Giuseppe Terragni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giuseppe Terragni
Nascimento 18 de abril de 1904
Meda
Morte 19 de julho de 1943 (39 anos)
Como, Pavia
Cidadania Reino de Itália
Irmão(ã)(s) Attilio Terragni
Alma mater
Ocupação arquiteto, urbanista, designer
Obras destacadas Casa del Fascio, casa del fascio
Causa da morte trombose

Giuseppe Ercole Enea Terragni Giamminola (Meda, 18 de abril de 190419 de julho de 1943) foi um arquitecto italiano, líder do racionalismo italiano. O seu pai era construtor civil. Mudou-se com a família, em 1909, para a cidade de Como. Terminada aí a sua educação básica, Giuseppe inscreve-se no Instituto Técnico Cajo Plínio Secondo, considerado o melhor estabelecimento de ensino de Ciências puras. No outono de 1921 matricula-se na Escola de Arquitectura do Politécnico de Milão, onde se destaca como aluno exemplar, ainda que, pessoalmente, se sinta desagradado com o género de ensino aí ministrado. Efectivamente, os académicos de Milão defendiam uma arquitectura bastante afastada das correntes modernas.

Em 1925 visita Roma e Florença onde se interessa pelo seu património arqueológico, desenhando vários esboços e esquemas das topologias de construção.

Defensor da ideologia fascista, foi o autor de uma das obras mais representativas do racionalismo italiano: a Casa del Fascio.

Outras obras importantes deste autor:

  • Os Apartamentos Novocomum, em Como (conhecida vulgarmente por "Transatlântico");
  • A Escola Sant'Elia;
  • O espaço 1922, inserido na Mostra della Rivoluzione Fascista (1932, comemorando os dez anos da implantação do fascismo em Itália);
  • O Danteum[1] (que nunca passou de um projecto, devido ao declínio do regime fascista); tradução arquitectónica e metafísica da Divina Comédia;

Em 1943, depois de ter participado na Segunda Guerra Mundial, morre com a idade de 39 anos, em circunstâncias ainda não bem esclarecidas.

Referências

  1. Danteum Arquivo da Web Arquivado em 24 de outubro de 2005, no Wayback Machine.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.