Galgo espanhol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Galgo Espanhol)
Ir para: navegação, pesquisa
Galgo espanhol
Nome original Galgo español
País de origem  Espanha
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 10
Seção 3 - Galgos - de pelo curto
Estalão #285 - 26 de maio de 1982

A galgo espanhol[Nota] (em espanhol: galgo español) é uma raça conhecida desde a Antiguidade pelos romanos, ainda que existam suposições sobre um surgimento anterior. Descendente de antigos galgos da Ásia, adaptou-se a diferentes temperaturas, o que garantiu sua sobrevivência, já que fora exportado para países do Reino Unido no século XVI. Antecessor dos galgos ingleses e espanhóis, deu-lhes a capacidade de aclimatação. Fisicamente, sua pelagem é fina e curta, longa e dura. É qualificado ainda como de bom tamanho, arqueado e de linhas curtas. Sua estrutura esquelética é compacta, moderadamente longilínea, cuja proporcionalidade é voltada para a harmonia funcional. Caçador veloz, possui uma frase descritiva:[1]

Cquote1.svg À lebre que foge, logo é caçada pelo galgo… Cquote2.svg
Decano de Hita

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. GALGO ESPANHOL. Tudo sobre cães. Página visitada em 21 de setembro de 2010.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Galgo espanhol
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.