Granfalloon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde novembro de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Um granfalloon, na religião fictícia Bokononismo (criada por Kurt Vonnegut em sua novela de 1963 Cat's Cradle), é definido como uma associação de pessoas que compartilham de crenças semelhantes. Estes que são pressionados a se agruparem aderindo a características e símbolos que os tornem parte de um grupo específico. Os granfalloons mais comumente vistos são associações e sociedades baseadas em uma premissa comum, mas, em última análise, arbitrária.

Na pscicologia social é chamado de "Minimal group paradigm", algo como "Paradigma da minoria" onde, basicamente, qualquer característica pode ser usada para a discriminação entre grupos.

Granfaloon na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Talvez o exemplo mais conhecido desta criatura é na série de jogos Castlevania. Ele faz aparições em diversos jogos da série sendo um dos inimigos mais clássicos de toda a série. A aparência do monstro é idêntica à apresentada nas lendas, sendo que para chegar ao núcleo é preciso destruir a volumosa camada de cadáveres que compõe a parte superficial de seu corpo.


Baseado nos seguintes links: [1] [2]

[3]

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Granfalloon
  2. http://en.wikipedia.org/wiki/Cat%27s_Cradle
  3. http://en.wikipedia.org/wiki/Minimal_group_paradigm