Hackintosh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mac OS X instalado em um PC.

O termo Hackintosh é usado quando é realizada a instalação do Mac OS X em um PC.

O processo de instalação é possível graças a softwares que reproduzem a EFI, uma espécie de BIOS presente nos MAC's, os chamados "bootloaders".

A EFI / UEFI é um padrão criado pela INTEL que foi escolhido pela Apple para ser utilizado como padrão de boot, quando os Macs passaram a utilizar processadores Intel, sendo assim a única a diferença básica de hardware entre um PC e um Mac na época. 

A partir de meados de 2008, alguns computadores PCs passaram a ter bios com suporte a UEFI, o que facilita ao bootloader a identificar parâmetros de gerenciamento da BIOS.

Distribuições[editar | editar código-fonte]

A instalação do sistema pode ser feita através de distribuições modificadas, popularmente chamadas de "distros".

Distribuições no caso de hackintosh, possuem alterações no sistema operacional para que a instalação possa ser compatível com hardwares não homologados pela Apple.

Essas alterações vão desde a adição de drivers não assinados pela Apple, a mudança de kernel, onde nesse caso torna-se possível utilizar o OS X em computadores com processadores não usados em máquinas da Apple, como por exemplo, Intel Atom ou processadores da AMD.

As distribuições possuem bootloader incorporado ao sistema.

Existem diversas distribuições do baseadas nos sistemas operacionais da Apple, dentre elas listamos abaixo algumas das mais conhecidas:

iDeneb[editar | editar código-fonte]

iDeneb é uma versão modificada do Mac OS X Snow Leopard desenvolvida por "Layne" e o time iHackintosh para rodar o Mac OS X em computadores não Apple Inc.. Esta versão pode ser executada em computadores Intel e AMD. A versão atual, iDeneb 10.6.8, possui suporte para computadores netbook, Chameleon v2 bootloader e suporte adicional.

iATKOS[editar | editar código-fonte]

iATKOS é uma versão modificada do Mac OS X criada pela comunidade "OSx86", que tem por objetivo permitir a instalação do Mac OS X em computadores pessoais comuns. Esta versão roda em computadores Intel e suporta HD´s particionados em Guid Partition Table e MBR.

Niresh[editar | editar código-fonte]

Niresh é uma versão modificada do Mac OS X criada pela comunidade "Niresh", que também suporta computadores AMD. Há dois tipos de arquivos: em formato iso e outro dmg, formato padrão de discos Apple Inc..

Outras distribuições[editar | editar código-fonte]

Kalyway, Ipc que rodam Snow Leopard 10.6.8 e algumas Lion 10.7.1

Instalação Original & Bootloaders:[editar | editar código-fonte]

No método de instalação original é utilizado apenas o bootloader e drivers essenciais, chamado popularmente de "instalação retail".

São os bootloaders mais comuns:

  • Chameleon
  • Chimera by Tonymac / MacMan (baseado em Chameleon)
  • Clover
  • MyHack (baseado em Chameleon)

A instalação por esse método difere do método da distribuição por usar o sistema operacional de forma original.

O bootloader é adicionado a imagem original para poder ser bootavel em PCs e, posteriormente a instalação do OS X, usa-se esse mesmo bootloader para tornar possível o boot no computador, instalando-o no sistema.

Por esse método só é possível instalar o OS X em computadores compatíveis com Macs, ou seja, que tenham hardware (processador, placa de video) similar aos utilizados em computadores da Apple, tanto para o caso de notebooks como para desktops, observando a versão do sistema em relação ao computador, pois versões mais atuais dos sistemas da Apple não tem suporte em todos os comutadores pós era Intel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.