Gernot Rohr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gernot Rohr
{{{nome}}}
Informações pessoais
Data de nascimento 28 de junho de 1953 (70 anos)
Local de nascimento Mannheim (Alemanha Ocidental),
Nacionalidade  Alemanha
 França
Clube atual Nigéria

Gernot Rohr (Mannheim, 28 de junho de 1953) é um ex-futebolista e treinador de futebol alemão.

Ele é filho de Philipp Rohr e sobrinho-neto de Oskar Rohr, ambos futebolistas profissionais[1].

Carreira de jogador[editar | editar código-fonte]

Ele começou sua carreira em seu país natal a tocar aos 11 anos de idade, no bairro da equipe em sua cidade natal, em Mannheim, o VfL.. Em 1970 e 1971, ele fez sua primeira aparição com aequipe da Alemanha júnior e, em 1972, fez a sua estreia na equipe do Bayern de Munique. Sob a direção de Udo Lattek, ele jogou ao lado de Franz Beckenbauer, Sepp Maier, Gerd Müller, Uli Hoeneß ou Paul Breitner. Ele ganhou duas vezes o Campeonato alemão bem como a Taça dos clubes campeões europeus , em 1974.

Ele é também parte da equipe, que quase perturbar o Juventus de Michel Platini, durante a Copa dos Campeões em 1985. Rohr atende a marcação individual de Platini, durante a segunda partida no Parc Lescure.

Ele deixou o Girondins em 1989 , depois de mais de 350 jogos para uma dúzia de gols e dois títulos como o melhor defensor da temporada.

Carreira de treinador[editar | editar código-fonte]

Após a sua carreira de jogador, ele ainda permanece na Gironde departamento e, em seguida, tornou-se o diretor de esportes e responsável do centro de formação. Ele deixou várias vezes suas funções para passar por trás do banco, interino, do primeiro time. Assim, a partir de agosto para setembro de 1990, ele substitui Raymond Goethals depois de sua demissão, e se mantém em vigor na época da chegada dos Gerard Gili, da OM. Rohr retorna para o conjunto de Gili e será atrás do banco da equipe para a temporada 1991-92, e vai de volta ao clube, relegado administrativamente à época anterior, a segunda para a primeira divisão.

Sua última freelance para trás como o treinador da equipa dos Girondinos, Rohr feita na sequência dos maus resultados da equipa, e a demissão em fevereiro de Slavo de Musselina. Em seguida, ele lidera uma equipe com a "magia" trio " dos Girondinos — Zinédine Zidane, Christophe Dugarry e Bixente Lizarazu , mas também de jogadores talentosos, como Richard Witschge, Jean-Luc Dogon, e Gaëtan Huard. Os Girondinos, conseguiu a façanha de vencer oAC Milan, na segunda partida das quartas-de-final da Taça UEFA de 3 gols a 0 com um gol de Didier Tholot e dois de Dugarry. Os Girondinos ainda estão a perder na final contra a antiga equipe para Rohr, do Bayern.

24 de fevereiro de 2015, ele foi nomeado treinador do Burkina Faso[2]. Ele demitiu-se em dezembro de 2015[3].

Em agosto de 2016 é nomeado conselheiro técnico da Nigéria[4]. Ele funciona bem com Salisu Yusuf, o Chefe do treinador do Super Águias[5]. Juntos, eles qualificar a Nigéria para a Copa do mundo de 2018, na Rússia.

Títulos [editar | editar código-fonte]

Jogador[editar | editar código-fonte]

Treinador[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em francês) Historique des Girondins sur le site officiel 1980-90 Arquivado em 7 de julho de 2007, no Wayback Machine..
  2. Gernot Rohr chamado o treinador do Burkina Faso, www.lequipe.fr, 25 de fevereiro de 2015.
  3. Gernot Rohr, que deixa o cargo como treinador de Burkina Faso, www.lequipe.fr 21 de dezembro de 2015.
  4. Nigéria : Gernot Rohr nomeado assessor técnico, www.lequipe.fr 9 de agosto de 2016.
  5. Nigéria: Salisu Yusuf, o treinador do Super Águias, www.africatopsports.com 20 de julho de 2016.