Girolamo Frescobaldi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Girolamo Frescobaldi
Nascimento 9 de setembro de 1583
Ferrara
Morte 1 de março de 1643 (59 anos)
Roma

Girolamo Frescobaldi (Ferrara, 9 de setembro de 1583Roma, 1º de março de 1643) é considerado um dos maiores compositores de música para cravo do século XVII. Foi também um organista reconhecido.

Foi cantor e virtuoso de diversos instrumentos, entre os quais o órgão. São famosos os seus livros de tocatas publicados entre 1615 e 1627], em cujo prefácio antecipa a maneira de tocar com efeitos cantáveis que será, depois, típica do subseqüente melodrama.

Tendo-se transferido a Roma durante a juventude, freqüentou a Accademia Nazionale di Santa Cecilia e foi organista na igreja de Santa Maria em Trastevere. Durante vinte anos foi organista em São Pedro. Teve cinco filhos de Orsola del Pino, com quem se casou em 1613.

Depois de um desanimador e breve período junto do duque de Mântua, e terminata momentaneamente a experiência romana, transferiu-se em 1628 com a família para Florença. Ali publicou (1630) duas seleções de árias: o 1° e o 2° Libro d'Arie musicali per cantarsi nel Gravicembalo e Tiorba a una, due o tre voci ('Livro de árias musicais para serem cantadas no Gravecímbalo e Tiorba em uma, duas ou três vozes').

O seu "Primo libro de' madrigali a cinque voci" ("Primeiro livro dos madrigais a cinco vozes") tinha sido publicado em Antuérpia em 1608; Frescobaldi havia seguido, em Bruxelas (na época, um importante centro de estudo de cravo), o núncio pontifício em Flandres, Guido Bentivoglio.

Na produção de Frescobaldi há ainda uma coleção de Toccate e partite d'intavolatura di cimbalo e Ricercari et canzoni franzese in partitura libro I.

Tendo voltado a a Roma em 1634, retomou o seu luar em São Pedro. No ano seguinte publicou em Veneza, Fiori musicali, Kyrie, Canzoni, Capricci e Ricercari in partitura a quattro.

Entre as suas obras vocais é digno de nota o seu Liber secundus diversarum modulationum singulis, binis, ternis, quaternisque vocibus ("Livro segundo de diversas modulações a uma, duas, três e quatro vozes").

Media[editar | editar código-fonte]

Sound
Fiori Musicali: Toccata avanti la Messa della Domenica, interpretada por Taylor e Boody no orgão da Marquand Chapel, Universidade Yale
Sound
Fiori Musicali: Kyrie della Domenica, interpretada por Taylor e Boody no orgão da Marquand Chapel, Universidade Yale
Sound
Toccata 3, interpretada por Sylvia Kind

Ligações externas}[editar | editar código-fonte]

Facsimile da Aria detta la Frescobalda (1627).