podem confundir-se com os de gaivota-de-patas-amarelas. A partir do segundo ano, a plumagem escura começa a aparecer, mas só no quarto ano de idade é que a plumagem de adulto é adquirida.

Esta gaivota nidifica no norte e no centro da Europa (principalmente na Islândia, na Escócia e na Escandinávia). É uma ave parcialmente migradora e muitos indivíduos passam o Inverno no sul da Europa. Em Portugal a gaivota-de-asa-escura ocorre principalmente como visitante não nidificante e está presente de Julho a Março. É muito abundante e nos principais estuários e nos portos de pesca é frequente haver bandos de centenas ou milhares de indivíduos. Um estudo do ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, do Museu Nacional de História Natural e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) detectou 11 657 destas aves entre 2009 e 2010.[1]

Referências

  1. Ribeiro, Cândida (14 de Dezembro de 2010). Aves preferem o Inverno português Canal UP. Página visitada em 6 de Janeiro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.