Hamada (geografia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hamada nas vizinhanças do Erg Chebbi, no sudeste de Marrocos
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hamada (geografia)

Hamada ou hammada (em árabe: حمادة é um termo árabe que designa um tipo de deserto pedregoso, na maior parte das vezes caracterizado por uma paisagem árida, solo duro, com lajes de e mesetas rochosas e muito pouca areia.[1] [2] Outro termo aplicado a esse tipo de terrenos é reg, embora esta designação se aplique mais especificamente a uma planície pedregosa, enquanto hamada se aplica mais a planaltos e mesetas.

A superfície duma hamada é composta por rochas planas cobertas de cascalho de dimensões superiores aos 6 centímetros.

As hamadas contrastam com os ergs, outro tipo de paisagem típica dos desertos, os quais são zonas de dunas que são constantemente modificadas pela ação dos ventos e que por isso são chamadas de dunas migratórias.[3]

A maior hamada do mundo é a Hamada do Drá,[carece de fontes?] no noroeste do deserto do Saara, que se estende entre Marrocos, Argélia e o Saara Ocidental. Ao contrário da crença generalizada, a maior parte (70%) do Saara é ocupado por hamadas e não por dunas de areia. Hamada é um termo comum na toponímia do Saara.

Formação[editar | editar código-fonte]

A origem das hamadas deve-se provavelmente à denudação provocada pelo vento durante milhões de anos com clima seco, que arrastou toda a areia para as planícies onde acabou por acumular-se formando as dunas dos ergs. O vento elimina os produtos finos da meteorização, num processo conhecido deflação: as partículas mais finas são eliminadas, enquanto a areia é extraída através de saltação[a] e superfície de arrasto[b], deixando atrás de si uma paisagem de cascalho, pedras roladas e e rocha nua.[4]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Hamada», especificamente desta versão.
[a] ^ «Saltación» no original em espanhol. Não é certo que "saltação" seja uma tradução adequada. O termo refere-se ao transporte de partículas através de fluidos, como sejam o vento e a água. Ver «Saltación» na Wikipédia em espanhol.
[b] ^ «Superficie de arrastre» no original em espanhol.
  1. "Hamada". Nova Enciclopédia Larousse 12. (1997). Ed. Leonel Oliveira. Lisboa: Círculo de Leitores. 3511. ISBN 972-42-1476-1 
  2. hamada (em francês). www.Larousse.com. Página visitada em 3 de abril de 2012.
  3. McKnight, Tom L.; Hess, Darrel. Physical geography: a landscape appreciation (em inglês). 8ª ed. Nova Jérsei: Pearson Prentice Hall, 2005. 559 p. p. 495-496. Página visitada em 3 de abril de 2012.
  4. Sparks, B. W.. Geomorphology (em inglês). 2ª ed. [S.l.]: Longman, 1972. 530 p. p. 322-323. ISBN 9780582481473 Página visitada em 3 de abril de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.