George Raft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O ator em filme de 1939, Invisible Stripes.

George Raft (Nova Iorque em 26 de Setembro de 1895 - Los Angeles em 24 de Novembro de 1980), foi um ator estadunidense. Tornando-se astro após o sucesso do filme Scarface, ele chegou a ser considerado nos anos 30 do século XX como um dos três gânsgters mais populares do cinema: os outros dois eram Edward G. Robinson e James Cagney.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi pugilista, eletricista, jogador de beisebol e dançarino de cabarés antes de se tornar ator.

Nas décadas de 1930 e 1940 foi um dos astros mais bem pagos do cinema, alcançando o auge com o seu primeiro e maior sucesso: "Scarface", de 1933, ao lado de Paul Muni.

Tornou-se uma escolha frequente para viver papéis principais em filmes sobre criminosos elegantes e violentos. Apesar da fama, nos anos 40 sua carreira começou a declinar. Conta-se que recusou alguns dos melhores papéis criados ao seu estilo, como High Sierra (porque não queria morrer no fim) e The Maltese Falcon (porque não queria trabalhar com o diretor estreante, John Huston). Ambos os filmes fariam surgir um novo astro e seu "sucessor": Humphrey Bogart. Em 1944 também recusou o papel em Double Indemnity, um clássico do cinema noir: o filme foi protagonizado por Fred MacMurray.

Na vida real perdeu boa parte do seu dinheiro com a jogatina.

Por duas vezes ele foi condenado por um júri federal norte-americano, no final da década de 1960: por fuga de impostos e por transações financeiras realizadas no submundo do crime.

Sua última atuação no cinema foi em 1980, na comédia " O Homem com o rosto de Bogart".

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]